O Grupo Fluxus foi um movimento que teve origem nos anos 1960. Faziam parte deste grupo artistas como Joseph Beuys (conhecido principalmente por suas performances), Nam June Paik (artista pioneiro da videoarte) e John Cage (pioneiro da música aleatória e da música eletroacústica ). Sobre o Grupo Fluxus, é INCORRETO o que se afirma em:
São orientações didáticas para o trabalho
docente do professor de Artes:
I- A organização dos materiais a serem utilizados
dentro do espaço de trabalho.
II- O registro e a documentação das atividades
dos alunos.
III- A orientação para que os alunos percebam as
qualidades das formas artísticas.
Está CORRETO somente o que se afirma em:
A Proposta Triangular, sintetizada por Ana Mae Barbosa, é uma das principais referências para o ensino da arte no Brasil hoje. Por meio dela, busca-se fazer com que o aluno compreenda a obra de arte, o contexto em que foi criada e seja capaz de comparar com os dias atuais. A Proposta Triangular é comporta, assim, pela construção de três conhecimentos em Arte. Seriam eles:
Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações
e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o
artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte
pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um
estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para
compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como
a transformá-la.
Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,
Editora Zahar, 1983 (com adaptações).
À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino
da arte como maneira de ampliar o horizonte de
possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade
de expressão e de interpretação da realidade, julgue os
seguintes itens.
Tendo o processo criativo como principal produto para avaliação, o professor deve estabelecer critérios para comparação entre os trabalhos individuais realizados pelos alunos.
Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.
A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.
O pontilhismo, técnica apresentada na Figura 1, é definido pela representação de imagens por pontos ou fragmentos.
A Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da
Cultura, inaugurou em Brasília (DF), no dia 5 de novembro
de 2016, a mostra permanente Natureza viva Artes
Visuais/Ambiente Cerrado. Ela reúne obras de nove artistas
convidados da Capital Federal que desenvolvem pequenos
espaços arborizados, com esculturas em forma de bancos, na
área externa do Complexo Cultural Funarte.
Com base nas imagens e no texto apresentados, julgue os
itens que se seguem no que se refere à arte, cultura e
sociedade.
As obras expostas em museus trazem, de alguma maneira, questões sociais importantes para serem discutidas com os alunos, entretanto não se encontram expostas obras que envolvam questões religiosas ou políticas.
Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e
o livro estão novamente em questão. O modo de percepção
desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a
linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais
superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção
centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do
texto literário.
H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).
Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
A cena simultânea foi um recurso utilizado pelo teatro medieval.
A respeito da diversidade musical brasileira, julgue os itens seguintes.
Em 2016 comemorou-se o centenário da composição Pelo Telefone, canção composta por Donga e Mauro de Almeida e considerada como o primeiro samba gravado no Brasil. A partir desse momento, o samba foi se modificando e criando diversos subgêneros, tais como o samba de breque, o samba-canção, o samba de enredo, o samba-exaltação e o partido alto. Uma das características mais marcantes do samba de enredo é sua instrumentação, caracterizada por teclado, violão sete cordas e cavaquinho.
Podemos encontrar na letra da canção de Luiz Gonzaga e José Clementino Apologia ao Jumento recursos tanto linguísticos como musicais para representar a vida do nordestino pela própria figura do Jumento. Sobre o artista e a obra de Luiz Gonzaga, é correto afirmar.
Os processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais também envolvem ações da avaliação da aprendizagem. A avaliação apresenta critérios que refletem práticas, teorias e concepções pedagógicas diferentes. Nesse sentido, para avaliar, na disciplina de Arte Visuais, é importante que esse processo aconteça:
Observe as imagens a seguir:
As imagens anteriores se referem a manifestações artísticas populares presentes em diferentes territórios e etnias. Através do inventário das formas que assume em diferentes locais e culturas a arte implica uma "ordem única, passível de ser descoberta empiricamente e formulada conceitualmente" (p. 140). Cliffort Geertz em seu livro O Saber Local, no capítulo "A arte como sistema cultural" parte de exemplos etnográficos como a poesia marroquina, a pintura italiana do século XV para demonstrar que a compreensão das formas artísticas depende da análise do contexto sociocultural amplo e que fazem sentido ao lado de outras formas simbólicas, como a religião, o senso comum, o direito etc. Isso implica assumir o fenômeno artístico como modo de pensar algo sobre o mundo em que se vive e em que se sente determinadas coisas e não outras.
Leia as seguintes afirmações e responda.
I. As formas pintadas em rostos e corpos de povos indígenas e aborígenes são representações de uma cultura não mais vivenciada atualmente por tais povos por receberem influências estrangeiras, inviabilizando a estética local.
II. O artista promove em suas obras a capacidade de ver, de ouvir, de tocar e de sentir, permitindo uma certa compreensão para sua produção. Tais capacidades passam a existir por meio de experiências e convívio, gerando uma análise empírica e apropriação não só pelas vivências, mas pelo ambiente cultural.
III. Artefatos manuais são considerados representações icônicas. Devido a isso, a valorização de rendas e tecelagem tornam-se muito apreciadas por turistas que verdadeiramente engrandecem o artesanato e a cultura local.
IV. A estética de um povo não é revelada unicamente através da arte. Ela surge em vários outros segmentos da cultura desse povo: na religião, na moralidade, nas formas de lazer, no direito de cada um e até na forma em que organizam sua vida prática e cotidiana.
Estão corretas:
Ingrid Dormien Koudela argumenta que "o teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante".
Assinale a alternativa que NÃO condiz com os objetivos da dramatização e dos jogos teatrais na escola.
Tratando de toda produção artística e cultural do período medieval como uma unidade, é possível traçar que durante todo o período estas representações artísticas tinham valores que abalizavam o que era feito através de uma ótica:
Sua origem enquanto movimento artístico ocorreu como forma de oposição as regras estéticas da proposta impressionista, mas foi duramente criticado, mesmo que futuramente grandes e renomados artistas fossem considerados representantes desse movimento. Sua temática é leve, alegre e tem por princípio uma expressividade alegre, onde as cores utilizadas não possuem relação direta com os objetos reais ali representados. Trata-se do movimento:
Em cada período artístico da história da humanidade houve acréscimos que contribuíram para o desenvolvimento técnico e estético, uma dessas técnicas é o Chiaroscuro. Sua origem se dá no período: