Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Qual o período artístico surgido na Europa antes da Primeira Guerra Mundial que exibia obras caracterizadas pelas cores fortes e pinceladas destemidas?

Sobre a Queermuseu, nova exposição no Santander Cultural, que foi alvo de críticas e polêmicas recentemente, é correto afirmar, exceto:

Quando lemos um romance, um poema, um conto, estamos diante de um texto literário. Quando estes textos conseguem provocar emoção de ordem estética somente com a palavra escrita, estamos diante da:

Qual é a contribuição do professor, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no campo das artes, segundo autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de arte nos Estados Unidos no início da década de 70?

Assinale a alternativa que representa, corretamente, uma das capacidades que os alunos deverão desenvolver ao longo do ensino fundamental de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte:

A exposição citada no texto anterior apresenta obras de diversos artistas plásticos inspirados na obra de Luiz Gonzaga. Podemos afirmar que alguns dos objetivos para uma aula de campo da disciplina de Artes para alunos do ensino fundamental a uma exposição artística são:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que “o fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias". (PCN, 1998. p. 37). Com base nessa afirmação e na Arte como forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.

Considerando algumas orientações norteadoras para o estudo de História da Arte que podem fundamentar a prática docente, incluindo princípios teóricos e pressupostos metodológicos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para a verdadeira e F para a falsa.

(__) Estudar a História da Arte não significa simplesmente estudar períodos, fatos, estilos, consiste em considerar diversos contextos.

(__) Para compreender a trajetória da arte, é necessário refletir sobre os problemas e soluções artísticas e estéticas nela envolvidos, buscando uma compreensão interpretativa.

(__) Os historiadores, ao apresentarem suas reflexões, ideias, preferências e práticas sobre as trajetórias da arte, sempre se mantêm neutros e isentos de seus posicionamentos filosóficos e sociopolíticos, conservando a ética.

(__) Partindo do estudo da História da Arte no Brasil, pode-se estabelecer relações com a arte estrangeira, principalmente com elementos latino-americanos que influenciaram diretamente a cultura brasileira em diversos segmentos.

(__) Alguns momentos da História da Arte no Brasil que devem ser estudados são: arte pré-histórica (rupestre e indígena), arte do período colonial (arte missionária e barroco), arte brasileira no século XIX, arte moderna e contemporânea no Brasil.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam o ensino da Arte de acordo com a Metodologia Triangular desenvolvida pela professora Ana Mae Barbosa, que consiste em articular conteúdos por intermédio de três eixos norteadores, são eles:

Folclore é “a cultura popular, tornada normativa pela tradição".
(CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo, Global, 2002.)
Fazem parte do Folclore brasileiro, as seguintes festas populares:

No movimento artístico Impressionismo surgido no final do século XIX com artistas como Manet, Monet, Cézanne, Degas e Renoir, a pintura era baseada na sobreposição de cores onde eles dissolviam os contornos, os artistas impressionistas gostavam de pintar ao ar livre, pois a luz do sol modifica as tonalidades da cor na natureza (CALABRIA, MARTINS, 2009).

I) Os artistas Impressionistas costumavam retratar o mesmo cenário, do mesmo ângulo, sem mudar o tom de cor que a luz do sol modificava na natureza como, por exemplo, mais luz as folhas apresentavam-se com um tom de cor verde mais escuro, menos luz as folhas apresentavam-se com um tom de verde mais claro.

II) Nas obras Impressionistas a linha do horizonte não é definida e as manchas de cores, a luz solar e as pinceladas aparecem mais na pintura da paisagem.

III) A pintura era feita ao ar livre olhando para a paisagem, as diversas variações da cor e da luminosidade procuravam fixar em suas telas, a atmosfera do ambiente interligava a cor o homem e a natureza.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Nas artes visuais de cada sociedade está inserida sua identidade. Se aceitarmos que a arte é o exercício da arquitetura, pintura, esculturas, nenhum povo existe no mundo sem arte. Cada povo os fará com uma finalidade especifica de acordo com sua estética e suas experiências, atribuindo-as assim sua identidade (E.H. GOMBRICH, 2000). Assinale a alternativa INCORRETA.

Com o constante aperfeiçoamento da técnica fotográfica, logo surgiram os experimentos que buscavam representar imagens em movimento. No fim do século XIX os irmãos Auguste e Louis Lumiere desenvolveram o cinematógrafo, era o inicio do cinema (FRENDA, GUSMÃO, BOZZANO, 2013). O cinema brasileiro teve início com:

Nesse período histórico da arte as igrejas eram avantajadas e com aspecto de grande solidez, por esse mesmo motivo tinham a aparência de grandes fortalezas voltadas para o culto e a fé cristã. Seu estilo destacava-se, dentre outros motivos, por suas abóbadas de arco, ou de berço. O período artístico citado corresponde ao:

Na história da educação artística brasileira o Canto Orfeônico foi instaurado como disciplina obrigatória no currículo do ensino secundário no país, seu idealizador e propagador foi:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282