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Segundo Marcondes (2013), para Hegel o modo de compreensão

do sujeito é necessariamente:

O pensamento mítico faz parte de uma tradição cultural que

antecedeu o pensamento fi losófi co-científi co na Grécia antiga.

Um dos elementos centrais desse pensamento para explicitar a

realidade é:

Em sua obra “A Filosofi a na Idade Média", Étienne Gilson

(2013), ao analisar a cultura patrística latina, afi rma “que o ideal que

dominava essa cultura se encontra nas obras de Cícero". Para esse

fi lósofo, “o homem só se distingue dos animais pela linguagem".

Cícero considerava como “virtude e arte suprema":

O Empirismo constitui-se, a partir do século XVI, uma das

correntes formadoras do pensamento moderno. Os empiristas

rejeitam a noção:

Em sua grande obra “Ética", Spinoza faz uma distinção entre

“o bem e o mal" e em sua compreensão sobre o bem apresenta a

seguinte proposição:

Hegel, em sua obra A fenomenologia do espírito, analisa as

etapas do progresso da consciência, estabelecendo como ponto

de partida a:

Segundo Marcondes (2013), Sartre caracteriza o homem

como:

De acordo com Bettencourt apud Rezende (2012), para

Aristóteles, “a fi losofi a implica o abandono do senso comum e o

despertar da consciência crítica". Esse abandono do senso comum

ocorre em virtude:

O pensamento de Descartes pretende fundamentar e legitimar

a possibilidade do conhecimento científi co e com isso refutar:

Segundo Marcondes (2013), "Hume, o mais radical dos empiristas",

questiona dois princípios fundamentais da tradição fi losófica:

Em sua “Terceira dissertação sobre o que significam ideais

ascéticos", Nietzsche a inicia analisando os artistas e os elimina de

imediato. Para o autor, “eles estão longe de se colocar no mundo

e contra o mundo". Segundo o filósofo, o significado desses ideais

para esse grupo é:

A liberdade é o tema central do pensamento sartreano. Ao

desenvolver o tema, Sartre recusa:

A moral é solitária (ela só vale na primeira pessoa); toda política é coletiva. É por isso que a moral não poderia fazer as vezes de política, do mesmo modo que a política não poderia fazer as vezes de moral: precisamos das duas, e da diferença entre as duas! Uma eleição, salvo excepcionalmente, não opõe bons e maus, mas opõe campos, grupos sociais ou ideológicos, partidos, alianças, interesses, opiniões, prioridades, opções, programas... Que a moral também tenha uma palavra a dizer é bom lembrar (há votos moralmente condenáveis). Mas isso não nos poderia fazer esquecer que ela não faz as vezes nem de projeto nem de estratégia. O que a moral propõe contra o desemprego, contra a guerra, contra a barbárie? Ela nos diz que é preciso combatê-los, claro, mas não como temos maiores oportunidades de derrotá-los. Ora, politicamente, é o como que importa. (COMTE-SPONVILLE, A. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002)
A partir do texto acima, analise as afirmativas.
I - Moral e política constituem diferentes campos de ação do ser humano.
II - Existem aspectos morais na política.
III - Política e moral são idênticas.
Está correto o que se afirma em

Para Platão, a fi losofi a é uma forma de saber que possui um

caráter essencialmente:

Ao contrário de Platão, Aristóteles tem uma visão mais linear

do processo de conhecimento. De acordo com a fi losofi a aristotélica, esse processo tem início com:

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