O Sistema Eletrônico de Informações - SEI, desenvolvido por determinado Tribunal Regional Federal e escolhido para uso da Administração pública federal no contexto do Processo Eletrônico Nacional - PEN do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem sido adotado por instituições dos três poderes nas diferentes esferas do Estado. A respeito do SEI, objeto de discussão entre os profissionais da área arquivística brasileira, é correto afirmar que
Qualquer que seja a plataforma tecnológica em que for desenvolvido ou implantado, um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD deve, obrigatoriamente,
Sobre documentos de arquivo em ambiente digital, é correto afirmar que
Há uma série de normas internacionais dedicadas ao processo de descrição de documentos de arquivo. Além da norma geral, a ISAD(G), há outras que a complementam: a que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística, isto é, de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas) que produzem e custodiam arquivos; a que apresenta regras gerais para a caracterização das instituições detentoras de acervo arquivístico; e a que trata das funções das entidades coletivas responsáveis pela produção e manutenção de arquivos. Tais normas complementares são, respectivamente,
A fim de apoiar as demandas internas da instituição em que trabalha e auxiliar o pesquisador que a ela recorre em busca de subsídios, o arquivista deve conhecer profundamente o potencial informativo da documentação sob seus cuidados. Para tanto, precisa realizar pesquisas na área de
A certificação digital pode ser definida como o
Com relação à organização de um arquivo, a técnicas e métodos de arquivamento, a modelos de arquivos e tipos de pastas, a arquivamento de registros informatizados e à elaboração de relatórios e registros, julgue o item a seguir.
Arquivos correntes são os arquivos consultados com frequência devido a seu uso funcional, administrativo ou jurídico.
Acerca da Lei n.º 12.527/2011 e do Decreto n.º 7.724/2011, julgue o item subsequente.
Qualquer servidor público detém competência para classificar como ultrassecreta determinada informação, respondendo, porém, nos termos da lei, se essa classificação se revelar injustificada.
A respeito da Lei n.º 12.527/2011 e do Decreto n.º 7.724/2011, julgue o item seguinte.
Poderá ser negado o acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais, mediante decisão justificada.
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
A declaração de interesse público e social de arquivos privados implica a transferência do respectivo acervo para guarda em instituição arquivística pública e exclui a responsabilidade, por parte de seus detentores, pela guarda e preservação do acervo.
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
Expedição é a remessa dos documentos às unidades responsáveis sobre a matéria neles tratada dentro do próprio órgão.
Quanto à preservação, à conservação, à triagem, à eliminação e à digitalização de documentos, julgue o item seguinte.
Um documento digitalizado com resolução de 300 PPI possui um tamanho em bytes maior que o mesmo documento digitalizado com resolução de 150 PPI.
Com relação à preservação, à conservação, à triagem, à eliminação e à digitalização de documentos, julgue o próximo item.
Para maior durabilidade, fitas de vídeo, disquetes e outros meios eletrônicos deverão ser mantidos longe de campos eletromagnéticos e livres de poeira, umidade e temperaturas altas.
Sobre o conceito de documentação é correto afirmar, EXCETO:
Os arquivos constituem conjuntos organizados de documentos, produzidos ou recebidos e preservados.
Sobre arquivos públicos e privados é INCORRETO afirmar que: