Considerando o artigo “Abordagens metodológicas e a prática pedagógica na educação física escolar (LIMA; MORTARI; BENETTI, 2015), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, conforme as proposições metodológicas da educação física.
Coluna 1
1. Abordagem cultural.
2. Abordagem crítico-emancipatória.
3. Abordagem crítico-superadora.
Coluna 2
( ) Essa abordagem foi sugerida por Jocimar Daólio em crítica à perspectiva biológica que ainda domina a Educação Física na escola. Segundo o autor, esta visão naturaliza e universaliza o corpo humano, entendendo-o como um conjunto de ossos, músculos e articulações. Assim, para complementar a ideia do autor, todos os corpos são iguais por possuírem os mesmos componentes, e as aulas de Educação Física devem ser as mesmas para todos os alunos em qualquer época e lugar.
( ) Podendo-se fazer relação com a abordagem cultural, essa perspectiva é parcialmente semelhante, pois considera as experiências/vivências corporais que o indivíduo possui a fim de que as aulas sejam pautadas em cooperação. A técnica neste caso não é esquecida, ela é uma ferramenta para o desenvolvimento do aluno, mas não é o objetivo final numa aula baseada nesta abordagem.
( ) A partir da década de 80, apoiados nas discussões e reflexões que foram ocorrendo na perspectiva educacional, tentando superar o modelo hegemônico do esporte e aptidão física, desenvolvido e praticado no ambiente escolar durante as aulas de Educação Física, o ensino encaminhou-se no sentido de autonomia, superando as estruturas tradicionais e autoritárias, possibilitando o uso da linguagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa correspondente ao ESPORTE DE MARCA:
As Olimpíadas, evento que reúne diversos esportes e diversas pessoas, no mundo, teve seu surgimento:
Tem alto coeficiente de elasticidade quando trabalhado para tal:
A resistência anaeróbica é a:
Nas atividades de longa duração, como uma maratona, qual valência será mais exigida ao indivíduo praticante:
Assinale a alternativa que corresponde corretamente às tendências hegemônicas na Educação Física escolar brasileira e seus respectivos períodos.
Assinale a alternativa que apresenta alguns dos pressupostos de uma Educação Física Plural.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetos de conhecimento a serem tratados na unidade temática Lutas do 3º ao 9° ano do ensino fundamental, conforme referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares.
Sobre os tipos de eventos esportivos, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as oito dimensões de conhecimento abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a alternativa que apresenta aquela associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais (saber sobre). Essa dimensão reúne conhecimentos como a classificação dos esportes, os sistemas táticos de uma modalidade, o efeito de determinado exercício físico no desenvolvimento de uma capacidade física, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente esportes com bastões e raquetes disputados nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Assinale a alternativa que apresenta itens essenciais de um plano de aula.
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais, como conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos. Portanto, a presente proposta entende a Educação Física como uma
No decorrer do século 19, na Europa, teve início o surgimento das metodologias ou escolas ginásticas, as quais influenciaram o andamento e a implementação da educação física no Brasil.
Com base nisso, assinale a alternativa que indica uma das principais características comuns das metodologias adotadas no início da educação física pelo País.