A disciplina de Artes como componente curricular fazia parte da Lei de Diretrizes e Bases da educação, mesmo em seu texto revogado de 1971, porém os métodos e tendências pedagógicas que influenciaram este texto foram baseados na tendência pedagógica liberal:
As artes visuais do Egito Antigo seguiam normas estilísticas específicas que permaneceram inalteradas ao longo de séculos, onde o cotidiano, a preocupação com a vida após a morte e a estrutura social eram presentes e constantes nas obras, é correto afirmar que:
Leia a seguir um trecho de Ana Mae Barbosa.É necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura para que além do fascínio das cores, das formas, dos ritmos, ela possa compreender o modo como a gramática visual se estrutura e pensar criticamente sobre as imagens" Com base nesse excerto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que:
Defendendo uma posição primitivista, por meio de uma poesia ingênua e portando um olhar que visava redescobrir o Brasil e o Mundo, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral fundaram o movimento conhecido como:
A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquela responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:
O movimento é o grau de lentidão ou velocidade com que se há de executar (tocando ou dançando) um trecho musical. Sobre movimento é incorreto afirmar:
Foi trazida pelos escravos e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro dos cativos, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos:
Qual das alternativas abaixo corresponde a um artista visceralmente identificado com a corrente denominada de Futurismo:
Não é o nome de uma tendência pedagógica e um de seus principais expoentes:
A Proposta Triangular foi concebida por:
Mediante a depuração da percepção sensorial, os jogos teatrais, na contramão da ênfase na inventividade, interpretação ou dramaturgia, procuram promover a experiência do acordo coletivo, não expresso de modo formal. Neles, a fábula não é ponto de partida, mas decorrência da:
A proposta de inserir na educação em Artes a leitura de imagens, visa substituir uma concepção de educação artística que privilegiava:
Durante maior parte do período colonial, predominou o estilo conhecido como Barroco. Sobre esse estilo, em suas manifestações nacionais é incorreto afirmar que:
“Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhões, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca". (Machado de Assis, Conto de Escola).
O excerto acima retrata uma escola da época da Regência e apresenta uma cena cujo principal ponto toca na questão:
A abordagem sociointeracionista, muito influente nas teorias sobre Ensino de Artes, caracteriza-se por: