Dentre as definições abaixo, em conformidade com a ISAD (G), marque a opção CORRETA:
Em relação aos conceitos de documentos digitais, julgue as afirmações abaixo:
I – Documento arquivístico autêntico é aquele que preserva a mesma identidade que tinha quando gerado pela primeira vez e cuja integridade pode ser presumida ou provada ao longo do tempo.
II – A identidade de um documento arquivístico digital se dá pelos elementos intrínsecos e extrínsecos presentes na face do documento e pelos atributos expressos em metadados.
III – A integridade de um documento refere-se à completeza da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.
IV – A confiabilidade de um documento arquivístico tem a ver com a veracidade de seu conteúdo, ou seja, de seu autor e da pessoa responsável pela gestão.
Estão CORRETAS as afirmações:
A movimentação de um documento entre áreas e/ou unidades, internas ou externas à organização, também conhecida como fluxo documental, é chamada de
Na biblioteca da Universidade Saberes e Conhecimentos optou-se por organizar documentos tendo por base a divisão por 10 classes principais, que, por sua vez, são divididas em subclasses. O nome desse método de arquivamento é
No ano de 2012, o Conselho Nacional de Arquivos publicou o documento “Diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais".
Considerando-se os conceitos apresentados nesse documento, estabeleça a relação correta entre o termo e seu significado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) representou importante passo no sentido de ampliar a transparência no setor público, colocando à disposição da população informações detidas por órgãos e entidades públicos. A respeito dessa lei, assinale a alternativa correta.
Um cidadão, pretendendo verificar os gastos com prestação de serviços de determinada secretaria de estado, tem o seu pedido de acesso aos processos administrativos que cuidam dessas contratações indeferido. Considerando as disposições constantes da Lei nº 12.527/11, é correto afirmar que, nesse caso,
Assinale a única alternativa que traz a associação correta entre os princípios da arquivologia e os conceitos a seguir:
u. Cumulatividade
v. Proveniência
x. Organicidade
y. Unicidade
z. Indivisibilidade
I - Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.
II - Os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também pode ser chamado de princípio do respeito aos fundos.
III - Os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.
IV - Os arquivos constituem uma formação progressiva e natural decorrente das funções e atividades de um organismo.
V - Os fundos arquivísticos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição ou acréscimos indevidos ou não autorizados, decorrente do princípio de respeito aos fundos.
Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. As responsabilidades dos setores encarregados do protocolo devem se limitar ao recebimento e ao processamento de documentos.
“É o método alfabético, acrescentando cores (excelente auxiliar mnemônico) às letras. Trabalha-se com 5 cores diferentes. As cores são atribuídas em função da segunda letra do nome de entrada no arquivo. As guias são coloridas e as notações alfabéticas" (Valentini, 2009; p. 79). Essa definição refere-se ao método de arquivamento:
Com base na Lei de Informação, marque a opção CORRETA:
Analise as afirmações abaixo e com base na Lei de Acesso à Informação, marque V para verdadeiras e F para falsas: O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:
( ) Informação contida em registro e documentos recolhidos a arquivos públicos, vedado os produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades não recolhidos aos arquivos públicos;
( ) Informação primária, íntegra, autêntica e atualizada;
( ) Informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação e contratos administrativos;
( ) A informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, caso ainda exista vínculo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Rol, Amostra, Histograma e Relação, são exemplos de documentos:
Quanto à Lei n.º 12.527/2011, julgue o item.
Informação sigilosa é a submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.
Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. A distribuição feita pelo setor de protocolo consiste no envio dos documentos aos setores de trabalho, que se responsabilizam pela demanda contida no documento.