É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
Não constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil
As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal destinam-se a subsidiar a
A apresentação dos resultados dos trabalhos de auditoria interna seráefetuada por meio do
De acordo com o artigo 103 da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, o Balanço Financeiro
É competência privativa do Senado Federal I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional. II - aprovar previamente, por voto secreto, após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente. III - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios. IV - fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. V - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias. VI- dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal. Está correto o que se afirma apenas em
Um auditor realizou trabalhos de auditoria contábil e obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente. Detectou, todavia, que a entidade auditada não houvera conduzido os testes para determinação do Valor Realizável Líquido em seus Estoques, de acordo com o determinado pela NBC TG 16 (R1) – ESTOQUES. Apesar de seus questionamentos, os referidos testes seguiram sem realização. A sua análise o conduziu a concluir que a distorção é relevante, mas não generalizada nas Demonstrações Contábeis. Quanto aos demais itens examinados, concluiu que, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa, bem como o desempenho consolidado de suas operações e os seus fluxos de caixa consolidados para o exercício findo estavam de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as Normas Internacionais de Relatório Financeiro – IFRS emitidas pelo International Accounting Standards Board – IASB. Diante apenas das informações apresentadas e de acordo com a NBC TA 700 – FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS e com a NBC TA 705 – MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE, deve o auditor:
Marque a alternativa correta na qual constem 3(três) objetivos da auditoria de regularidade executada pelo controle externo, segundo o INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions).
Marque a alternativa correta na qual conste a classificação das evidências em Auditoria Governamental, conforme o INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions).
Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na
organização, julgue os próximos itens.
Um efetivo ambiente de controle é influenciado por fatores
intangíveis, entre os quais se destacam os valores éticos das
pessoas nele inseridas.
Acerca de atividades de controle e avaliação de riscos, julgue os
seguintes itens.
Na atividade de controle, lidar com o risco é tratar de algo
intangível, porém passível de ser quantificado.
Entende-se por papéis de trabalho
É responsabilidade do auditor
O Auditor de Controle Externo do TCM/GO que atua na área de Tecnologia da Informação está utilizando o Cobit 4.1 como
modelo de controle para governança de TI. Certo dia se deparou com as seguintes questões de gerenciamento:
1.Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócio do TCM/GO?
2.Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
3.Os novos sistemas ocorrerão apropriadamente quando implementados?
4.As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócio atuais?
Sabendo que o CobiT define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com domínios que mapeiam as
tradicionais áreas de responsabilidade de TI de planejamento, construção, processamento e monitoramento, o Auditor de
Controle Externo relacionou corretamente estas questões ao domínio
Cabe ao Auditor independente julgar e avaliar a necessidade
de contratação do trabalho de pessoa ou organiza-
ção em área de especialização, que não contabilidade ou
auditoria, quando esse trabalho é utilizado para ajudar o
Auditor a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada,
bem como a utilização do trabalho de auditores internos
do auditado. Contudo, o Auditor independente é o
único responsável por expressar opinião de auditoria e a
responsabilidade não é reduzida pela contratação de especialistas,
sendo que a referência ao especialista do Auditor
será feita no relatório de auditoria se houver