“Não é o sujeito epistemológico que efetua a síntese, é o corpo; quando sai de sua
dispersão, se ordena, se dirige por todos os meios para um termo único de seu
movimento, e quando, pelo fenômeno da sinergia, uma intenção única se concebe nele."
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura São
Paulo: Martins Fontes, 2006 p.312
Em conformidade com essa visão de percepção, assinale a alternativa CORRETA.
Leia os fragmentos a seguir, extraídos do diálogo entre Sócrates e Mênon:
SÓCRATES ___ Vês, Mênon, que não lhe estou a ensinar nada e que me limito a
interrogá-lo? Neste momento ele julga saber qual é o comprimento do lado que dá um
quadrado de oito pés. Concordas comigo?
MÊNON ___ Sim.
SÓCRATES ___ Mas sabe-o?
MÊNON ___ Certamente que não, [...]
SÓCRATES ___ Vês, Mênon, a distância que ele já percorreu no percurso da
reminiscência? A princípio, não sabendo o lado do quadrado de oito pés, que aliás ainda
não sabe, julgava sabê-lo e respondia com segurança, como se soubesse, sem qualquer
sentido da dificuldade. Agora tem consciência do seu embaraço e, embora não saiba,
pelo menos não julga que sabe.
PLATÃO. Mênon. [84] Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio / São Paulo: Edições Loyola, 2001 .Tradução de
Maura Iglesias. [Mênon, 84].
Com base nesses fragmentos e em outras informações, o método socrático é
essencialmente caracterizado por
Leias os fragmentos a seguir.
O ingresso da massa na atividade política, causa originária e característica da democracia,
é um pressuposto histórico necessário para se colocarem conscientemente os problemas
eternos que com tanta profundidade o pensamento grego se colocou naquela fase da sua
evolução e legou à posteridade.
W. Jaeger, Paidéia. São Paulo: Martins fontes, 2001 p. 337
“O homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são por aquilo que são e
daquelas que não são por aquilo que não são". (Protágoras)
A partir desses fragmentos, a presença dos sofistas na emergente democracia grega
significou
Leia o fragmento a seguir:
Uma ciência não é meramente um “corpo de fatos". Será, no mínimo, uma coleção, e
como tal depende dos interesses do colecionador, de um ponto de vista. Em ciência, esse
ponto de vista é determinado por uma teoria científica; isto é, escolhemos dentre a infinita
variedade de fatos e dentre a infinita variedade de aspectos dos fatos aqueles fatos e
aspectos que são interessantes porque ligados a alguma teoria científica mais ou menos
preconcebida. O método da ciência reside na procura de fatos que possam refutar a
teoria.
Karl POPPER. A sociedade aberta e seus inimigos. Tomo 2. 3ª edição. São Paulo: Itatiaia, 1998 p.267-268
Com base nesse fragmento e em outras informações sobre a concepção de Karl Popper
sobre a atividade científica, é CORRETO afirmar que ela é o saber que
O povo, por si, quer sempre o bem, mas por si nem sempre o encontra. A vontade geral é
sempre certa, mas o julgamento que a orienta nem sempre é esclarecido. (...) Os
particulares discernem o bem que rejeitam; o público quer o bem que não discerne. Todos
necessitam, igualmente, de guias. A uns é preciso obrigar a conformar a vontade à razão,
a outro, ensinar a conhecer o que quer. Então, das luzes públicas resulta a união do
entendimento e da vontade no corpo social, daí o perfeito concurso das partes e, enfim, a
maior força do todo. Eis donde nasce a necessidade de um Legislador.(...)
Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade
para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada ser individual, que por
si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo
modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para
fortificá-la, substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da
natureza, por uma existência parcial e moral.
ROUSSEAU, J. Jacques, Do contrato social. Livro segundo. Trad. Lourdes Santos Machado. 5ª ed. São
Paulo: Nova Cultural, 1991 p.56-57
A partir desse fragmento, a ideia de governo da natureza humana expressa que
A consciência não pode nunca ser outra coisa, senão o ser consciente e o ser dos
homens é seu processo de vida real. E se, em toda ideologia, os homens e suas relações
nos parecem postos de cabeça para baixo como numa câmera escura, esse fenômeno
decorre de seu processo de vida histórica, absolutamente como a inversão dos objetos na
retina decorre de seu processo de vida diretamente física.
MARX, ideologia alemã. In: VV. AA. Os filósofos através dos textos. De Platão a Sartre. Tradução de
Constança Terezinha M. César. São Paulo: Paulus, 1997 P.253-254
A partir desse fragmento e considerando o pensamento filosófico, econômico e político de
Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta a concepção de ideologia expressa por
Marx.
O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque
primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.
Assim, não há natureza humana (...). Mas se verdadeiramente a existência precede a
essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do
existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é de lhe atribuir a total
responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por
si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita
individualidade, mas que é responsável por todos os homens.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973 p. 11-12
Com base nesse fragmento, a partir do existencialismo de Sartre, sobre o tema da
condição humana é CORRETO afirmar que
Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica herdada dos gregos
busca-se a unidade na multiplicidade dos seres, ou seja, a essência que caracteriza cada
coisa. [...]. É assim que Kant, no século XVIII, diz que “o fim da educação é desenvolver,
em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". O educador polonês
Suchodolski chama de essencialista essa tendência que marca a pedagogia durante
longo período da história da educação e ainda hoje coexiste com outras tendências. Os
limites dessa abordagem se acham na visão parcial do problema educacional.
Excessivamente centrado no interior do indivíduo e nas formas ideais que determinam a
priori o que é o homem e como deve ser a educação.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996 p.112-113
A concepção de educação está profundamente vinculada à concepção de homem que se
pretende educar.
Considerando-se as diferentes concepções históricas de homem, que seguiram essa
visão transcrita no fragmento acima, é CORRETO afirmar que
Cada príncipe deve desejar ser tido como piedoso e não como cruel: apesar disso, deve
cuidar de empregar convenientemente essa piedade. César Borgia era considerado cruel;
contudo, sua crueldade havia reerguido a Romanha e conseguido uni-la e conduzi-la à
paz e à fidelidade. O que, bem considerado, mostrará que ele foi muito mais piedoso do
que o povo florentino, o qual, para evitar a pecha de cruel, deixou que Pistoia fosse
destruída. Não deve, portanto, importar ao Príncipe a qualificação de cruel para manter
seus súditos unidos e leais, porque, com raras exceções, é ele mais piedoso do que
aqueles que por muita clemência deixam acontecer desordens, das quais podem nascer
assassínios ou rapinagem.
MAQUIAVEL.N. O príncipe. Cap. XVII. Trad. Livio Xavier. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010 p. 38
A partir do fragmento acima, sobre o poder e a ação do príncipe Maquiavel é CORRETO
afirmar que
Com relação à ética, assinale a alternativa INCORRETA.
19
“A partir da década de 1960 surgem propostas de inspiração tecnicista, baseadas na
convicção de que a escola só se tornaria eficaz, se adotasse o modelo empresarial [...]. A
tendência tecnicista aplicada à educação surge nos EUA. Em seguida, seus teóricos e
técnicos passam a influenciar os países latino-americanos em via de desenvolvimento."
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3 ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,
2006 p.171 (Adaptado)
Entre os objetivos da escola estruturada a partir do modelo empresarial, destaca-se a
preocupação em
“A percepção sinestésica é a regra, e, se não percebemos isso, é porque o saber
científico desloca a experiência e porque desaprendemos a ver, a ouvir e, em geral, a
sentir, para deduzir de nossa organização corporal e do mundo tal como concebe o físico
aquilo que devemos ver, ouvir e sentir."
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura. São Paulo:
Martins Fontes, 2006, p.308
Merleau-Ponty traz uma concepção de percepção como
Leia os fragmentos a seguir, extraídos de um diálogo entre Sócrates e Glauco.
SÓCRATES ___ Agora imagina a maneira como segue o estado de nossa natureza
relativamente à instrução e à ignorância. Imagina homens numa morada subterrânea, em
forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância,
de pernas e pescoços acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o
que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça. [...].
A educação não é o que alguns proclamam que é, porquanto pretendem introduzi-la na
alma onde ela não está, como quem tentasse dar vista a olhos cegos. [...]. A educação é,
pois, a arte que se propõe esse objetivo, a conversão da alma, e que procura os meios
mais eficazes de conseguir. Não consiste em dar visão ao órgão da alma, visto que já a
tem; mas, como ele está mal orientado e não olha para onde deveria, ela esforça-se por
encaminhá-lo na boa direção.
PLATÃO. A República. Livro VII. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova cultural, 2000 p.225 229
A partir desses fragmentos do diálogo, sobre os sentidos atribuídos por Platão à alegoria
da caverna, é CORRETO afirmar que
“Para Nietzsche a filosofia jamais poderia ser uma ciência. A bem dizer, ele compartilha
essa convicção com a maioria dos filósofos que sabem muito bem, quando falam de
theoría, que esta última não tem nenhuma pretensão científica propriamente dita. As
grandes teses filosóficas não são nem verificáveis nem falsificáveis experimentalmente.
(...). Alguns “cientistas" __ que não refletem um palmo adiante do nariz __ concluem às
vezes, que a filosofia é um discurso vazio. É porque não entenderam nada de seu
estatuto. (...) A primeira conclusão de Heidegger (...) é de que a filosofia, diferentemente
das ciências, não versa sobre nenhum objeto particular (...) sobre nenhum “ente" em
particular. (...). Por isso, segundo Heidegger, a filosofia é antes de mais nada (...) uma
ontologia, uma teoria do ser, não uma teoria desta ou daquela classe de objetos ou de
entes particulares. Mais precisamente, a theoría filosófica interroga-se sobre
características comuns a todos os “entes" ...
FERRY, Luc. Vencer os medos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008 P.195-201 (Adaptado)
A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que
“Procurei o que era a maldade e não encontrei uma substância, mas sim uma perversão
da vontade desviada da substância suprema __ de vós, ó Deus __ e tendendo para as
coisas baixas: vontade que derrama as suas entranhas e se levanta com
intumescência.[...]. O corpo, devido ao peso, tende para o lugar que lhe é próprio, porque
o peso não tende só para baixo, mas também para o lugar que lhe é próprio. Assim, o
fogo encaminha-se para cima e a pedra para baixo. Movem-se segundo seu peso.
Dirigem-se para o lugar que lhes compete. O azeite derramado sobre a água aflora à
superfície; a água vertida sobre o azeite submerge-se debaixo deste: movem-se segundo
seu peso e dirigem-se para o lugar que lhes compete. As coisas que não estão no próprio
lugar agitam-se, mas quando o encontram, ordenam-se e repousam. O meu amor é o
meu peso. Para qualquer parte que vá, é ele quem me leva."
AGOSTINHO, As confissões. Livro VII,16 e VIII, 9 Trad. J. Oliveira Santos e Ambrósio Pina. São Paulo:
Nova Cultural, 1996
Em conformidade com o pensamento patrístico de Agostinho, presente nos fragmentos
acima, sua concepção de mal afirma que