Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.

A nota oficial, assim como o release, possui formato jornalístico e trata de assunto que pode ser sugerido a um ou mais jornalistas para que seja transformado em notícia.

Sobre as atitudes dos assessores de imprensa em sua relação com os jornalistas dos veículos noticiosos, espera-se que

As situações de crise podem ser as mais variadas −contaminação de produtos, panes aéreas, ocupação de propriedades e terras, escândalos financeiros −, mas elas sempre envolvem orientação e diálogo com outros grupos, tais como clientes, governo, ONGs e comunidades. Você pode perguntar, então: e o que a mídia tem que ver com isto? A resposta está no fato de que esses procedimentos em relação aos demais públicos estarão sob a mira permanente da imprensa, que analisará todos os flancos no atendimento a estes grupos.

(LUCAS, Luciane; Media training. São Paulo: Summus)

O sucesso na administração ou gestão da crise está também ligado à forma como se deve correlacionar dois pontos que são fundamentais na comunicação da crise:

Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.

Os house organs são destinados aos fornecedores, enquanto os newsletters, aos empregados das empresas de comunicação.

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.

Uma comunicação interna para divulgação de processos políticos decisórios é uma comunicação pública.

Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

As ferramentas da comunicação institucional e as da comunicação mercadológica são inadequadas para a comunicação organizacional interna: esse tipo de comunicação visa apenas proporcionar a interação entre a organização e seus colaboradores.

A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.

Media training é o programa de treinamento que visa preparar o assessor de imprensa para o relacionamento adequado com a imprensa, bem como para assumir o papel de porta-voz da organização para a qual preste assessoria.

As opções a seguir apresentam condições para que um evento seja classificado como megaevento, à exceção de uma. Assinale-a.

Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

Embora seja necessário estabelecer claramente os objetivos para se elaborar o planejamento de comunicação, não é necessário estabelecer as prioridades: as atividades seguirão o calendário próprio da instituição ou da empresa.

Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.

O assessor de imprensa de uma organização deve se relacionar de forma proativa com a imprensa externa, buscando oportunidades para colocar a empresa em evidência, abrindo espaços para que ela figure como matéria principal ou, pelo menos, como fonte.

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

A manutenção da imagem corporativa é um importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é:

“Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe a dificuldade de atrair a atenção de jornalistas diante de duas concorrências inevitáveis: o tempo exíguo de repórteres e editores e a concorrência de centenas de releases que entopem as caixas de e-mails das redações."

(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um +press+release+eficiente). Sobre a produção de release é correto afirmar:

Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens

a seguir.

A equipe de profissionais da assessoria de comunicação inclui jornalistas, diagramadores, webdesigners e fotógrafos.

Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens

a seguir.

É atribuição diária da assessoria de comunicação a verificação da existência de notícias de interesse da organização nos meios impressos, radiofônicos, televisivos e eletrônicos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282