Ir para o conteúdo principal

Na relação da sociedade com o esporte na atualidade, há uma tendência frequente de que a iniciação esportiva ocorra de modo cada vez mais precoce, no intuito de se obter, rapidamente, sucesso e vitórias. Em contrapartida, observa-se que, muitas vezes, essa atitude torna-se contrária às necessidades das crianças, em especial do ponto de vista motor. Isso porque deve ser considerada a importância da variedade de experiências nessa fase, principalmente para ampliar o acervo motor da criança e para que ela possa, de maneira autônoma, optar pela modalidade que deseja praticar. No caso da Ginástica Artística (GA), a precocidade é ainda mais comum em virtude de argumentos que associam o sucesso na modalidade à menor dimensão corporal dos praticantes, argumento este que tem provocado intensos debates entre os especialistas da área.

Considerando as categorias de movimento para iniciação esportiva na ginástica artística, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Saltar.
2. Rolar.
3. Equilibrar-se.
4. Vaulting.
5. Escalar e suspender-se.

(  ) Termo associado, tradicionalmente, ao equipamento de salto. Na concepção de ginástica, significa a forma de movimentar- se de um ponto ao outro suportando o peso do corpo sobre as mãos.

(  ) Suportar o peso do corpo nessas situações envolve a capacidade de preensão das mãos e de suportar o peso do próprio corpo em situação estática nas etapas iniciais e dinâmicas após algum tempo de prática.

(  ) Movimentos que envolvem rotação nos eixos horizontal, longitudinal e transversal e suas combinações.

(  ) Movimentos que envolvem o uso das pernas e a habilidade de controlar o corpo no ar; as aterrissagens fazem parte dessa categoria.

(  ) Atividades de equilíbrio estático e dinâmico.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282