Em um período, é realizada uma pesquisa com 150 passageiros escolhidos aleatoriamente em um grande aeroporto, detectando-se que 60 deles são do sexo feminino. Com base nesta pesquisa, deseja-se testar a hipótese de que a proporção dos passageiros do sexo feminino é igual a dos passageiros do sexo masculino. Sendo p a proporção dos passageiros do sexo feminino, foram formuladas as hipóteses
: p = 0,50 (hipótese nula) e
: p ≠ 0,50 (hipótese alternativa), supondo normal a distribuição da frequência relativa dos passageiros do sexo feminino. Utilizando as informações da distribuição normal padrão (Z), em que as probabilidades P(Z > 1,96) = 2,5% e P(Z > 2,58) = 0,5%, é correto afirmar que 
Admite-se que o tempo (t) de funcionamento sem falhas, em horas, de um determinado equipamento obedece a uma lei com função densidade
Sabe-se que um conjunto de 200 destes equipamentos escolhidos aleatoriamente forneceu a seguinte distribuição:
Utilizando o Método dos Momentos, tem-se que o valor da estimativa de
é igual a
Em certa região, os casos de tuberculose foram monitorados ao longo de um período de 10 anos. Foi proposto um modelo de regressão linear simples, segundo o qual o número de casos decresce linearmente com o passar dos anos, a menos de um erro com distribuição normal. Ou seja, um modelo da forma
para i = 1, ... 10, onde
é o número de casos de tuberculose no ano
. Os resultados da regressão e a respectiva tabela ANOVA são dados abaixo.
Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.
I - A reta estimada é
= 44,69 10,72 X
II - Sendo
o valor estimado correspondente a cada valor
tem-se
= 6,45
III - A hipótese
= 0 é rejeitada no nível de significância 0,01
Está correto o que se afirma em
Uma das ferramentas de análise de dados e de solução de problemas é o diagrama de dispersão. Tal ferramenta mede a força de correlação linear entre duas variáveis quantitativas.
Observe os gráfcos de dispersão a seguir e identifque a intensidade da correlação descrita na coluna da direita.
Assinale a seguir a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Com base na tabela acima, referente às eleições de 2010, que apresenta a quantidade de candidatos para os cargos de presidente da República, governador de estado, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital, bem como a quantidade de candidatos considerados aptos pela justiça eleitoral e o total de eleitos para cada cargo pretendido, julgue os itens a seguir.
O histograma é a representação gráfica ideal para a distribuição de frequências do número de candidatos aptos segundo o cargo pretendido.

Com base na tabela acima, referente às eleições de 2010, que apresenta a quantidade de candidatos para os cargos de presidente da República, governador de estado, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital, bem como a quantidade de candidatos considerados aptos pela justiça eleitoral e o total de eleitos para cada cargo pretendido, julgue os itens a seguir.
Considerando-se o total de candidatos, é correto afirmar que o percentual de candidatos que não foram considerados aptos pela justiça eleitoral é superior a 12% e inferior a 15%.

A tabela acima apresenta uma distribuição hipotética das quantidades de eleitores que não votaram no segundo turno da eleição para presidente da República bem como os números de municípios em que essas quantidades ocorreram. Com base nessa tabela, julgue os itens segunites, relativos à análise exploratória de dados.
Considerando-se os três intervalos de classe centrais, é correto afirmar que a distribuição dos dados da tabela acima é aproximadamente simétrica em torno da média.
Julgue os itens que se seguem, referentes às técnicas de amostragem e de inferência estatística.


Com base nessas informações, julgue os próximos itens, relativos a correlação, regressão e distribuições conjuntas.


Com base nessas informações, julgue os próximos itens, relativos a correlação, regressão e distribuições conjuntas.
Estimadores mais eficientes da média populacional podem ser obtidos a partir de estimadores do tipo regressão, que são um caso particular dos estimadores do tipo razão.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens, relativos a correlação, regressão e distribuições conjuntas.
O modelo em questão apresentou um coeficiente de determinação (R2 ) inferior a 0,5.
Acerca da função f(x) = exp(-x), julgue o item abaixo. 