Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A disciplina de Artes como componente curricular fazia parte da Lei de Diretrizes e Bases da educação, mesmo em seu texto revogado de 1971, porém os métodos e tendências pedagógicas que influenciaram este texto foram baseados na tendência pedagógica liberal:

As artes visuais do Egito Antigo seguiam normas estilísticas específicas que permaneceram inalteradas ao longo de séculos, onde o cotidiano, a preocupação com a vida após a morte e a estrutura social eram presentes e constantes nas obras, é correto afirmar que:

Leia a seguir um trecho de Ana Mae Barbosa.É necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura para que além do fascínio das cores, das formas, dos ritmos, ela possa compreender o modo como a gramática visual se estrutura e pensar criticamente sobre as imagens" Com base nesse excerto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que:

Defendendo uma posição primitivista, por meio de uma poesia ingênua e portando um olhar que visava redescobrir o Brasil e o Mundo, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral fundaram o movimento conhecido como:

A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquela responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:

O movimento é o grau de lentidão ou velocidade com que se há de executar (tocando ou dançando) um trecho musical. Sobre movimento é incorreto afirmar:

Foi trazida pelos escravos e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro dos cativos, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos:

Qual das alternativas abaixo corresponde a um artista visceralmente identificado com a corrente denominada de Futurismo:

Não é o nome de uma tendência pedagógica e um de seus principais expoentes:

A Proposta Triangular foi concebida por:

Mediante a depuração da percepção sensorial, os jogos teatrais, na contramão da ênfase na inventividade, interpretação ou dramaturgia, procuram promover a experiência do acordo coletivo, não expresso de modo formal. Neles, a fábula não é ponto de partida, mas decorrência da:

A proposta de inserir na educação em Artes a leitura de imagens, visa substituir uma concepção de educação artística que privilegiava:

Durante maior parte do período colonial, predominou o estilo conhecido como Barroco. Sobre esse estilo, em suas manifestações nacionais é incorreto afirmar que:

“Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhões, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca". (Machado de Assis, Conto de Escola).


O excerto acima retrata uma escola da época da Regência e apresenta uma cena cujo principal ponto toca na questão:

A abordagem sociointeracionista, muito influente nas teorias sobre Ensino de Artes, caracteriza-se por:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282