O sistema em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos externos e sem analisar especificamente traços de personalidade, denomina-se método
Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em
Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de
Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em
busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um
deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos
profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta
de gente interrompesse a trajetória de crescimento da
empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da
produtividade de cada funcionário e a usou como base para
esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos
pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo
aumentos de até 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado)
A avaliação da produtividade de funcionários baseia-se na capacidade de produzir mais
A avaliação de desempenho é uma sistemática apreciação do comportamento dos colaboradores nos cargos que ocupam. Para que essa apreciação seja realizada de forma satisfatória, se faz necessário o emprego de métodos de avaliação. Qual dos métodos a seguir citados aplica-se à avaliação de desempenho?
Com relação ao método dos incidentes críticos em avaliação de desempenho, analise.
I. O método se baseia em eventos extremos exclusivamente positivos.
II. O método aproxima-se da técnica de administração de exceções de Taylor.
III. O método é de fácil montagem e utilização.
Assinale
Uma política de avaliação de desempenho individual e institucional deve conter
Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente
Assinale a alternativa que melhor define a Avaliação de Desempenho:
O conceito de avaliação de desempenho está relacionado aos seus objetivos. Pode-se citar a avaliação de desempenho como um processo com as seguintes características:
I. É um processo para estimar ou julgar o valor, a excelência e as qualidades de algum indivíduo.
II. Está centrada no ocupante do cargo.
III. Colabora no desenvolvimento de uma política organizacional adequada às necessidades da empresa.
Assinale
No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas,
julgue os itens subsecutivos.
Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.
Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é:
Se uma organização pretender adotar método de avaliação de desempenho que afaste a subjetividade do avaliador do processo de avaliação, ela deve adotar o método de avaliação denominado escolha forçada.
A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem
Em relação aos critérios para a avaliação da gestão nas organizações públicas, a avaliação deve considerar
I. não apenas a atuação de cada colaborador na sua função, mas, também, a realização de metas e objetivos.
II. apenas o desempenho dos indivíduos e não a visão dos outros colaboradores a respeito do trabalho dos demais.
III. apenas a visão dos superiores imediatos para evitar os conflitos entre os subordinados.
IV. não apenas a produtividade do indivíduo dentro da organização, mas, também sua contribuição para o clima organizacional.
V. em primeiro lugar, a satisfação dos cidadãos-consumidores com os serviços e depois o desempenho individual dos funcionários.
Estão corretas SOMENTE
Acerca de administração de desempenho, de treinamento e
desempenho e de mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal,
julgue os itens subsequentes.
As avaliações de desempenho, instrumentos valiosos para a alta administração de uma organização, servem como base de alocação de recompensas, auxiliam a tomada de decisão, permitem a identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento e ainda fornecem feedback aos funcionários.
O desempenho fraco, na avaliação genérica das práticas de gestão de pessoas, é representado por: