A função direção está intimamente relacionada com autoridade e poder, ambos manifestações de influência que se referem a qualquer comportamento da parte de um indivíduo e que alteram os comportamentos, atitudes e sentimentos de outro.Assim, pode-se concluir que poder:
A organização é um sistema social que se caracteriza por diferentes participantes que interagem dentro de uma diferenciação de tarefas provocadas pela divisão de trabalho. Os participantes da organização são todos os indivíduos que dela recebem incentivos e que fazem contribuições para sua existência, levando-a a funcionar como um sistema que recebe contribuições dos participantes em troca de incentivos ou alicientes. São exemplos de alicientes:
O Administrador pode trabalhar nas diversas especialidades da Administração: Produção, Finanças, Recursos Humanos, Mercados ou Administração Geral. O que vem ocorrendo na prática é que o administrador soluciona
problemas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situação, podendo ser encontrado em todos os níveis hierárquicos da organização. Os administradores que implementam os
planos específicos, desenvolvidos no nível intermediário, envolvendo-se diretamente com os funcionários não administrativos que supervisionam as operações e que se constituem em links com o pessoal administrativo são
conhecidos como:
A Gestão Estratégica pela Qualidade é um conjunto de princípios, métodos e procedimentos, aplicados à uma organização, que, por meio do comprometimento individual de todos, controla e aperfeiçoa, de modo contínuo, os sistemas e processos nela existentes, a fim de atender, com qualidade crescente e custos adequados, as necessidades e expectativas das organizações, grupos ou indivíduos usuários de seus produtos ou serviços. A evolução da Qualidade deu-se em eras, sendo que uma destas eras se caracteriza por enfatizar a localização dos defeitos. Trata-se da era do (da):
O planejamento operacional consiste no estabelecimento de planos que se relacionam com a operação da empresa no dia-a-dia, em uma base de curto prazo. Preocupa-se com “o que fazer” (tarefa/atividade) e com o “como fazer” (método) definindo o que precisa ser feito para alcançar os objetivos propostos. Funciona com pequeno grau de liberdade na execução das tarefas e é imediatista, tendo abrangência local. É voltado para a otimização e a maximização de processos, enfatizando a eficiência e cuidando da administração pela rotina, o que caracteriza o funcionamento
de acordo com a lógica do (da):
Processo é uma seqüência de atividades concatenadas para alcançar determinado resultado, ou produto, sem final definido, já que deve aprimorar-se continuamente. Diferenciase de projeto, uma seqüência de atividades temporárias, também com o objetivo de fornecer um produto, mas para ser um projeto é imperativo o uso de alguns critérios: começo e fim programados; diferença para as atividades de rotina; solução envolvendo muitas variáveis; existência de prazo definido para sua apresentação; competências e recursos multidisciplinares requeridos; importância para a
organização, dentre outras. E há ainda a abordagem de projeto, com indicação de um gerente, montagem de uma equipe de projeto, além de:
A Revolução Industrial teve grande significado para a Administração, foi um verdadeiro marco na transformação da economia agrária, predominantemente artesanal na forma de produção, para a economia industrial, com seus sistemas operacionais mecanizados operando em organizações urbanas. Surge também a figura do empregador, uma espécie de fornecedor de equipamentos e supervisor de seu uso, confrontando-se com a figura do trabalhador, o ser transformado em operário e inserido em ambiente de conflito. Na verdade, na era industrial a sociedade passou a ser dependente das organizações, que se transformaram no lugar onde as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem. O campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações é chamado de:
Uma organização existe para produzir algo: bens ou serviços. No Brasil, grande parte das empresas nacionais foi criada a partir da fase de industrialização, no pós-guerra, com estrutura e funcionamento das fábricas e escritórios apoiados em três teorias: Clássica; Científica e Burocrática. Para funcionar satisfatoriamente, a estrutura organizacional especializou-se horizontal e verticalmente, sendo que a especialização horizontal trouxe com ela a:
A função controlar permite a monitoração dos desvios, quando ocorrem, com a finalidade de manter as ações direcionadas corretamente. Na etapa final do processo de controle, a informação sobre o desempenho real é comparada com os objetivos ou padrões e, com base nesta comparação, pode-se iniciar uma ação para corrigir ou reforçar a atividade ou o desempenho. Visando a eficácia dos sistemas de controle, eles devem possuir determinadas características, e como é impossível se controlar tudo, uma das características deve priorizar a ênfase na:
Um instrumento bastante útil de implementação de estratégia é o Balanced Scorecard (BSC), moderno sistema de gestão que se tornou conhecido em 1992, a partir de uma proposta de sistema de medição do desempenho e controle gerencial, criado para descrever a estratégia e guiar sua execução ao resultado esperado no futuro. O BSC traduz a missão da empresa e sua estratégia num conjunto compreensivo de objetivos e indicadores de desempenho, que constitui a base do sistema de administração do desempenho. O BSC funciona como se cada funcionário tivesse seu plano de trabalho individual, com etapas bem claras e definidas que devem ser assinaladas à medida que são ultrapassadas.Oplano de trabalho individual se apóia em um:
Desde 500 a.C, Sun Tzu registrou o seguinte conselho: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”. Mais recentemente, Andrews e Christensen, da Harvard Business School, desenvolveram também uma metodologia de análise para se estudar a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Através desta metodologia, poder-se-á fazer o inventário das forças e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaças do meio envolvente e do grau de adequação entre elas. Quando os pontos fortes de uma organização estão de acordo com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será, por certo, competitiva no longo prazo. Este processo é conhecido por análise de:
A respeito de administração financeira, julgue o próximo item.
As decisões financeiras inerentes à atividade de uma empresa - de captação e aplicação de recursos - são interdependentes, pois a viabilidade dos negócios a longo prazo tem de assegurar aos capitais investidos na empresa remuneração superior ao retorno esperado pelos investimentos que ela realiza.
Um executivo pode ter profundos conhecimentos de Administração e invejável currículo profissional, mas acaba sendo julgado mesmo é pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que consegue obter dos recursos
disponíveis. Para este julgamento pesa o seu modo de agir, suas atitudes, sua personalidade e sua filosofia de trabalho, o que depende de um conjunto de habilidades que, na concepção de Robert L. Katz, exige do executivo a
preponderância de um tipo de habilidade chamada de:
As empresas direcionam seus negócios e operações de maneira coerente, por meio de padrões próprios, determinando ações organizacionais e comportamentos diferenciados e personalizados, aplicando estratégias. De
acordo com Michael Porter, as estratégias empresariais podem ser classificadas em três categorias genéricas, sendo que, numa delas, pode-se enquadrar a mais nova fábrica de periféricos para canhotos, inaugurada no seu bairro, caracterizando a estratégia do (da):
No planejamento estratégico as orientações para a tomada de decisão refletem os objetivos e orientam o público interno em direção a eles nas situações que requeiram julgamento e alinhamento de conduta. São definidas de maneira ampla e abrangente, sem entrar em detalhes, mas orientam a formulação dos procedimentos, estes sim, detalhados. Existem casos em que essas orientações podem deixar os gerentes até mesmo constrangidos por refletirem uma ética questionável, como, por exemplo, quando resultam em discriminação com base em religião, ou idade. Neste caso, as orientações a que nos referimos são estruturadas como: