Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considere a seguinte hipótese:

O Presidente da Câmara solicitou à Assessoria de Comunicação e Cerimonial a organização de um evento que não fosse tão formal e possibilitasse um debate sobre a privatização de uma empresa municipal. Sugeriu que houvesse a maior interação possível entre os debatedores e a plateia, que não deveria ter limitação do número de participantes. Ele se ofereceu para ser o coordenador do evento para levantar o tema e incentivar o público a participar das discussões.

A Assessoria cumpriu corretamente o pedido do Presidente organizando um

Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.  

No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media watch o treinamento que porta‐vozes da organização recebem para saber como lidar com jornalistas e como funciona o processo de produção das notícias.

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.

O assessor de imprensa deve, sempre que possível, assumir o papel de porta-voz da empresa por ele assessorada, em razão do seu vasto conhecimento a respeito da empresa e de técnicas de comunicação.

A essência do trabalho da assessoria de comunicação pode ser definida como a




A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.

O meio mais adequado para atingir esse objetivo é:

A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.

A assessoria de imprensa deve utilizar a entrevista coletiva sempre que possível, pois se trata de uma oportunidade de reunir um grande número de jornalistas para passar informações, de forma exclusiva e simultânea, a diversos veículos.

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.

As rotinas da assessoria de imprensa incluem a conversa com a presidência da empresa acerca de notícias veiculadas que envolvem a organização; nessa situação, é necessária a checagem prévia da fonte de tais notícias, para se dimensionar a credibilidade das informações nelas apresentadas.

Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.

Em prol da transparência e da veracidade das informações, o assessor de imprensa de uma organização deve solicitar à imprensa externa uma avaliação da pauta ou da matéria antes de veiculá-la.

A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.

A nota oficial, assim como o release, possui formato jornalístico e trata de assunto que pode ser sugerido a um ou mais jornalistas para que seja transformado em notícia.

Sobre as atitudes dos assessores de imprensa em sua relação com os jornalistas dos veículos noticiosos, espera-se que

As situações de crise podem ser as mais variadas −contaminação de produtos, panes aéreas, ocupação de propriedades e terras, escândalos financeiros −, mas elas sempre envolvem orientação e diálogo com outros grupos, tais como clientes, governo, ONGs e comunidades. Você pode perguntar, então: e o que a mídia tem que ver com isto? A resposta está no fato de que esses procedimentos em relação aos demais públicos estarão sob a mira permanente da imprensa, que analisará todos os flancos no atendimento a estes grupos.

(LUCAS, Luciane; Media training. São Paulo: Summus)

O sucesso na administração ou gestão da crise está também ligado à forma como se deve correlacionar dois pontos que são fundamentais na comunicação da crise:

Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.

Os house organs são destinados aos fornecedores, enquanto os newsletters, aos empregados das empresas de comunicação.

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.

Uma comunicação interna para divulgação de processos políticos decisórios é uma comunicação pública.

Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

As ferramentas da comunicação institucional e as da comunicação mercadológica são inadequadas para a comunicação organizacional interna: esse tipo de comunicação visa apenas proporcionar a interação entre a organização e seus colaboradores.

A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.

Media training é o programa de treinamento que visa preparar o assessor de imprensa para o relacionamento adequado com a imprensa, bem como para assumir o papel de porta-voz da organização para a qual preste assessoria.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282