A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
A nota oficial, assim como o release, possui formato jornalístico e trata de assunto que pode ser sugerido a um ou mais jornalistas para que seja transformado em notícia.
Sobre as atitudes dos assessores de imprensa em sua relação com os jornalistas dos veículos noticiosos, espera-se que
As situações de crise podem ser as mais variadas −contaminação de produtos, panes aéreas, ocupação de propriedades e terras, escândalos financeiros −, mas elas sempre envolvem orientação e diálogo com outros grupos, tais como clientes, governo, ONGs e comunidades. Você pode perguntar, então: e o que a mídia tem que ver com isto? A resposta está no fato de que esses procedimentos em relação aos demais públicos estarão sob a mira permanente da imprensa, que analisará todos os flancos no atendimento a estes grupos.
(LUCAS, Luciane; Media training. São Paulo: Summus)
O sucesso na administração ou gestão da crise está também ligado à forma como se deve correlacionar dois pontos que são fundamentais na comunicação da crise:
Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.
Os house organs são destinados aos fornecedores, enquanto os newsletters, aos empregados das empresas de comunicação.
A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
Uma comunicação interna para divulgação de processos políticos decisórios é uma comunicação pública.
Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
As ferramentas da comunicação institucional e as da comunicação mercadológica são inadequadas para a comunicação organizacional interna: esse tipo de comunicação visa apenas proporcionar a interação entre a organização e seus colaboradores.
A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
Media training é o programa de treinamento que visa preparar o assessor de imprensa para o relacionamento adequado com a imprensa, bem como para assumir o papel de porta-voz da organização para a qual preste assessoria.
As opções a seguir apresentam condições para que um evento seja classificado como megaevento, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
Embora seja necessário estabelecer claramente os objetivos para se elaborar o planejamento de comunicação, não é necessário estabelecer as prioridades: as atividades seguirão o calendário próprio da instituição ou da empresa.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
O assessor de imprensa de uma organização deve se relacionar de forma proativa com a imprensa externa, buscando oportunidades para colocar a empresa em evidência, abrindo espaços para que ela figure como matéria principal ou, pelo menos, como fonte.
Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:
A manutenção da imagem corporativa é um importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é:
“Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe a dificuldade de atrair a atenção de jornalistas diante de duas concorrências inevitáveis: o tempo exíguo de repórteres e editores e a concorrência de centenas de releases que entopem as caixas de e-mails das redações."
(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um +press+release+eficiente). Sobre a produção de release é correto afirmar:
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
A equipe de profissionais da assessoria de comunicação inclui jornalistas, diagramadores, webdesigners e fotógrafos.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
É atribuição diária da assessoria de comunicação a verificação da existência de notícias de interesse da organização nos meios impressos, radiofônicos, televisivos e eletrônicos.