A flexibilidade de ambos os segmentos do corpo, constitui um aspecto importante da aptidão funcional dos idoso. Sobre isso, considere as afirmativas a seguir:
I – A importância da flexibilidade em relação ao nível de aptidão física diminui com a idade.
II – A flexibilidade sofre ganhos com o aumento da idade.
III – Manter a flexibilidade dos membros inferiores tem papel importante na prevenção de lombalgias, lesões musculoesqueléticas e alterações da marcha.
IV – A redução da amplitude de movimento da cintura escapular pode resultar em dor e instabilidade postural.
Das afirmativas:
A medida, que é um indicador aceitável de gordura intra-abdominal e associada com a gordura visceral é a:
Segundo especialistas em aptidão física, a manutenção da força muscular deve ser a prioridade número um do trabalho com idosos. Sobre os efeitos desse parâmetro físico em idosos, NÃO é correto afirmar que:
Uma senhora de 68 anos apresenta o valor da pressão arterial de repouso igual a 164/100 mmHG, glicose de jejum igual a 184 mg/dl, peso igual 105 kg e estatura de 1,60 m.
Considerando esses valores, é correto afirmar que:
O teste de aptidão física para idoso (TAFI) foi criado especificamente para avaliar o desempenho no contexto fisiológico, permitindo sua avaliação e monitoração segundos parâmetros importantes. Vários testes compõe o TAFI, exceto:
Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e a efetivação dos objetivos da Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram critérios para a seleção dos conteúdos na área. A esse respeito, relacione a primeira coluna com os critérios de organização dos conteúdos com demandas sociais da segunda coluna. COLUNA I 1 – Relevância social 2 – Características dos alunos 3 – Características da própria área COLUNA II ( ) Recorte dos conhecimentos que vêm sendo produzido sobre a cultura corporal e estão sendo incorporados pela Educação Física. ( ) Seleção de práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira. ( ) Definição dos conteúdos que consideram as diferenças entre regiões, cidades e suas respectivas populações. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o conteúdo “esportes” deve ser abordado sob o enfoque da apreciação e da discussão dos aspectos, EXCETO:
São possibilidades de dança e outras atividades rítmicas e/ou expressivas que podem ser abordadas nas aulas de Educação Física, EXCETO:
A abordagem desenvolvimentista tem como objeto de estudo o movimento humano, especificamente a aprendizagem do movimento por meio do ensino das:
Uma visão funcionalista e/ou assistencialista de compreensão de lazer não apresenta como finalidade na sua intervenção:
Habilidade são ações complexas e intencionais envolvendo toda uma cadeia de mecanismos sensório, central e motor que, através do processo de aprendizagem, tornaram-se organizadas e coordenadas de tal forma a alcançarem objetivos predeterminados com máxima certeza, e classificam-se a partir das características da tarefa. Sendo assim, marque a alternativa que corresponde a habilidade classificada de acordo com a precisão do movimento, que tem como particularidade envolver grandes grupos musculares na sua execução.
Nem todos os atletas possuem a mesma habilidade de responder a uma série de exercícios agudos ou a mesma capacidade inata de responder ao treinamento físico. A hereditariedade desempenha um papel importante na determinação da resposta do corpo a uma série de exercício isolada, bem como as mudanças crônicas diante de um programa de treinamento. Esse é o princípio da:
O doping sanguíneo, a eritropoietina, a suplementação com o oxigênio, a sobrecarga de bicarbonato e a sobrecarga de fosfato são exemplos de recursos ergogênicos do tipo:
Um dos fatores básicos, envolvido na prescrição do exercício, pode ser quantificado a partir da monitoração da frequência cardíaca de treinamento (FCT), do equivalente metabólico (MET) e da escala de percepção de esforço (EPE). Sendo assim, é correto afirmar que essas variáveis quantificam:
O PAR-Q é um questionário de avaliação pré participação em programas de atividade física, que contém sete questões e que o avaliado irá responder SIM ou NÃO para cada uma delas. Sobre o PAR-Q, considere as seguintes afirmativas:
I – O PAR-Q tem como objetivo dizer se o avaliado deve consultar o médico antes deles começarem a se tornar fisicamente ativo.
II – Ao aplicar o PAR-Q, se todas as respostas do avaliado forem negativas, ele está pronto para iniciar o programa de atividade física regular.
III – Se houver uma resposta positiva, o avaliado pode começar o programa de atividade física regular sem precisar solicitar um “check up" ao médico.
IV – O PAR-Q é um questionário para pessoas de 20 a 50 anos de idade.
Em relação as afirmativas: