Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A contar do início da história da humanidade, a arte tem-se mostrado como uma ação presente em todas as manifestações culturais. O homem que desenhou um bisão em uma caverna pré-histórica teve de aprender e construir conhecimentos para expandir essa prática. E, assim, compartilhar com as outras pessoas o que aprendeu. Dessa forma percebe-se que a aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, conforme as normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais (PCN: Arte, 2000).

Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino da Arte no Brasil:

I. A mudança radical que deslocou o foco de atenção da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para o processo de aprendizagem do aluno também ocorreu no campo do ensino da arte.

II. Na escola tradicional, não eram valorizadas as habilidades manuais, “os dons artísticos", os hábitos de organização e precisão. A arte era considerada como imediatista e utilitária.

III. No início da década de 70, autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de Arte nos Estados Unidos reconheciam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e que, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é papel do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução

IV. No início da década de 60, arte-educadores, principalmente americanos, lançaram as bases para uma nova mudança de foco dentro do ensino da Arte, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística da criança e buscando definir a contribuição específica da arte para a educação humana.

Está correto somente o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282