Com relação ao Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Abarca todas as fontes de informação existentes no órgão ou entidade, incluindo o sistema de gestão arquivística de documentos, biblioteca, centro de documentação, serviço de comunicação, entre outros.
( ) Conjunto de tecnologias utilizadas para organizar a informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição
( ) Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos e, como tal, sua concepção tem que se dar a partir da implementação de uma política arquivística no órgão ou entidade.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
A partir do diagnóstico de uma determinada situação arquivística, o arquivista verifica que precisa de um método de ordenação que tenha por eixo um código numérico dividido em grupos de dígitos, lidos da direita para a esquerda, que indicam a disposição física dos documentos.
Assinale a opção que indica esse método.
Sobre os arquivos privados, com base na Lei nº 8.159/91, analise as afirmativas a seguir.
( ) Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social.
( ) O acesso aos documentos de arquivos privados identificados como de interesse público e social é ostensivo.
( ) Os arquivos privados identificados como de interesse público e social são recolhidos aos arquivos públicos.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Sobre as condições adequadas de temperatura e de umidade relativa do ar, elementos vitais para prolongar a sobrevivência dos registros, analise as afirmativas a seguir.
I. Os níveis de umidade relativa (UR) altos aumentam o risco de quebra das fibras e de esfarelamento dos materiais orgânicos fibrosos.
II. A estabilidade da temperatura e da umidade relativa UR é especialmente importante e as mudanças bruscas são muito danosas.
III. Os níveis de umidade relativa (UR) acima de 65% evitam micro-organismos e reações químicas danosas.
Está correto o que se afirma em
A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que se segue.
A participação do Arquivo Nacional foi fundamental no fortalecimento dos arquivos enquanto instituição, uma vez que propôs a modernização das instalações e também de recursos materiais e humanos indispensáveis ao exercício das funções arquivísticas essenciais.
No que se refere às atividades cotidianas de um arquivo, julgue o próximo item.
O processo de classificação de documentos em um arquivo utiliza essencialmente métodos predeterminados e exige conhecimento do sistema, do conteúdo e da significação dos documentos a serem classificados.
A respeito da diplomática, das características do documento de arquivo e da difusão em acervos, julgue o item a seguir.
Uma vez perdido o valor informacional do conjunto documental após seu recolhimento, o arquivo permanente deve concentrar suas atividades na difusão de seu acervo.
Com relação aos agentes de degradação no âmbito da conservação e restauração de documentos, julgue o seguinte item.
As tintas ferrogálicas apresentam pH = 7, portanto apresentam alto nível de acidez e, por isso, podem corroer as fibras do papel.
A respeito das práticas de restauração, de segurança em acervos, de conservação preventiva e de digitalização de documentos sob a abordagem da preservação de documentos, julgue o item subsequente.
No ambiente de restauração, a guarda de quaisquer alimentos deve ser feita sempre em móvel devidamente lacrado.
Roberto é conservador/restaurador de uma instituição pública e tem o desafio de realizar ações de conservação curativa e restauração em um acervo composto de livros antigos, documentos arquivísticos e fotografias. Alguns dos livros a serem tratados por Roberto apresentam sujidades, acidez e amarelecimento do papel.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Para os livros com sujidades, acidez e amarelecimento do papel, Roberto deve optar pela higienização e pelo tratamento químico para desacidificação, com o uso de solução alcalina para estabilizar a acidez.
Roberto é conservador/restaurador de uma instituição pública e tem o desafio de realizar ações de conservação curativa e restauração em um acervo composto de livros antigos, documentos arquivísticos e fotografias. Alguns dos livros a serem tratados por Roberto apresentam sujidades, acidez e amarelecimento do papel.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Uma das funções de Roberto, no que se refere às ações de conservação curativa, consiste em promover ações de sensibilização para despertar o sentimento de preservação nos usuários que utilizam o acervo de sua instituição.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
A restauração em um bem integrado deve basear-se em estudo da documentação existente, a fim de fundamentar as intervenções conforme a história e o estilo da época.
Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
A restauração de uma peça metálica consiste basicamente em limpeza, estabilização da corrosão e(ou) redução dos produtos corroídos, podendo-se usar, para isso, solução de sulfito de sódio (Na2SO3).
Com relação ao processo de identificação de ameaças ao patrimônio no âmbito da gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Luz ultravioleta e infravermelha, fogo e água são considerados agentes de deterioração, ou seja, podem provocar danos ao patrimônio.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Com exceção da fase de recuperação, todas as demais fases do plano de gestão de riscos podem ser consideradas ações de conservação preventiva.