Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Na década de 1920 e início da década de 1930 que encontramos as primeiras tentativas de escolas especializadas em arte para crianças e adolescentes, inaugurando o fenômeno da arte como atividade extracurricular. Em São Paulo, foi criada a Escola Brasileira de Arte conhecida através de Theodoro Braga5 seu mais importante professor. A Escola Brasileira de Arte funcionava em uma sala anexa ao grupo Escolar João Kopke e lá as crianças das escolas públicas de oito a catorze anos, com talento (havia provas de desenho), podiam gratuitamente estudar música, desenho e pintura e eram contra o método de copia de estampas e defendia assim um ensino de arte voltado para:

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (03 ) a lei n° 13.278/16, que incorpora teatro, artes visuais e dança ao currículo do ensino básico brasileiro – educação infantil e ensinos fundamental e médio. As práticas agora fazem parte do conteúdo obrigatório da disciplina de artes, que, até então, contemplava apenas o ensino de música. De acordo com a lei, escolas públicas e privadas têm cinco anos para se adequar aos novos parâmetros.
Assinale a alternativa CORRETA:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de arte informam que, na primeira metade do século XX, as disciplinas que faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes. Assinale a disciplina que não faz parte desse período:

Indique a alternativa que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, não faz parte dos conteúdos gerais do ensino da arte:

Acerca da arte africana, em todo o seu contexto continental e suas influências para outras culturas, principalmente no Brasil, é correto afirmar que:

A disciplina do Canto Orfeônico foi regulamentada como dentro do programa de ensino brasileiro, sendo adotada nas grades curriculares junto às disciplinas como civismo e educação artística. O autor dessa proposta foi um grande compositor brasileiro pertencente ao movimento cultural do:

O movimento barroco foi o primeiro estilo europeu que se manifestou no brasil. Este estilo foi influenciado pelos portugueses e teve seu auge em Minas Gerais. Essas obras estão, na sua maioria, nas igrejas. Associe os itens, utilizando o código a seguir:

I – Aleijadinho.

II – Contrarreforma.

III – Cena teatral.

IV – Pintura de gênero.

( )Movimento católico que surgiu em resposta ao movimento protestante.

( )Estilo de admirável realismo, retratando objetos domésticos e cenas da natureza.

( )Antônio Francisco Lisboa.

( )A pintura barroca possui cenas de maior intensidade e de apelo dramático.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Toda imagem é composta por uma estrutura que habilita ver e sentir o que ali está exposto. Algumas estruturas permitem um relacionamento imediato da imagem, outras não. É na estrutura que encontramos os elementos de desenho que abrangem uma divisão. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes opções:

I – Elementos conceituais: ponto, linha, plano, volume.

II – Elementos visuais: formato, tamanho, cor, textura.

III – Elementos racionais: representação, significado, função.

IV – Elementos práticos: direção, posição, espaço, gravidade.

Agora assinale a alternativa CORRETA.

Pensar em uma formação integral, é oportunizar o acesso a diferentes formas de linguagem, sendo ela através da: Assinale a alternativa CORRETA.

Para se obter equilíbrio em uma composição visual é preciso ponderar as diferentes forças visuais presentes, de modo a que se harmonizem, sem se anular. Portanto, neste sentido, para que haja equilíbrio é necessário que cada força visual individual presente na criação da imagem visual:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. Um traço constante nas orquestras barrocas era a presença do órgão e do cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a textura e mantendo a unidade da orquestra. A forte característica da música orquestral barroca era:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

As mudanças conceituais que caracterizaram a dança em determinadas épocas são consequências das formas de pensar, sentir e agir de determinados grupos sociais. Dessas ações residem as diferenças e semelhanças entre as produções poéticas da dança em tempos, lugares e espaços diversos. Partindo deste pressuposto, a dança como linguagem artística procura materializar:

Sobre a sapatilha no balé:
I- Alguns bailarinos tem facilidade para ficar na ponta dos pés e outras precisam ajustar seus sapatos para um maior conforto;
II- Antigamente bailarinos cerziam a ponta de seus sapatos chatos a fim de alavancar o salto e conseguir maior impulso
.
Dos itens acima:

Não é o nome de um dos principais criadores da Bossa Nova:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282