Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3229 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando o artigo “Abordagens metodológicas e a prática pedagógica na educação física escolar (LIMA; MORTARI; BENETTI, 2015), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, conforme as proposições metodológicas da educação física.

Coluna 1
1. Abordagem cultural.
2. Abordagem crítico-emancipatória.
3. Abordagem crítico-superadora.

 

Coluna 2
(  ) Essa abordagem foi sugerida por Jocimar Daólio em crítica à perspectiva biológica que ainda domina a Educação Física na escola. Segundo o autor, esta visão naturaliza e universaliza o corpo humano, entendendo-o como um conjunto de ossos, músculos e articulações. Assim, para complementar a ideia do autor, todos os corpos são iguais por possuírem os mesmos componentes, e as aulas de Educação Física devem ser as mesmas para todos os alunos em qualquer época e lugar.

(  ) Podendo-se fazer relação com a abordagem cultural, essa perspectiva é parcialmente semelhante, pois considera as experiências/vivências corporais que o indivíduo possui a fim de que as aulas sejam pautadas em cooperação. A técnica neste caso não é esquecida, ela é uma ferramenta para o desenvolvimento do aluno, mas não é o objetivo final numa aula baseada nesta abordagem.

(  ) A partir da década de 80, apoiados nas discussões e reflexões que foram ocorrendo na perspectiva educacional, tentando superar o modelo hegemônico do esporte e aptidão física, desenvolvido e praticado no ambiente escolar durante as aulas de Educação Física, o ensino encaminhou-se no sentido de autonomia, superando as estruturas tradicionais e autoritárias, possibilitando o uso da linguagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale a alternativa correspondente ao ESPORTE DE MARCA: 

As Olimpíadas, evento que reúne diversos esportes e diversas  pessoas, no mundo, teve seu surgimento:

Tem alto coeficiente de elasticidade quando trabalhado para tal: 

 A resistência anaeróbica é a: 

Nas atividades de longa duração, como uma maratona, qual valência será mais exigida ao indivíduo praticante: 

Assinale a alternativa que corresponde corretamente às tendências hegemônicas na Educação Física escolar brasileira e seus respectivos períodos.

Assinale a alternativa que apresenta alguns dos pressupostos de uma Educação Física Plural.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetos de conhecimento a serem tratados na unidade temática Lutas do 3º ao 9° ano do ensino fundamental, conforme referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares.

Sobre os tipos de eventos esportivos, assinale a alternativa INCORRETA.

Dentre as oito dimensões de conhecimento abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a alternativa que apresenta aquela associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais (saber sobre). Essa dimensão reúne conhecimentos como a classificação dos esportes, os sistemas táticos de uma modalidade, o efeito de determinado exercício físico no desenvolvimento de uma capacidade física, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente esportes com bastões e raquetes disputados nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Assinale a alternativa que apresenta itens essenciais de um plano de aula.

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais, como conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos. Portanto, a presente proposta entende a Educação Física como uma

No decorrer do século 19, na Europa, teve início o surgimento das metodologias ou escolas ginásticas, as quais influenciaram o andamento e a implementação da educação física no Brasil.

Com base nisso, assinale a alternativa que indica uma das principais características comuns das metodologias adotadas no início da educação física pelo País.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282