Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Analise as afirmativas que discorrem sobre a Dança como conteúdo escolar.

I - A Dança dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, transformar as relações que se estabelecem entre corpo, espaço e sociedade.

II - A mera reprodução de danças folclóricas na escola pode ser alienante e opressora assim como repertórios do balé clássico, ensinados de forma mecânica e repetidamente através dos ensaios, impossibilitando a improvisação e composição interpretativa.

III - A Dança na escola, na grande maioria dos casos pelas festas e comemorações, ou imitação de modelos televisivos, ignora os conteúdos socioafetivos e culturais presentes tanto nos corpos como nas escolhas de movimentos, coreografias ou nos repertórios. Ao construir esse modelo educativo da Dança, permite-se que ela seja vista e compreendida de maneira crítica e reflexiva.

IV - No ensino fundamental, os conteúdos e processos da Dança devem articular o fazer artístico à sociedade global. Ou seja, buscando nos alunos jovens que sejam trabalhados diversos aspectos da improvisação, dos repertórios para interpretação e da composição coreográfica, gerando a apreciação nas dimensões sociocultural e estética com outras linguagens artísticas. Marque a opção que apresenta as afirmativas corretas.

Referente às diversas manifestações nas artes visuais, são artes visuais a pintura, a escultura, a gravura, a fotografia (FRENDA, GUSMÃO, BOZZANO, 2013). Assinale a alternativa CORRETA.

Na arte Chinesa, sua religião oriental ensinou a importância da meditação, que é uma espécie de exercício mental para eles. Os artistas começaram a representar água e montanhas num espírito de reverência, não com a intenção de fazer decoração (E.H. GOMBRICH, 2000). Assinale a assertiva da verdadeira intenção.

O movimento artístico Surrealismo teve origem na França na década de 1920 com artistas como Salvador Dalí, René Magritte e Joan Miró. Criticava a funcionalidade do mundo moderno e industrial. São características do surrealismo (MEIRA, 2009):

(1) Enquanto pressuposto da experiência estética, a mesma é um processo individual e intransferível, mesmo aquelas experiências carregadas de valores coletivos de arte e cultura. (2) Tanto que o professor de Arte tem por função auxiliar na busca dos alunos por interesses, modos de conhecimento e experiências que auxiliem nessa prática individual, possibilitando uma alfabetização estética em seus alunos.

As afirmações acima estão:

Observe a imagem:

A imagem acima se trata de uma pintura do período moderno que corresponde ao movimento artístico do:

Técnica que envolve representações de perspectivas tridimensionais por meio de superfícies planas, onde projeções retas convergem diretamente para um mesmo ponto de encontro dessas linhas imaginárias. Tal técnica leva o nome de:

Consideradas as primeiras expressões artísticas humanas no período pré-histórico, tais expressões possuem aspectos e características próprias como:

“A introdução da Educação Artística no currículo escolar foi um avanço, principalmente pelo aspecto de sustentação legal para essa prática e por considerar que houve um entendimento em relação à arte na formação dos indivíduos." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte). A arte foi incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas foi considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento. Essa inclusão aconteceu no ano de:

Influenciados pelos conhecimentos científicos sobre a refração da luz, os impressionistas criaram um estilo que superasse as expectativas do público quanto às novas técnicas da arte. As manchas são colocas na tela em pequenas quantidades, que se fundem na visão do espectador conforme a distância em que ele se coloca da obra. Associe os itens, utilizado o código a seguir:

I – Função da pintura.

II – Luz e cor.

III – Vivenciar a própria pintura.

IV – Menos preocupados com a narrativa.

( )Através da luz solar os impressionistas captavam as nuances de cor.

( )Edouard Manet e sua obra Almoço na relva, romperam com o estilo Impressionista.

( )A partir do Impressionismo, a pintura deixou de ser representação da realidade.

( )Os pintores saíram dos ateliês para pintar ao ar livre.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Vários artistas trabalharam com materiais alternativos criando suas obras e o artista Vick Muniz não foi diferente de renome fez várias exposições cria suas obras utilizando vários tipos de materiais. Sobre a obra de arte do artista, analise as sentenças a seguir:

I – Para criar suas obras de arte, o artista seleciona apenas um material para utilizar.

II – O artista cria suas obras de arte por meio de materiais inusitados e fotografia, para depois expor seu trabalho.

III – As obras de arte são primeiras fotografadas, e depois o artista utiliza os mais diversos materiais.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com o professor e autor espanhol Fernando Hernández, a expressão cultura visual refere-se a uma diversidade de práticas e interpretações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais do olhar. Do movimento cultural que orienta a reflexão e as práticas relacionadas a maneiras de ver e de visualizar as representações culturais. Nesta perspectiva, a cultura visual está relacionada:

0 fauvismo foi uma corrente artística do início do século XX. Para os pintores desse movimento artístico era o novo espírito de síntese, que deixava para segundo plano o desenho e a forma. Os elementos formais tornaram-se deformadores e criavam contrastes ou harmonia de coloridos inexistentes no mundo visível. Não se deixaram escravizar pelos aspectos visuais da realidade e do naturalismo. A nova arte surgiu como verdadeira libertação da real idade objetiva e foi construída pelas sensações visuais impulsivas dos artistas. Desta maneira, o fauvismo tem com uma de suas características marcantes:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60. As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas. Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura brega, do rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre outros, dando conta de várias manifestações da cultura nacional. O som da guitarra elétrica convivia com violinos e com o berimbau. Esse movimento constituirá o resgate:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

No desenvolvimento da História da Dança, a ruptura com o pensamento acadêmico, introduziu o questionamento sobre as regras e padrões corporais, abrindo assim, espaço para novas visões e tendências relacionadas ao movimento. Grandes personalidades da dança como Rudolf Laban, Maurice Béjart, Roger Garaudy, lsadora Duncan, entre outros, fundamentaram este novo conceito, retirando da dança a singularidade máxima da virtuosidade física e da vaidade acadêmica, resgatando assim a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282