Com relação ao processo de identificação de ameaças ao patrimônio no âmbito da gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Temperatura e umidade relativa do ar não são, em si, agentes de deterioração, mas passam a sê-los se estiverem fora dos padrões ideais para cada tipologia de acervo.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
As reservas técnicas devem ser utilizadas unicamente para o acondicionamento do acervo, de modo que não se deve armazenar ali nenhum material não pertencente ao acervo.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
Os objetivos do acondicionamento são guardar e proteger as peças de um acervo e facilitar o seu manuseio.
Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.
No arquivo permanente de uma instituição devem ser armazenados documentos administrativos que já não sejam utilizados com frequência.
Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.
O princípio da ordem original, utilizado na organização interna de um fundo de arquivo, determina que os documentos devam ser reclassificados por assunto.
A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.
A classificação de documentos é feita a partir do ato de recebimento ou expedição do documento.
A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.
Após a classificação do documento, é necessário ordená-lo, ou seja, determinar a posição em que esse documento vai ser disposto em uma unidade de classificação.
Em ambientes eletrônicos, de acordo com alguns autores, não haveria necessidade de um lugar fixo e central, apartado dos organismos onde foram criados e utilizados, para a guarda dos documentos de valor permanente. Tal posição, defendida por Terry Cook e Theo Thomassen, é conhecida como
Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.
O texto de número I corresponde
Dentre as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos para a digitalização de documentos de valor permanente, destaca-se a que focaliza manuscritos sem a presença de cor. Para tais documentos, nos quesitos tipo de reprodução, formato de arquivo digital e resolução mínima, recomendam-se, respectivamente,
Atenção: Para responder à questão, considere os elementos internos, intermediários e externos que, segundo a renomada arquivista Heloísa Liberalli Bellotto, permitem à Diplomática averiguar a autenticidade dos documentos. Tais elementos vêm enumerados abaixo, em ordem alfabética:
Os elementos considerados intermediários (nem externos, nem internos) são os de números
Com relação a acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Os documentos de valor permanente que apresentem grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente.
Após a criação de um novo órgão público estadual, surge a necessidade de criar um arquivo para a guarda de seus documentos. Como forma de organização do arquivo, o gestor decide utilizar o sistema de arquivamento indireto, em função do grande volume de documentos que serão abrigados.
É um exemplo de uso desse tipo de sistema, o método
Ao se organizar um arquivo, é imprescindível que sejam consideradas suas regras e seus princípios.
Com base nessa premissa, assinale a afirmativa correta.
Em relação a conceitos de arquivologia, legislação, protocolos, classificação, arquivamento e ordenação de documentos, julgue o item seguinte.
Para constituir um dossiê relativo a licitação de medicamentos, o processo de junção dos tipos de documentos relativos ao assunto denomina-se ordenação.