Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O pentagrama ou pauta musical é o sistema de pauta moderno que simboliza a representação da nota musical. Essa nota, por sua vez, representa:

Com a popularização dos computadores e a disseminação da internet, surgem novas tecnologias capazes de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem musical. A tecnologia pode ser utilizada para aprender conteúdos musicais ou pode ser utilizada para produzir novos objetos multimídia que serão utilizados, posteriormente, no processo de construção do conhecimento musical. A tecnologia oferece recursos e descortina possibilidades para que se possa atingir objetivos específicos, sendo assim, um fator:

As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas, filosóficas, e, no caso de arte, também artísticas e estéticas. Quando caracterizadas em seus diferentes momentos históricos, ajudam a compreender melhor a questão do processo educacional. As correlações dos movimentos culturais com a arte e com a educação em arte não acontecem no vazio, as mudanças que ocorrem são caracterizadas:

O século XX foi marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram o comportamento político-social da atualidade. Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes a esse período, cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes. Um dos Movimentos Artísticos mais importantes do início desse século foi o Cubismo, que tinha como principal característica a:

A metodologia educativa na área artística inclui escolhas profissionais do professor quanto aos assuntos em arte, contextualizados e a serem trabalhados com os alunos nos cursos. Referem-se também à determinação de métodos educativos, ou seja, de:

Sagihengu e Kamukuwaká, localizados na região do Alto Xingu, são dois lugares sagrados para as comunidades indígenas que ali vivem. Locais sagrados que integram a maior festa ritualística dessas comunidades, o Kuarup. Em 2016, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, Sagihengu e Kamukuwaká foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura. Ao serem tombados e, portanto, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, é possível dizer que tanto os espaços territoriais e/ou as áreas ocupadas por indígenas quanto às práticas culturais e sociais neles realizadas passam a ser:

Dançar ultrapassa o limite de executar movimentos, é também viver, expressar, refletir e produzir simbologias. Por isso, um ensino da dança que englobe uma visão de totalidade passa necessariamente por suas:

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira. Os bens culturais imateriais estão relacionados aos:

Assinale a alternativa com o significado do termo ―Barroco‖, surgido no século XVII.

Dentre as regras para as pinturas do Impressionismo, tendência artística do século XX, assinale a que não corresponde à verdade.

A palavra arte, de origem latina (artis), está ligada à língua grega no termo tékne (origem também de técnica, relativa à arte, ao saber) e nasce da ideia de que o ser humano sempre fez coisas, desde sua origem. Entretanto, arte não é simplesmente uma técnica para “fazer coisas". Para que algo seja arte, é necessário um sentido ou uma intenção. Não há função cotidiana na arte, como encontramos em outros objetos, mas sim uma função

O primeiro instrumento de percussão utilizado é o próprio corpo da criança, no qual são encontrados os ruídos necessários para corporizar o ritmo. Essa percussão corporal é um meio privilegiado para a capacitação rítmica, pois produz

O happening é uma manifestação artística que surgiu na década de 1950/60. O artista que utilizou essa linguagem pela primeira vez foi Allan Kaprow (1927-2006). No Brasil, essa manifestação apareceu no trabalho Parangolé, de Hélio Oiticica, obra

A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.

De acordo com a BNCC, a ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela

Em relação à arte atual e ao trabalho de Tunga, o texto nos traz a confirmação sobre a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282