Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Não é o nome de um grande sambista de nossa música popular:

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte expõe uma compreensão do significado da arte na educação, explicitando conteúdos, objetivos e especificidades, tanto no que se refere ao ensino e à aprendizagem, quanto no que se refere à arte como manifestação humana.

A respeito desse assunto julgue as assertivas:

I)Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte1 tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.

II)A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas, esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo.

III)O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.

IV)O ser humano que conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, levando a dimensão de sonhos dos objetos à sua volta e que busquem o sentido da vida como Arte.

De acordo como exposto assinale a alternativa CORRETA:

Como agente do processo de produção e recepção, o professor concebe a aula de Arte como proposições de experiências estéticas e artísticas, organizadas em torno do princípio dialógico, atento às histórias de vida de seus educandos e ao seu direito de conhecer e desfrutar do patrimônio cultural da humanidade. Lapidando suas potencialidades, oferece oportunidades e desafios para que eles criem, se expressem, leiam o mundo ao seu redor e ajam sobre ele. Assim, esse professor estabelece relações entre arte, conhecimento e cultura; cultiva o diálogo, a curiosidade, a cooperação, a pesquisa, a experimentação, a inventividade e a elaboração e instaura processos de concepção e de realização de projetos significativos para os alunos e a comunidade em que vive. O professor de Arte deve apresentar o seguinte perfil: I)Promover o processo simbólico inerente ao ser humano através das linguagens gestual, visual, sonora, corporal, verbal em situações de produção e apreciação, construindo com os alunos a relação dialética entre o eu e o outro, entre diferentes contextos culturais e diante de múltiplas manifestações artísticas. II) II)Respeitar o eixo epistemológico da linguagem de sua formação específica em teatro, música, dança, artes visuais. Ler e operar as relações entre forma-conteúdo em diálogo com a materialidade (matérias, suportes, ferramentas e procedimentos) nas linguagens das artes visuais, da dança, da música e do teatro, de acordo com sua formação. III)Trabalhar a intertextualidade e a interdisciplinaridade relacionando as diferentes formas de arte (teatro, dança, música e artes visuais) às demais áreas do conhecimento, visto que só compete a ele no processo educacional trabalhar a interdisciplinaridade, cabendo a ele pesquisar processos de criação em arte na construção do sistema de ensino de modo coletivos ou colaborativos em cada escola que atue. IV)Compreender, ampliar e construir conceitos sobre as linguagens da arte a partir de saberes estéticos, artísticos e culturais, tais como: história da arte, filosofia da arte, práticas culturais, relações entre arte e sociedade e o fazer artístico e valorizar os patrimônios culturais materiais e imateriais, promover a educação patrimonial e instigar a frequentação às salas de espetáculos e concertos, museus, instituições culturais e acontecimentos de cada região. Assinale a alternativa CORRETA:

Sobre a história do ensino da Arte no Brasil, analise os itens a seguir:

I- O primeiro produto cultural brasileiro de origem erudita foi o Barroco. Trazido de Portugal, recebeu através da criação popular características que podem ser consideradas de cunho nacional.

II- A primeira institucionalização do ensino de arte foi a Missão Francesa (1816) com o modelo neoclássico. A Missão Francesa foi na realidade uma invasão cultural de cunho elitista.

III- Em contraposição, no final do século XIX, no contexto republicano, os liberais introduziram o ensino do desenho na educação numa perspectiva antielitista como preparação de mão-de-obra para o trabalho nas indústrias, a partir do modelo norte-americano.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

O desafio envolvido na atuação do professor de artes está em adquirir formação específica em determinada área (Artes Visuais, Teatro, Dança e Música) e atuando no dia-a-dia escolar ter de exibir polivalência. Dentro dessa complexidade, o professor deve:

Assinale a alternativa correta.

“Descripção verdadeira de um paiz de selvagens nús, ferozes e canibais, situado na terra de Hessen antes e depois do nascimento de Christo, até que há dois anos Hans Stade de Homberg em Hessen, por sua própria experiência o conheceu e agora a dá á luz pela imprensa e pela segunda vez diligentemente augmentada e melhorada.". (STADEN, Hans. Suas viagens e captiveiro entre os selvagens do Brasil,p,13).

A antropofagia relatada seria retomada como conceito metafórico sobre um ponto-de-vista de formação “ antropofágica" para a cultura brasileira.

I. Pela equipe de comunicação de Getúlio Vargas durante o estado novo.

II. Pelos anarquistas na década de 30 em São Paulo.

III. Nas idéias de Oswald de Andrade em manifesto modernista.

IV. Pela política educacional aplicada durante o regime militar.

V. Nas performances de Paulo Brusky.

Assinale a alternativa correta.

A construção de Brasília, a Bienal de Arte de São Paulo, num Brasil em desenvolvimento na década de 50 do século XX , mostram uma arte brasileira criando identidade própria. Em 1952 um grupo formado por Haroldo e Augusto de Campos, e Décio Pignatari, publica a revista Noigandres e apresenta uma poesia de capacidade verbal e visual:

I. A Poesia Concreta.

II. Action Painting.

III. Arte Gestual.

IV. O Grupo Impacto.

V. O Trovadorismo.

Assinale a alternativa correta:

Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 1937 - 1980). Artista performático, pintor e escultor , produziu uma obra em 1967 que chamou de Parangolé. “Trata–se de uma espécie de capa (lembra ainda bandeira, estandarte, tenda) que não desfralda plenamente seus tons, cores, formas, texturas, grafismos ou as impregnações dos seus suportes materiais (pano, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, esteira) senão a partir dos movimentos — da dança — de alguém que a vista." diz Antonio Cícero citando o artista e a obra.

O crítico ressalta uma relação do trabalho de Oiticica com idéias que estavam servindo de motivo para diversos artistas na segunda metade do século XX.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Construtivismo, como nas esculturas de Max Bill

II. Surrealismo, como as colagens de Max Ernest

III. Futurismo como pinturas de Giacomo Balla.

IV. Nova Figuração como os retratos de Francis Bacon

Estão corretas as afirmativas:

A arte moderna vai ficando para trás, no pós-guerra , a sociedade de comunicação global e transnacional ganha expressão, artistas e designers aplicam seu talento em produtos que serão levados até ao status de arte com os artistas POP.

Na técnica-antitécnica de Pollock a margem de acaso é mínima: o pintor que escolhe as cores, dosa suas quantidades, determina com seus gestos o tipo de mancha que produzirão, ao cair de cima sobre a tela.

O crítico Giulio Carlo Argan trata da realização de obras:

I. da arte abstrata de Kandinsk em 1915

II. do expressionismo abstrato na segunda metade do século XX

III. do suprematismo russo de Malevich

IV. da característica lúdica da pintura naif

Assinale a alternativa correta:

Arlindo Machado discute a imersão em espaços virtuais; Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) Sobre o aparecimento de “prisioneiros' da realidade virtual".

( ) É enfático ao afirmar que esse é “agora um sujeito agenciador, um sujeito que dialoga, que interage com as imagens (com sons e com estímulos táteis)".

( ) Não vê uma diferença fundamental entre a cave digital e a caverna de Platão. Sujeitos estão acorrentados nas redes globais.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

Sobre Arte e cidadania é incorreto afirmar que:

“Ninguém negará as profundas inter-relações entre o artista e a comunidade. O artista depende da comunidade - vai buscar o seu tom, o seu ritmo, a sua intensidade à sociedade de que é membro. Mas o caráter individual da obra do artista depende de mais do que isso" (HERBERT READ).

I. Depende do uso de tecnologias diversas, e da cuidadosa observação do espaço.

II. É o produto das circunstâncias circundantes.

III. Depende de um desejo de forma bem definido que é um reflexo da personalidade do artista.

IV. Depende de capacidade técnica de imitação e preciso registro social histórico.

Assinale a alternativa correta:

O estilo da arte bizantina, originou-se no Império de mesmo nome, porém sua tendência artística, muito característica, expandiu para fora das fronteiras do império. Sua temática religiosa – que envolvia alguns elementos políticos no conjunto – era representada por um técnica muito desenvolvida pelo bizantinos:

As danças folclóricas comumente são expressões culturais que não tem limitação em suas origens a um só estado, geralmente sendo uma tradição regional, porém, entre as danças folclóricas nordestinas, há uma que tem suas origens datadas no fim do século XIX no estado de Pernambuco; seu ritmo de dança é muito acelerado e, diferente de outras marchinhas carnavalescas, não há presença de letras em suas músicas. Trata-se do:

No Renascimento, houve muitas mudanças em diversos campos do conhecimento humano. Tudo isso influenciou também a pintura e a arte em geral, que buscou desenvolver novas técnicas, uma nova estética e o artista começou a ter visibilidade. Sobre o Renascimento classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( )A perspectiva foi utilizada nesse movimento na busca pela harmonia e um ideal de beleza.

( )As igrejas passaram a ser questionadas, surgiu nesse período o movimento chamado Reforma.

( )Nesse movimento, a emoção foi o fator mais marcante nas obras de arte.

( )Houve um retorno à Antiguidade Clássica e uma valorização de estudos filosóficos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282