Na década de 1920 e início da década de 1930 que encontramos as primeiras tentativas de escolas especializadas em arte para crianças e adolescentes, inaugurando o fenômeno da arte como atividade extracurricular. Em São Paulo, foi criada a Escola Brasileira de Arte conhecida através de Theodoro Braga5 seu mais importante professor. A Escola Brasileira de Arte funcionava em uma sala anexa ao grupo Escolar João Kopke e lá as crianças das escolas públicas de oito a catorze anos, com talento (havia provas de desenho), podiam gratuitamente estudar música, desenho e pintura e eram contra o método de copia de estampas e defendia assim um ensino de arte voltado para:
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta
terça-feira (03 ) a lei n° 13.278/16, que incorpora
teatro, artes visuais e dança ao currículo do
ensino básico brasileiro – educação infantil e
ensinos fundamental e médio. As práticas agora
fazem parte do conteúdo obrigatório da disciplina
de artes, que, até então, contemplava apenas o
ensino de música. De acordo com a lei, escolas
públicas e privadas têm cinco anos para se
adequar aos novos parâmetros.
Assinale a alternativa CORRETA:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de arte informam que, na primeira metade do século XX, as disciplinas que faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes. Assinale a disciplina que não faz parte desse período:
Indique a alternativa que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, não faz parte dos conteúdos gerais do ensino da arte:
Acerca da arte africana, em todo o seu contexto continental e suas influências para outras culturas, principalmente no Brasil, é correto afirmar que:
A disciplina do Canto Orfeônico foi regulamentada como dentro do programa de ensino brasileiro, sendo adotada nas grades curriculares junto às disciplinas como civismo e educação artística. O autor dessa proposta foi um grande compositor brasileiro pertencente ao movimento cultural do:
O movimento barroco foi o primeiro estilo europeu que se manifestou no brasil. Este estilo foi influenciado pelos portugueses e teve seu auge em Minas Gerais. Essas obras estão, na sua maioria, nas igrejas. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I – Aleijadinho.
II – Contrarreforma.
III – Cena teatral.
IV – Pintura de gênero.
( )Movimento católico que surgiu em resposta ao movimento protestante.
( )Estilo de admirável realismo, retratando objetos domésticos e cenas da natureza.
( )Antônio Francisco Lisboa.
( )A pintura barroca possui cenas de maior intensidade e de apelo dramático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Toda imagem é composta por uma estrutura que habilita ver e sentir o que ali está exposto. Algumas estruturas permitem um relacionamento imediato da imagem, outras não. É na estrutura que encontramos os elementos de desenho que abrangem uma divisão. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes opções:
I – Elementos conceituais: ponto, linha, plano, volume.
II – Elementos visuais: formato, tamanho, cor, textura.
III – Elementos racionais: representação, significado, função.
IV – Elementos práticos: direção, posição, espaço, gravidade.
Agora assinale a alternativa CORRETA.
Pensar em uma formação integral, é oportunizar o acesso a diferentes formas de linguagem, sendo ela através da: Assinale a alternativa CORRETA.
Para se obter equilíbrio em uma composição visual é preciso ponderar as diferentes forças visuais presentes, de modo a que se harmonizem, sem se anular. Portanto, neste sentido, para que haja equilíbrio é necessário que cada força visual individual presente na criação da imagem visual:
Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. Um traço constante nas orquestras barrocas era a presença do órgão e do cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a textura e mantendo a unidade da orquestra. A forte característica da música orquestral barroca era:
A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:
As mudanças conceituais que caracterizaram a dança em determinadas épocas são consequências das formas de pensar, sentir e agir de determinados grupos sociais. Dessas ações residem as diferenças e semelhanças entre as produções poéticas da dança em tempos, lugares e espaços diversos. Partindo deste pressuposto, a dança como linguagem artística procura materializar:
Sobre a sapatilha no balé:
I- Alguns bailarinos tem facilidade para ficar na ponta dos pés e outras precisam ajustar seus sapatos para um maior conforto;
II- Antigamente bailarinos cerziam a ponta de seus sapatos chatos a fim de alavancar o salto e conseguir maior impulso.
Dos itens acima:
Não é o nome de um dos principais criadores da Bossa Nova: