O assessor de imprensa de uma autarquia federal está diante de uma crise institucional e precisa se posicionar. A informação a ser prestada possui relevante interesse público. Além de agir de forma transparente, o tratamento dispensado aos veículos de imprensa precisa também ser equânime.
Assim, o assessor de imprensa deve
Uma coletiva de imprensa havia sido convocada por uma associação esportiva, com o objetivo de apresentar resultados positivos em ações de marketing esportivo no ano anterior. No decorrer da prática, indagado a respeito de uma polêmica decisão, o dirigente daquela associação esportiva demonstrou desequilíbrio emocional e agiu de forma considerada rude pelos jornalistas presentes na coletiva de imprensa. Em um programa de media training, a escolha e capacitação de porta-vozes se desenvolve para que os assessorados possam compreender as demandas da imprensa e melhor interagir com jornalistas. Os requisitos básicos para que um profissional seja designado como porta-voz devem abarcar:
A Administração Pública brasileira dispõe de mecanismos para evitar abusos no uso da publicidade institucional. É a própria Constituição Federal, no artigo 37, que consagra a publicidade lado a lado com a legalidade, impessoalidade, moralidade e a eficiência. Imagine agora que um veículo institucional de comunicação, ao invés de divulgar os atos da Administração Pública de modo impessoal, promoveu o nome e a imagem de um servidor público.
Nesse caso, a linha que demarca o dever de informação e a promoção pessoal foi cruzada, pois:
A assessoria de comunicação de um órgão público decidiu realizar cobertura especial de uma efeméride institucional. Dessa forma, será impressa uma edição com matérias concernentes ao tema central.
Na primeira página da publicação, o recurso utilizado para coordenar várias matérias de um mesmo tema e que em geral tem de 10 a 15 linhas é conhecido como:
A preparação prévia para o enfrentamento de crises é condição sine qua non para evitar danos à imagem corporativa. Dessa maneira, o gabinete de Gerência de Crise precisa se planejar a fimde rastrear possíveis problemas em todas as fases de produção de um produto, por exemplo. Isso significa que, desde a cadeia de insumos até o consumidor final, tudo será checado. Apesar disso, crises de naturezas distintas possam surgir, e é necessário saber como proceder. Nesse momento, as equipes de Gerência de Crise e Comunicação devem atuar de forma integrada, pois
A dinâmica de produção e distribuição de release se modificou a partir do advento da Internet e das redes sociais. Tanto é que, a fim de marcar essa diferença, alguns autores passaram a classificar essa ferramenta de comunicação como old e new pressrelease. Outrora as assessorias de comunicação distribuíam releases e dependiam do interesse dos jornalistas em aproveitá-los; o mecanismo de controle de eficiência residia na confecção e análise de clipping. Atualmente o Social Media Release, ou new release, passa a conjugar elementos do old release com a dinâmica e interatividade das redes sociais; o mecanismo de controle de eficiência reside em aspectos como atitude, opinião e comportamento.
Outra mudança que diz respeito às assessorias de comunicação e aos jornalistas está no pitching, ou follow-up, pois:
Após fazer módulo de curso de media training voltado para aprimoramento de pessoas que já atuam como porta-vozes institucionais, é chegado o momento de colocar os conhecimentos recém-adquiridos em prática. No módulo acima mencionado, foram transmitidos conhecimentos que devem ser aplicados em entrevistas concedidas a empresas de radiodifusão. Houve uma solicitação de entrevista exclusiva para uma emissora de rádio de expressiva audiência local, com programação voltada para o gênero popular. A fim de se comunicar com propriedade com o público-alvo daemissora e ao mesmo tempo trazer retorno positivo para a instituição, o porta-voz precisa atentar para o uso de:
Considere a seguinte hipótese:
O Presidente da Câmara solicitou à Assessoria de Comunicação e Cerimonial a organização de um evento que não fosse tão formal e possibilitasse um debate sobre a privatização de uma empresa municipal. Sugeriu que houvesse a maior interação possível entre os debatedores e a plateia, que não deveria ter limitação do número de participantes. Ele se ofereceu para ser o coordenador do evento para levantar o tema e incentivar o público a participar das discussões.
A Assessoria cumpriu corretamente o pedido do Presidente organizando um
Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media watch o treinamento que porta‐vozes da organização recebem para saber como lidar com jornalistas e como funciona o processo de produção das notícias.
Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.
O assessor de imprensa deve, sempre que possível, assumir o papel de porta-voz da empresa por ele assessorada, em razão do seu vasto conhecimento a respeito da empresa e de técnicas de comunicação.
A essência do trabalho da assessoria de comunicação pode ser definida como a
A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.
O meio mais adequado para atingir esse objetivo é:
A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
A assessoria de imprensa deve utilizar a entrevista coletiva sempre que possível, pois se trata de uma oportunidade de reunir um grande número de jornalistas para passar informações, de forma exclusiva e simultânea, a diversos veículos.
Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.
As rotinas da assessoria de imprensa incluem a conversa com a presidência da empresa acerca de notícias veiculadas que envolvem a organização; nessa situação, é necessária a checagem prévia da fonte de tais notícias, para se dimensionar a credibilidade das informações nelas apresentadas.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
Em prol da transparência e da veracidade das informações, o assessor de imprensa de uma organização deve solicitar à imprensa externa uma avaliação da pauta ou da matéria antes de veiculá-la.