As opções a seguir apresentam condições para que um evento seja classificado como megaevento, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
Embora seja necessário estabelecer claramente os objetivos para se elaborar o planejamento de comunicação, não é necessário estabelecer as prioridades: as atividades seguirão o calendário próprio da instituição ou da empresa.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
O assessor de imprensa de uma organização deve se relacionar de forma proativa com a imprensa externa, buscando oportunidades para colocar a empresa em evidência, abrindo espaços para que ela figure como matéria principal ou, pelo menos, como fonte.
Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:
A manutenção da imagem corporativa é um importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é:
“Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe a dificuldade de atrair a atenção de jornalistas diante de duas concorrências inevitáveis: o tempo exíguo de repórteres e editores e a concorrência de centenas de releases que entopem as caixas de e-mails das redações."
(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um +press+release+eficiente). Sobre a produção de release é correto afirmar:
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
A equipe de profissionais da assessoria de comunicação inclui jornalistas, diagramadores, webdesigners e fotógrafos.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
É atribuição diária da assessoria de comunicação a verificação da existência de notícias de interesse da organização nos meios impressos, radiofônicos, televisivos e eletrônicos.
Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.
A relação entre a organização e os veículos de comunicação é
facilitada pela assessoria de comunicação, a quem cabe o papel
de orientar o cliente sobre o que pode ser notícia, interessando
ou não aos veículos e à sociedade.
Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural.
O assessor de relações públicas deve gerir os processos de comunicação com os diversos grupos sociais de relacionamento e interesse, dentro e fora da sua instituição, promovendo relacionamentos e eventualmente mediando conflitos, em busca da criação e da manutenção da melhor imagem institucional possível, que facilite o cumprimento de sua missão na sociedade.
Considerando que, em uma determinada organização, a área de comunicação tenha decidido investigar a percepção dos empregados sobre as recentes mudanças nas políticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experiência da equipe com jornalismo e em pesquisa, a área de comunicação optou pelo uso da técnica de entrevista em profundidade para obter as informações necessárias. A respeito desta situação, avalie os itens a seguir e assinale a opção
correta.
Considere a situação em que uma assessoria de comunicação disponibiliza com antecedência o resultado de uma pesquisa para um jornalista com o objetivo de permitir que ele produza o conteúdo da reportagem com mais tranquilidade e maior profundidade. Quando da entrega do material para o jornalista, é combinado que a divulgação das informações somente poderá ser feitano dia seguinte à apresentação ofi cial dos resultados da pesquisa em uma coletiva de imprensa. Este acordo é defi nido pelos estudos de produção da notícia a partir de assessoria de imprensa como:
Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.
A comunicação interna passou por grandes transformações nas últimas décadas, tornando-se mais participativa. Essa evolução explica-se, em parte, pelo processo de redemocratização do Brasil, que repercutiu também nas organizações, com a adoção da concepção da empresa como sistema aberto.