
Tendo como referência a imagem e as informações apresentadas, julgue o item que se segue.
As vestes usadas pelos papangus têm o objetivo de lhes permitir distinguirem-se em meio à multidão.

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos à arte africana.
Os rituais de iniciação nas culturas africanas atuais desconsideram os aspectos da sua pré-história.
A Semana de 22 inspira até hoje artistas contemporâneos, de forma desatualizada e anacrônica, em um saudosismo desnecessário e contraproducente às pesquisas artísticas de inovação e experimentação de linguagem.
O Movimento Armorial congrega importantes nomes da cultura artística da cena pernambucana, como o músico Francisco Brennand e o teatrólogo Gilvan Samico.
Na qualidade de movimento cultural de escopo amplo, para além da música, o Tropicalismo reverberou também nas artes visuais; em específico, na pesquisa poética de Hélio Oiticica, com seus parangolés e modulações imersivas.
Dois importantes expoentes do Barroco Colonial brasileiro são Antônio Francisco de Lisboa e Manuel da Costa Ataíde.
Julgue o próximo item, relativos à Semana de Arte Moderna de 1922.
O artista pernambucano Cícero Dias, por não pertencer ao eixo cultural Rio de Janeiro–São Paulo, não fez parte de nenhum movimento relacionado à Semana de Arte Moderna de 1988, opondo-se, por sua vez, às tendências vanguardistas no Brasil.
Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item
Desde os anos iniciais do ensino fundamental, o ensino de arte deve proporcionar que o estudante adquira a habilidade de reconhecer e analisar, nas manifestações artísticas das culturas locais, a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais.
Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
O Currículo de Pernambuco privilegia que o estudante do ensino médio tenha o domínio das principais bases teóricas artísticas em vez de adquirir a habilidade de produzir objetos estéticos ou textos teatrais.
No começo do século XV, Florença vivenciou um desenvolvimento sem precedentes, vindo a se tornar o berço do Renascimento, com várias contribuições fundamentais, incluindo as escavações e os estudos das ruínas da cidade de Roma. Em alguns momentos entre 1404 e 1407, dois artistas florentinos viajaram juntos para Roma e com seus estudos fizeram importantes contribuições para o desenvolvimento da arte italiana, sobretudo para a arquitetura e a escultura. Tratam-se dos seguintes artistas:
As “Portas do Paraíso” (Portas do Leste), 1425-1452, compreendendo 10 painéis de relevo representando cenas do Antigo Testamento, produzidas em bronze dourado, foram encomendadas pela rica Guilda Calimala (dos mercadores de tecido) para o Batistério de San Giovanni, em Florença. Tal obra foi criada pelo seguinte escultor e fundidor de metal italiano, nascido na cidade de Pelago:
Surgido na Alemanha, o expressionismo foi uma das primeiras correntes vanguardistas europeias. O termo expressionismo foi usado pela primeira vez, da maneira como entendemos hoje, em 1912, por Herwath Walden (Proprietário da revista alemã Der Sturm – A tempestade). Sobre o expressionismo, assinale a afirmativa correta.
O texto dramático possui características que o constituem. São consideradas características do texto dramático, EXCETO:
Reunida no theatron, a multidão grega participava ativamente do ritual teatral e, também, religioso para assistir às tragédias e comédias. Dentre os nomes citados a seguir, qual deles é mais conhecido pela escrita de comédias?