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A assessoria de comunicação de um órgão público decidiu realizar cobertura especial de uma efeméride institucional. Dessa forma, será impressa uma edição com matérias concernentes ao tema central.

Na primeira página da publicação, o recurso utilizado para coordenar várias matérias de um mesmo tema e que em geral tem de 10 a 15 linhas é conhecido como:

A preparação prévia para o enfrentamento de crises é condição sine qua non para evitar danos à imagem corporativa. Dessa maneira, o gabinete de Gerência de Crise precisa se planejar a fimde rastrear possíveis problemas em todas as fases de produção de um produto, por exemplo. Isso significa que, desde a cadeia de insumos até o consumidor final, tudo será checado. Apesar disso, crises de naturezas distintas possam surgir, e é necessário saber como proceder. Nesse momento, as equipes de Gerência de Crise e Comunicação devem atuar de forma integrada, pois

Acessibilidade digital é um conceito importante no desenvolvimento de conteúdo e interfaces que possam ser utilizados por todos os usuários. No Brasil, de acordo com Censo de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Portanto, ao desenvolver site para determinado órgão público, é fundamental promover recursos de acessibilidade. 

Para que não existam barreiras digitais nas páginas web, recomenda-se que:

A dinâmica de produção e distribuição de release se modificou a partir do advento da Internet e das redes sociais. Tanto é que, a fim de marcar essa diferença, alguns autores passaram a classificar essa ferramenta de comunicação como old e new pressrelease. Outrora as assessorias de comunicação distribuíam releases e dependiam do interesse dos jornalistas em aproveitá-los; o mecanismo de controle de eficiência residia na confecção e análise de clipping. Atualmente o Social Media Release, ou new release, passa a conjugar elementos do old release com a dinâmica e interatividade das redes sociais; o mecanismo de controle de eficiência reside em aspectos como atitude, opinião e comportamento. 

Outra mudança que diz respeito às assessorias de comunicação e aos jornalistas está no pitching, ou follow-up, pois:

Em 14 de agosto de 2018, foi promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), cujo artigo primeiro estabelece: “Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos 
fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da pessoa natural”.  Um debate público surgiu a partir daí, pois existia, nas empresas jornalísticas, o receio de que a referida lei pudesse ser empregada para tolher a liberdade de expressão e comunicação. O movimento regulatório de proteção de dados pessoais tem o objetivo, dentre outros, de evitar abusos nos tratamentos de 
dados.  Contudo, há ponderações de que tal movimento não pode ser utilizado como forma de censura ou limitação do exercício da liberdade de imprensa. 

Desse modo, é correto afirmar que:

Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.

Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:

Ao observarmos o jornalismo contemporâneo brasileiro, é possível distinguir categorias discursivas de, pelo menos, cinco gêneros: informativo; interpretativo; opinativo; diversional; utilitário. O último, em particular, pode ser qualificado como “jornalismo de serviço” e pode ser observado de forma recorrente na imprensa diária. Para aumentar o grau de apreensão da informação assim categorizada, certo recurso de redação pode ser empregado em textos radiofônicos factuais quando o acontecimento apresenta características “de serviço”. Dessa maneira, tendo como base os manuais de redação e estilo, é recomendado:

Certa empresa contemporânea situada na Zona Franca de Manaus produz televisores. Importante destacar que, além da inovação tecnológica presente na linha de montagem, a empresa é adepta de uma teoria administrativa intitulada “Teoria das Relações Humanas”. De cunho motivacional, ela foi formulada pelo psicólogo e pesquisador Elton Mayo, há aproximadamente um século. Em linhas gerais, ela propõe uma abordagem “humanística”, de modo que os trabalhadores tenham segurança, prestígio e autorrealização no ambiente profissional.

Com a finalidade de valorizar e reconhecer o esforço dos funcionários no ambiente organizacional e, ao mesmo tempo, destacar por associação a qualidade dos produtos ali desenvolvidos, a empresa mencionada acima deveria utilizar o seguinte veículo informativo:

O chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial é organizado pela bolsa brasileira (B3) para listar o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo comprometimento com práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). Imagine agora o seguinte caso hipotético: uma empresa divulgou, em seu relatório social, ações de preservação ambiental; posteriormente, porém, uma perícia comprovou que essa empresa fez manejo de prática ambiental nociva.

Dentre outras penalidades ou sanções, haverá não somente a remoção da empresa da carteira ISEB3, como também dano relacionado a: 

O programador visual de uma assessoria de comunicação precisa elaborar uma campanha institucional voltada para conscientização dos funcionários quanto às rotinas de prevenção de doenças decorrentes de lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho. Cartaz em diagramação vertical foi escolhido como mídia primária para comunicação com o público em questão. Levando-se em consideração o sentido de leitura no ocidente, da esquerda para a direita, diagonalmente, é possível determinar áreas de maior e menor foco visual para dispor os elementos em composição simétrica. Suponha que o lado superior esquerdo da página receberá o número 1; o lado superior direito, o número 2; o lado inferior esquerdo, o número 3; e o lado inferior direito, o número 4.Se dispusermos as áreas em ordem decrescente de percepção visual (da maior para a menor), obteremos a seguinte sequência:

Após fazer módulo de curso de media training voltado para aprimoramento de pessoas que já atuam como porta-vozes institucionais, é chegado o momento de colocar os conhecimentos recém-adquiridos em prática. No módulo acima mencionado, foram transmitidos conhecimentos que devem ser aplicados em entrevistas concedidas a empresas de radiodifusão. Houve uma solicitação de entrevista exclusiva para uma emissora de rádio de expressiva audiência local, com programação voltada para o gênero popular. A fim de se comunicar com propriedade com o público-alvo daemissora e ao mesmo tempo trazer retorno positivo para a instituição, o porta-voz precisa atentar para o uso de:

A criação de um perfil comercial no Instagram pode ser uma boa estratégia de marketing para a empresa conseguir novos clientes. Essa plataforma possui mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo, configurando-se, assim, como uma das redes sociais mais populares. A empresa na qual você trabalha resolveu utilizar o Instagram como veículo de comunicação digital externo.

Com o objetivo de conseguir seguidores e não perder os que conquistou, é primordial:

Uma empresa precisa incrementar ações de relacionamento e identificação do cliente com a marca. Ao levar em consideração o montante investido para conquistar o cliente, faz-se necessário manter uma base para resultados de médio e longo prazos. O chamado marketing de retenção é uma estratégia de mídia importante para a saúde financeira da empresa pois visa, em linhas gerais, ao aumento de faturamento com maior realização de vendas e menor investimento para aquisição de clientes.

É correto afirmar que, ao atingir individualmente os clientes e alcançar os objetivos da empresa acima referida:

O editor de um telejornal de Mato Grosso do Sul precisa definir qual reportagem será o destaque da edição vespertina da primeira sexta-feira do mês de março. Para tanto, ele utilizou critérios de noticiabilidade como “proximidade geográfica”, “atualidade” e “consequências”. 

O título que conjuga os três critérios estabelecidos pelo editor é:

Assinale abaixo a única alternativa que não trata de característica da responsabilidade social.

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