A Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP foi criada em 1944, por um grupo de artistas, intelectuais e estudantes, para promover a afirmação da arte moderna no Ceará. Suas principais contribuições foram a promoção do ensino e a organização de exposições de artes visuais. Dentre os escultores que integram a SCAP, destacam-se:
A característica básica do PCN de Artes é a proposta triangular – que deve ser um ponto de partida para o ensino da Arte na escola. Essa abordagem tem como requisito um educador em constante transformação, em movimento e há modalidades a serem trabalhadas nos ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam a elaboração dos conteúdos em linguagens, das quais se EXCLUI a linguagem
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas cinco regiões. Considerando a cultura de cada região, relacione corretamente a região a sua cultura, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1- Nordeste
2- Norte
3- Centro-oeste
4- Sudeste
5- Sul
( ) As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã); o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-demamão, a dança de fitas e boi na vara. Na culinária, estão presentes: churrasco, camarão, pirão de peixe, cozido de carne em uma panela de barro.
( ) Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba-meu-boi, maracatu, carnaval, ciranda, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da sua cultura. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arrozdoce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
( ) A cultura é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, e o cururu. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, mariaisabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, peixes do Pantanal, como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
( ) Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba-meu-boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
( ) A quantidade de eventos culturais é imensa. As duas maiores festas populares são: o Círio de Nazaré, e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho. Outros elementos culturais da região são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ensino e aprendizagem de arte não é mera proposição de atividades sem fundamentos, ao aluno bem como a instituição de ensino deve se fazer entender que a disciplina tem objetivos específicos e os conteúdos “sempre se ligam a determinado espaço cultural, tempo histórico e a condições particulares que envolvem aspectos sociais, ambientais, econômicos, culturais, etários." (BRASIL, 1997, p.49). O professor é o mediador entre as partes: instituição/aluno – disseminação do conhecimento. Os três eixos norteadores produzir, apreciar e contextualizar, são definidos nesta articulação individualizados, porém interligados no contexto.
Considerando esses três eixos, numere os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1- Produzir
2- Apreciar
3- Contextualizar
( ) Percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. Refere-se à análise da produção artística individual e do outro, interpretando segundo seus conhecimentos preconcebidos, “a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente". (BRASIL, 1997, p.50)
( ) A seleção dos conteúdos é baseada em critérios que visam despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os PCN's. (BRASIL, 1997, p.51)
( ) São as experiências que o aluno tem na prática nas atividades propostas (como expressão, construção, representação), observando a temática a que está relacionada. É o processo de criação que se realiza por intermédio de experimentações (técnicas, materiais, substratos) e também do uso das diversidades de linguagens artísticas. (BRASIL, 1997, p.50)
A sequência correta, de cima para baixo é:
Ao longo da história da Arte, a arquitetura foi utilizada como forma de referenciar a cultura material dos diversos povos e estéticas que se sucederam ao longo do desenvolvimento da humanidade. Esta linguagem esteve associada à construção de templos que cumpriam funções místicas e religiosas como o santuário de Stone Henge na Inglaterra do período neolítico, as pirâmides egípcias,
construídas entre os anos 2.600 e 2300, a.C, aproximadamente e as catedrais católicas, erguidas entre o séc. V e o século XVI, todos construídos em épocas em que a religião influenciava o Estado. A partir do século XX, com a definitiva afirmação do Estado moderno, a valorização do mercado da Arte, o interesse das empresas em patrocinar iniciativas culturais e a aproximação entre arte e entretenimento promoveram
A respeito de patrimônio cultural, assinale a alternativa correta.
A formação de público é um dos principais desafios dos espaços culturais e da produção cultural e tem como agravante a crise econômica, política e educacional que o Brasil enfrenta nesse momento (de 2013 até o presente). A acessibilidade cultural, nesse contexto, pode ser uma aliada nas inovações necessárias e na reinvenção da produção cultural, criando espaços acolhedores e ergonômicos, discursos mais democráticos e recursos de comunicação e mediação multissensoriais que consideram novos públicos e novas formas de acessar e fruir espaços, serviços e produtos culturais.
Viviane Sarraf. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência – benefícios para todos.
In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.º 6, junho/2018, p. 23−43.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca de acessibilidade em espaços culturais.
As artes paleocristãs têm suas origens diretas na expressão artística relacionada direta com a fé em Jesus Cristo e suas manifestações ocorriam especialmente por meio:
A velatura é uma técnica pictórica especifica, onde sua característica prática é definida pela:
Muitos artistas da Arte Moderna se tornaram reconhecidos por suas obras. Com base nesse pressuposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, ou seja, o nome do artista com o título de sua obra:
Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:
Este tipo de material utilizado nas artes visuais é feito de pigmento em pó misturado com goma ou resina sufici-ente para aglutiná-los. Por isso, as cores são intensas, o que permite aos artistas realizar belos trabalhos de contraste e luz. Seu nome deriva justamente da massa que é formada para depois ser moldada em barras. Por sua versatilidade, pode-se desenhar ou pintar. Está-se falando de:
Manifestação artística da década de 1960 que se revelou em várias linguagens da arte, como no teatro, na poesia, nas artes visuais, no cinema e, principalmente, na música. Na linguagem musical, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, entre outros, misturaram ritmos brasileiros, africanos, pop e rock e outros sons, criando composições que mesclam contextos culturais, marcando a história brasileira e influenciando comportamentos. O nome desse movimento é:
A dança é uma das linguagens da Arte. Observe a seguir os estilos de dança e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:
“A educação musical deve ser comprometida com a democratização do acesso ao saber, à cultura e à arte, numa compreensão progressiva da linguagem musical a partir de sua concreticidade sonora, que supere os limites do modelo ‘conservatorial’ ” (PENNA, 2015). A esse respeito e segundo a autora, assinale a alternativa incorreta.
Os planos de trabalho do professor devem contemplar experiências significativas para os alunos.
São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, exceto: