A execução da receita deve passar por algumas etapas até o seu devido recolhimento.
Nesse sentido, sobre os estágios da receita pública, assinale a alternativa CORRETA.
As demonstrações contábeis aplicadas ao setor público (DCASP) representam o conjunto consolidado e sintetizado das informações econômicas, orçamentárias, financeiras e patrimoniais da entidade pública.
Sobre as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, é correto afirmar:
Considerando os saldos apresentados, o valor da economia orçamentária é
O pagamento antecipado de uma duplicata, mediante a emissão de cheque, com obtenção de desconto financeiro de 5%, deve ter o seguinte lançamento contábil:

Fiscalização é a aplicação do conjunto de procedimentos capazes de permitir o exame dos atos da administração pública, visando avaliar as execuções de políticas públicas e os resultados efetivos dos programas de governo. Assim, a fiscalização é uma técnica de controle que visa
O custeamento por absorção é o método legal e fiscal que consiste na alocação de todos os custos diretos e indiretos em cada fase da produção. Esse método caracteriza-se por utilizar os custos indiretos mediante o critério
Compete às unidades responsáveis pelas atividades de orçamento, EXCETO:
A Escrituração, no ambiente do setor público, é organizada na forma de subsistemas de informações, que, apesar de gerarem produtos diferentes em razão de suas especificidades, convergem para a construção da informação do patrimônio público. Faça a correlação entre as colunas A e B e logo após marque a alternativa que apresenta uma sequência correta.
Coluna A– Subsistemas
1- Orçamentário
2- Patrimonial
3- Custos
4- Compensação
Coluna B – Conceitos
( ) Registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
( ) Registra, processa e evidencia os atos e fatos relacionados ao planejamento e à execução do plano operacional da entidade pública.
( ) Registra, processa e evidencia os atos e fatos de gestão, cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade, bem como aqueles com funções de controle.
( ) Registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.
Os gastos relacionados com pessoal do poder executivo da União, de acordo com a LRF, deverão representar o seguinte percentual, do seu limite constitucional de despesas com pessoal.
A consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a evidenciar os macros agregados, proporcionando uma visão global do resultado. Assinale a alternativa que apresenta modalidades de consolidação no setor público.
Acerca da legislação e das práticas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, julgue o item.
Os bens de uso comum cuja manutenção absorver recursos públicos não integram o ativo da entidade.
A demonstração contábil que demonstrará as receitas e despesas previstas, em confronto com as realizadas, é denominada:
De acordo com a NBC T 16.8, o controle interno é classificado nas seguintes categorias:
De acordo com Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público em vigor, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade: I - O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores. Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa. II - Os governos geralmente têm amplos poderes, incluindo a capacidade de estabelecer e fazer cumprir requisitos legais e alterar esses requisitos. Globalmente, o setor público varia consideravelmente em suas disposições constitucionais e em suas metodologias de funcionamento. No entanto, a governança no setor público, geralmente, envolve a realização de prestação de contas do Poder Executivo para o Poder Legislativo. III - O governo e outras entidades do setor público elaboram orçamentos. No Brasil, a Constituição exige a elaboração do orçamento anual, a sua aprovação pelo poder executivo e a sua disponibilização à sociedade. A legislação brasileira define o que a peça orçamentária deve conter. IV - A tributação é uma transação que ocorre por força de lei e exige a contraprestação entre entidades (ou indivíduos) e o governo. A distribuição das competências tributárias entre os níveis de governo é uniforme e depende da relação entre as competências tributárias do governo federal, dos demais entes federativos e de outras entidades do setor público.