O músculo esquelético é um dos três tipos de músculos do corpo humano e suas fibras estriadas são compostas por diversas miofibrilas, as quais comportam proteínas em forma de filamentos finos e grossos de actina e miosina. Estes filamentos são os principais agentes durante uma contração muscular. No entanto, o músculo esquelético estriado possui contração voluntária, que ocorre a partir de um estimulo intencional. Desse modo, a contração se inicia:
Os princípios da prescrição do exercício
preconizados pelo Colégio Americano de Medicina
do Esporte servem de base para a prescrição
de exercícios nas mais diversas condições e se
embasam em evidencias cientificas, conferindo
segurança aos programas de exercícios. Embora
pareçam existir poucas dúvidas quanto à melhora
na qualidade de vida e, sobretudo, na condição
de saúde alcançada através de um programa
de condicionamento físico, esses benefícios
dependem de uma prescrição de exercício
adequada e a intensidade do exercício parece ter
um papel de destaque no resultado final alcançado.
Sendo assim, sobre a intensidade do exercício, é
INCORRETO afirmar que:
Com o passar do tempo, a Educação Física sofreu grandes alterações por conta das modificações sociais, econômicas e políticas no mundo. Sendo assim, pode-se afirmar que, nos diferentes períodos históricos, a educação física defende o seguinte pensamento:
A Educação Física passa por dois tipos básicos de organização para a prática de exercícios, que correspondem, respectivamente, à
Dentre as escolas de ginástica, a escola sueca foi a mais bem estruturada do ponto de vista pedagógico. Dessa forma, possui quatro divisões:
Depois de 1920, por causa da contingência mundial das guerras, a Educação Física no Brasil assume um papel de seletora, a serviço das elites dominantes. Nesse sentido, pode-se dizer que a Educação Física, naquele momento, apresentava características de
Durante o regime militar de 1964, iniciado após a subida ao poder dos militares em razão da tomada do controle político, social e econômico do Brasil, acarretando ao povo grandes privações em diferentes áreas. Na Educação Física, em especial, houve a valorização de alguns processos de esportivização. Isso ocorre, basicamente, devido ao
Lazer é o espaço de tempo livre entre o trabalho e o repouso, isto é, as horas disponíveis após as obrigações diárias, o descanso semanal e as férias anuais, tempo esse “em que se faz o que se quer porque se quer fazer”. É claro que esse “querer fazer” não deve implicar lucros ou num passatempo estéril. “Querer fazer”, aqui, é dispor do ócio de uma maneira espontânea, inteligente e criadora, eliminando todas as preocupações rotineiras. Desta forma, são consideradas categorias de lazer:
Os jogos fazem parte das atividades desenvolvidas durante as aulas de Educação Física e tem grande importância para desenvolvimento dos indivíduos. Podese afirmar que os jogos conseguem desenvolver na criança
Dentro do ensino de lutas, aqui no Brasil temos uma que é muito difundida em todo nosso território, a capoeira, de origem africana consegue no Brasil passar de atividade marginal para patrimônio cultural. São exemplos de golpes ensinados nessa luta:
Francês é a língua oficial do Ballet. Sabendo disso, qual desses passos não fazem parte do repertorio do balé clássico?
Dentro do processo de avaliação da Educação Física existe a necessidade de se fazer testes e medidas. Pode-se conceituar, respectivamente, essas duas categorias como:
A ausência de fundamentação teórica, o desconhecimento das características dos atletas e a falta de observação e de mensuração das variáveis biomecânicas podem levar o profissional de Educação Física a utilizar uma determinada técnica esportiva que pode não ser a mais adequada às vivências físicas e/ou motoras dos seus alunos ou atletas. Quando todos os pontos do corpo se movem na mesma distância ou direção, ao mesmo tempo, a aplicação de uma força no centro de massa de um corpo de qualquer dimensão faz todos os pontos desse objeto se deslocarem na mesma direção e magnitude, constituindo o movimento de:
A Educação Física no Brasil, durante muito tempo baseou-se nos métodos europeus, principalmente o sueco, o alemão e o francês, que se firmavam em princípios biológicos e faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural, política e científica. Apenas na elaboração da Constituição é que se fez a primeira referência explícita à Educação Física em textos constitucionais federais, incluindo-a no currículo como prática educativa obrigatória (e não como disciplina curricular), junto com o ensino cívico e os trabalhos manuais, em todas as escolas brasileiras. Isto ocorreu na década de:
A principal característica do voleibol praticado antes das principais modificações de suas regras era sua dinamicidade. As partidas eram muito demoradas, o que ocasionava ao esporte certa dificuldade de expansão, já que sua popularidade dependia também de sua espetacularização através de maior dinamismo e previsão temporal. As regras deste esporte modificaram-se com o passar dos anos, refletindo inclusive as necessidades de seus participantes, bem como do conjunto da sociedade. Dentre as regras listadas a seguir, NÃO é correto afirmar que: