Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A chamada “Teoria Crítica do Esporte” foi engendrada na Europa a partir da década de 1960 e guardou estreita relação com o contexto da Guerra Fria e os usos que as superpotências mundiais fizeram do fenômeno esportivo.

São considerados argumentos característicos da Teoria Crítica do Esporte, EXCETO:

“Mas o que vem a ser a dança de salão? É aquela dançada aos pares, em contato, que desenvolvem estruturas de passos variados no salão harmonizando-os em relação à parceria e à música e deslocando-se no sentido anti-horário. É normalmente praticada em reuniões sociais das mais diversas e pode ou não ter um aspecto técnico associado ao seu desempenho.”

São aspectos a serem abordados no ensino da dança de salão, EXCETO:

As lutas, enquanto manifestação corporal, ganharam diferentes significados e configurações ao longo da história. Essa diversidade se relaciona, diretamente, com aspectos regionais, sociais e culturais de cada tempo e espaço onde essas práticas corporais surgiram e são praticadas. No Brasil, é possível identificar uma multiplicidade de práticas de luta que, em seu
contexto sócio-histórico, se constituem como manifestações legítimas dos diferentes grupos étnicos aqui existentes. Um exemplo é a luta marajoara, também conhecida como “agarrada marajoara”, “derrubada marajoara” ou “lambuzada”. A competição tem como objetivo desequilibrar o adversário, derrubando-o de costas no chão, para que o ponto seja marcado.

São características da luta marajoara, EXCETO:

O capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência que envolve uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem, ou não, devido a uma deficiência, reduzindo ou limitando-as como incapazes. Tais atitudes preconceituosas hierarquizam sujeitos em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade funcional.

O conceito em que as práticas corporais do indivíduo são sujeitadas a uma comparação e hierarquia denomina-se:

A vinculação da formação e desenvolvimento pessoal com políticas públicas na área de lazer e esportes não deve ser considerada de forma isolada, sem atentar-se para os programas de governo, em geral, e para as políticas sociais, de modo particular. O lazer tem sua especificidade, inclusive enquanto política pública, mas não pode ser tratado de forma isolada de outras questões sociais.

De acordo com os debates bibliográficos acerca desse tema, assinale a afirmativa INCORRETA.

Diversas análises de pesquisa enfatizam como as mídias influenciam na cultura corporal, seja através dos meios televisivos ou digitais, é unânime a opinião de que absorvemos comportamentos e atitudes de acordo ao que somos expostos pelos meios de comunicação. Os profissionais de educação física atentam-se às novas tendências pedagógicas que abordam novos significados e aprendizagens sobre as práticas da disciplina, analisando as influências positivas e negativas da mídia na cultura corporal dos indivíduos.

Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) O professor deve usar do instrumento didático-pedagógico estruturado para debater sobre o conteúdo televiso com seus alunos, de modo que os incentive a capacidade em fazer uma leitura crítica, construindo suas próprias conclusões.
(  ) A educação física deve, através de um programa de educação voltado para a mídia, impor para as pessoas que não usem os meios eletrônicos para obter informação, descartando, assim, um trabalho didático.
(  ) A educação física deve atentar-se aos conteúdos midiáticos que reforçam estereótipos corporais, propondo um debate crítico, de modo a assentir sobre essa cultura corporal excludente.
(  ) O profissional de educação física deve elaborar um plano de intervenção que o auxilie em seu trabalho didático, reconhecendo o papel importante dos recursos midiáticos e as informações que podem ser discutidas sobre as mensagens que veiculam na mídia.

A sequência está correta em

O slackline, considerado como uma possibilidade pedagógica relativa à disciplina de aventura nos cursos de formação, pode
gerar novas perspectivas de aprendizagem, auxiliando no processo de ensino de educação física. Embora esteja indicado pela
BNCC, ainda é pouco explorado pelos professores, principalmente pelas fragilidades na formação docente.

São considerados equipamentos ou técnicas utilizados no slackline, EXCETO:

No ambiente escolar, é importante acompanhar o desempenho motor das crianças e dos jovens durante as aulas de educação física. Com o objetivo de mensurar algumas capacidades físicas como a força explosiva dos membros superiores, desenvolveu-se um teste em que o aluno fica sentado no chão, com os joelhos estendidos, as pernas unidas e as costas completamente apoiadas na parede, segurando uma bola na direção do peito com os cotovelos flexionados. O professor emite um sinal sonoro (apito ou “vai”), o qual dará início à avaliação. Após esse sinal, o aluno deverá lançar a bola na maior distância possível.

Esse teste é conhecido como

No que tange à história da educação física no Brasil, levando em consideração o ano do descobrimento, Pero Vaz de Caminha relatou, em suas cartas, que os colonizadores se depararam com os primeiros indícios de atividades físicas praticadas pelos povos indígenas, sendo essas manifestações ligadas aos aspectos culturais.

Em relação ao período do Brasil Colônia, assinale a alternativa que descreve as características das atividades físicas praticadas por esses povos.

O planejamento escolar deve contemplar dimensões do conhecimento que sejam colaborativas com o ambiente social. No que se refere às ações que permeiam a integração do ambiente vivenciado na escola e o ambiente social, assinale a alternativa correta.

Alguns métodos de ensino podem ser adotados pelo professor de educação física com o objetivo de conduzir as atividades práticas diárias. Entre eles, está o método que proporciona um melhor aprendizado no esporte, uma vez que, quando os elementos técnicos e táticos são aplicados de forma lúdica, propiciam maior instrução aos praticantes. Já em categorias esportivas profissionais, torna-se uma atividade antiestressante, podendo reduzir os níveis de ansiedade.

O método citado é o

O fundamento técnico presente na modalidade do futsal/futebol, cujo objetivo é enviar a bola para os companheiros, permitindo que esta atravesse o campo ou quadra, é o fundamento mais importante do jogo, e, quando realizado incorretamente, tende a favorecer o adversário.

Segundo essa informação, qual o fundamento técnico descrito?

Conforme disposto no Decreto no 69.450/1971, o governo militar assegurou a presença da educação física nas escolas, como também a regulamentou nos diferentes níveis de ensino. Nesse período, essa prática apresentou uma perspectiva

Nos ciclos, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, constituindo-se em referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explicá-los.

Acerca do aprofundamento da sistematização do conhecimento que ocorre no ensino médio, é correto afirmar que nele o aluno

O conceito de conteúdos afasta-se da ideia de ser apenas a matéria a ser passada para o aluno em sala de aula. Nesse sentido, os conteúdos são tratados em três dimensões: procedimental, conceitual e atitudinal. Entende-se por conteúdos procedimentais aqueles relacionados à

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282