A aplicação da Teoria dos Motivos Determinantes, para fins de controle da atuação da Administração pública pelo Poder Judiciário,
Conforme entendimento doutrinário, os atos administrativos
Marque a alternativa incorreta em relação aos atributos dos atos administrativos.
Os atos administrativos são permeados pela influência dos poderes da Administração. Destes são exemplo o poder de polícia, o poder normativo, o poder disciplinar e o poder hierárquico. O ato administrativo representa exercício do atributo da autoexecutoriedade, que também pode estar presente no poder de polícia,
Os Atos Administrativos em espécie podem ser classificados quanto ao conteúdo, podendo ser:
Em relação à anulação e à revogação dos atos administrativos, julgue os itens seguintes.
O ato administrativo julgado inconveniente poderá ser anulado a critério da administração, caso em que a anulação terá efeitos retroativos.
No que se refere à classificação dos atos administrativos e suas espécies, assinale a opção correta.
Ao sancionar uma lei criando um ente público na forma de autarquia estadual, para melhor executar as suas políticas públicas, o ato administrativo praticado pelo Governo do Estado é considerado como:
Assinale a alternativa que apresenta um ato constituído de declaração do Estado, cujo regime jurídico a que está submetido e seus efeitos jurídicos o caracterizem como um Ato Administrativo de fato.
Assinale a alternativa que apresenta o ato unilateral e vinculado pelo qual a Administração reconhece a legalidade de um ato jurídico, realizado a posteriori e cujo exame é restrito ao aspecto da legalidade.
O ato administrativo de preparo e movimentação de processos, recebimento e expedição de papeis e de despachos rotineiros, sem decisão do mérito administrativo, denomina-se:
Representa um atributo do Ato administrativo:
São atos administrativos “vinculados”, EXCETO:
Sobre os atos administrativos, em especial quanto à “autorização”, assinale a alternativa INCORRETA.
Se um ato administrativo é praticado com fundamento falso, vale dizer, incompatível com a verdade real, impõe-se a extinção do ato administrativo, por meio da