A Controladoria-Geral do Município, considerando a relevância e materialidade da matriz de riscos de auditoria, planeja uma operação na seção encarregada pelo arbitramento da receita tributável dos serviços da construção civil. Na atividade preparatória, levantou-se que há uma normatização interna que prevê: I. Claramente os casos que serão objeto de arbitramento. II. Segregação de funções. III. Emprego de sistema informatizado que registra dados de segurança e alterações realizadas. IV. Revisão independente por sorteio aleatório de autos de infração. V. Manutenção de registros por 20 anos. Visitando o órgão, o auditor acompanhou o procedimento durante sua execução, atestando que, de fato, as normas vêm sendo seguidas, embora tenha deixado de calcular a exatidão de casos específicos. O procedimento adotado refere-se a um teste
O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os seguintes aspectos, de acordo com a NBC TA 230 (R1), exceto:
De acordo com a NBC TA 520, assinale a alternativa que se caracteriza como um procedimento analítico substantivo.
À luz das Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade que tratam do auditor independente e da auditoria independente de informação contábil histórica, julgue o item subsequente.
Os objetivos gerais do auditor na condução de auditoria de demonstrações contábeis consistem em: obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante; apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis em conformidade com as normas.
No que diz respeito ao Parecer do Auditor Independente, é correto afirmar que o Parecer
Em relação ao trabalho do auditor, avalie: I. O trabalho do auditor deve ser planejado e documentado. II. A supervisão do trabalho por um auditor sênior não constitui avaliação da qualidade dos trabalhos desenvolvidos. III. Auditores utilizam papéis de trabalho para documentar evidências. É (São) consistente(s) com a doutrina técnica e científica de auditoria:
Conforme a INTOSAI, a norma de auditoria destinada a determinar a existência dos parentescos adequados entre as rubricas e entre seus distintos elementos, de forma que se possam detectar possíveis erros e tendências irregulares, denomina-se
Com relação às afirmações e aos riscos relativos às demonstrações financeiras, assinale a opção correta.
A independência do auditor pressupõe
A documentação de auditoria deve ser preparada de maneira lógica e organizada de modo que um auditor experiente, que não tenha se envolvido com a auditoria, entenda
I a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados.
II os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.
III os assuntos significativos identificados durante a auditoria.
IV as conclusões que ficarão sob sigilo absoluto e indisponíveis inclusive à diretoria da entidade auditada.
Estão certos apenas os itens
A respeito da auditoria de sistemas, julgue os seguintes itens.
I Para a busca de usuários não autorizados e discrepâncias, um dos objetivos da auditoria de sistemas, é suficiente a realização de testes esporádicos e aleatórios, o que serve também para verificar se o sistema é pleno em segurança.
II Na auditoria de sistemas, verificam-se a segurança e a acurácia das informações geradas pelo sistema de informação, bem como a privacidade dos dados e das informações.
III São típicos da auditoria de sistemas os testes de segurança do sistema de informação contábil e de privacidade dos dados, que visam à salvaguarda dos ativos da empresa.
Assinale a opção correta.
Nos casos em que o auditor seleciona contas de receita e de despesa para serem analisadas mais profundamente, o intuito do auditor é
O objetivo do auditor é o de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente relacionada aos riscos avaliados de distorção relevante por meio do planejamento e da implementação de respostas apropriadas a esses riscos. O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros na organização auditada. Caracteriza-se como erro:
Os papeis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Os papeis de trabalho, de acordo com o que dispõe a NBC T 11, destinam-se a, exceto:
Em relação à norma de auditoria que trata dos procedimentos de auditoria especificamente relacionados aos eventos subsequentes, NBC-TA 560, assinale a alternativa INCORRETA.