O instrumento de pesquisa que visa proporcionar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos custodiados pelo arquivo, chama-se:
Assinale a alternativa que indica a ordem correta dos nomes dos servidores da Prefeitura Municipal correspondente aos números dos dossiês, conforme a tabela abaixo, segundo o método dígito-terminal de arquivamento.
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Conforme disposto no artigo 31 da Lei de Acesso a Informação, o tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e _____________________________, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem.
O ato de determinar a identidade do documento de arquivo, de caracterizar elementos próprios e exclusivos que conferem essa identidade Para auxiliar na etapa da classificação e avaliação de documentos, são usadas ferramentas que buscam normatizar este processo. Quais os principais instrumentos que possibilitam a classificação e avaliação de documentos?
A classificação de documentos é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, o qual inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações.
Sobre as rotinas correspondentes às operações de classificação de documentos, o que não é realizado?
Analise os seguintes conceitos:
(1) Retirada de folhas/documentos de um processo de forma definitiva, mediante justificativa.
(2) Retirada de folhas/documentos de um processo de forma definitiva, mediante justificativa, com o objetivo de formar um novo processo.
(3) União em caráter definitivo e irreversível de documento(s), avulso(s) ou processo(s), a outro processo, desde que referentes a um mesmo interessado ou assunto, visando à continuidade da ação administrativa.
(4) União em caráter temporário de processo(s) a outro processo, destinada ao estudo, instrução e à uniformidade de tratamento em matérias semelhantes e servir de documento elucidativo para a instrução deste, pertencente a um mesmo interessado ou não.
À luz da Portaria Interministerial nº 1.677/2015, que define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, esses conceitos dizem respeito, respectivamente, a:
Com relação à organização de um arquivo, a técnicas e métodos de arquivamento, a modelos de arquivos e tipos de pastas, a arquivamento de registros informatizados e à elaboração de relatórios e registros, julgue o item a seguir.
A transferência de documentos ocorre quando um documento passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.
Acerca da Lei n.º 12.527/2011 e do Decreto n.º 7.724/2011, julgue o item subsequente.
Não se admite o pedido anônimo de informações, havendo de constar do requerimento, além da identificação do solicitante, a sua finalidade.
Segundo Belloto, fundo de arquivo compreende os documentos gerados e/ou recebidos por uma entidade pública ou privada que são necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justificam sua existência. O princípio que é norteador da constituição de um fundo de arquivo é o:
Com base na Portaria Normativa/SEGRT/MP nº 04, de 10 de março de 2016 (Assentamento Funcional Digital), considere as seguintes afirmativas:
1- O Assentamento Funcional Digital é considerado documento arquivístico e deverá observar as orientações emanadas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
2- O Assentamento Funcional Digital será único por servidor, cabendo aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal a responsabilidade pela inclusão de documentos e respectiva atualização.
3- A digitalização do legado poderá ser realizada com o auxílio de serviços de terceiros, ficando a cargo de cada órgão ou entidade do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal a contratação e gestão desses serviços.
4- O Arquivo Nacional, por intermédio do CONARQ, promoverá a capacitação de servidores e empregados públicos dos órgãos e entidades para a operacionalização do SEI-AFD.
Assinale a alternativa correta.
Função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização:
Arquivista que causou grande impacto na comunidade arquivística internacional ao lançar suas ideias sobre a questão da fidedignidade e da autenticidade do documento eletrônico arquivístico com base na união dos fundamentos da arquivologia e da diplomática:
Assinale a alternativa que define o processo de restauração que consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer face de uma folha.
No que se refere à avaliação, à tramitação e à tabela de temporalidade dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
I - A destinação final, elemento importante da tabela de temporalidade, apresenta duas possibilidades: arquivo corrente ou intermediário.
II - O processo de envio de documentos da fase corrente para a fase intermediária recebe o nome de recolhimento.
III - A destinação dos documentos é indicada por três fatores: tabela de temporalidade; valor de natureza administrativa; e plano de classificação.
IV - O prazo de guarda varia de documento para documento e está expresso na tabela de temporalidade da instituição.
A quantidade de itens certos é igual a
Com relação à terminologia arquivística, identifique como verdadeiras “V" ou falsas “F" as seguintes afirmativas:
( ) Organicidade é a qualidade pela qual os arquivos transmitem a estrutura, funções e atividade da instituição acumuladora nas suas relações internas e externas.
( ) Arquivo corrente é constituído de documentos em movimentação ou frequentemente consultados, de uso corrente para o órgão produtor e para os demais órgãos envolvidos.
( ) Fundo é o registro do ciclo de vida dos documentos, elaborado após análise e aprovação por autoridade competente, determinando o prazo de guarda, transferência, recolhimento, eliminação e reprodução dos documentos.
( ) Arquivo permanente é constituído de documentos de guarda permanente em razão do seu valor histórico, informativo e probatório, e seu uso apresenta um valor secundário de testemunho e informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.