Sob a alegação de falta de recursos, tradicionais empresas do segundo setor relutaram em aderir à onda de modernização da era pós-industrial e desapareceram. No primeiro setor, cujas organizações não são expurgadas pelo mercado com a mesma velocidade, presenciamos um assustador grau de obsolescência que resultou em absoluta insegurança, inclusive nas áreas de saúde, transporte e eletricidade, a maioria das vezes com recursos destroçados pela péssima gestão. Ocorre que a modernização se faz, sobretudo, com pessoas, dotadas de querer, poder e saber,
trabalhando sob enfoque sistêmico.Aessência deste enfoque é a idéia de elementos que interagem e influenciam-se para realizar objetivos, com base em três linhas principais de
pensamento independentes, que nele estão sintetizadas, e que são: a teoria da forma; a cibernética e a teoria dos sistemas.Ateoria da forma apóia-se no (na):
Ambiente é o espaço característico onde a organização se insere, mas a organização também constitui um outro tipo de ambiente, interno, dentro do qual muitas pessoas trabalham e vivem. Em outras palavras, a organização cria o ambiente em que se desenvolvem as relações entre diferentes profissionais e grupos, bastante influenciado pelas lideranças, resultando em sentimentos. O produto dos sentimentos individuais e grupais criados e que deve ser
estudado para se entender se a organização e suas práticas administrativas favorecem ou não o interesse e o rendimento das pessoas - chama-se:
A substituição do atendimento personalizado dos armazéns pelo auto-serviço dos supermercados, nos anos 40, bem como a substituição no atendimento em agências bancárias pelo auto-serviço apoiado em computadores são exemplos de racionalização do trabalho e eliminação de desperdícios, conseguidos com a criação de processos totalmente novos e eficientes, usando inteligentemente a tecnologia da informação. Na verdade, a idéia básica foi a reinvenção da empresa, processo denominado:
Uma estratégia explícita é um plano de ação que descreve a alocação de recursos e de atividades para lidar com o ambiente e atingir objetivos da organização. Por meio dela os executivos buscam desenvolver competências essenciais e criar sinergia, agregando valor para seus clientes. Deve-se entender como competência essencial tudo aquilo que a organização:
Do exercício da influência interpessoal surge o fenômeno da liderança, alçando o indivíduo frente a um grupo que se deixa conduzir em uma determinada situação. Convém lembrar que uma pessoa pode ocupar uma posição, desempenhando um papel em uma estrutura, tornando-se possuidor de um cargo ou título, mas ninguém pode receber liderança, pois esta precisa ser aceita e legitimada pelo grupo, sem o qual não haverá a quem liderar. Daí surge o conceito de:
Com base nos conceitos gerais e no histórico da administração, julgue o item abaixo.
Os modelos de administração, organização e sociedade que emergiram da Revolução Industrial tiveram Marx como um de seus principais críticos, o qual exerceu forte influência sobre sindicatos e partidos políticos. Entre outros aspectos, Marx propunha, em contraposição ao poder dos capitalistas sobre o Estado, um modelo alternativo de gestão embasado na propriedade coletiva dos meios de produção.
Assinale a afi rmativa correta
No modelo de Miles e Snow, o Bradesco é considerado uma organização altamente prospectiva porque:
Um pedido de 100 unidades de um produto está sendo processado nos centros de trabalho A e B. O tempo de preparação em A é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 10 minutos por peça. O tempo de preparação em B é de 50 minutos, e o tempo de operação é de cinco minutos por peça. O tempo de espera entre os dois centros de trabalho é de quatro horas. O tempo de transporte entre A e B é de dez minutos. O tempo de espera após a operação B é de quatro horas, e o tempo de transporte até as lojas é de 15 minutos. Não existe fila em nenhuma das duas estações de trabalho. O manufacturing lead time (MLT) total para o pedido é de:
O processamento técnico dos conjuntos documentais de um fundo fechado, a partir do princípio orgânico-estrutural, é representado pelo desenho abaixo:

Esse quadro representa, do ponto de vista arquivístico, a seguinte estrutura:
Uma empresa, até recentemente, fabricava e comercializava brinquedos e jogos para crianças. Sua organização era funcional, em três departamentos: produção, marketing e finanças. Há alguns anos, essa empresa decidiu entrar também no mercado dos jogos para adultos. Em pouco tempo, as vendas dessa nova linha aumentaram muito. O presidente da companhia começou a pensar em reorganização e achou que seria melhor mudar para uma departamentalização por produto, em três divisões: brinquedos para meninos, brinquedos para meninas e produtos para adultos. O departamento de marketing apoiou essa idéia. O chefe de produção, no entanto, teve receio de que essa mudança gerasse confusão. Em sua opinião o formato funcional era bastante adequado. O departamento de finanças propôs fazer um estudo de custos de cada alternativa.
Como desvantagem da organização por produto, pode-se apontar:
Nos últimos seis meses, a demanda de um produto foi de, sucessivamente, 230, 235, 240, 250, 270 e 230 unidades. A previsão de demanda, com base na média móvel de três meses, é de:
Uma das lojas de uma grande rede recebeu um auto de infração. Para elucidá-lo, os dirigentes da rede precisam encontrar certos documentos, mas a desorganização do arquivo vem lhes causando dificuldades. Alguns de seus problemas são: as várias origens dos documentos foram mescladas; não existe cronologia formal nos volumes de documentos; os documentos correntes estão misturados aos intermediários e permanentes; existem, desordenadamente, várias revistas especializadas, catálogos de preços, boletins, folhetos de publicidade, fotografias, disquetes etc.
O procedimento correto para se iniciar essa organização é:
Os formulários são elementos fundamentais no planejamento, execução e controle das diversas e complexas atividades de uma organização de grande porte atuante no setor financeiro. Através deles dados são coletados, analisados, processados e distribuídos pelos diversos setores da instituição. Por isso, são necessários alguns cuidados na elaboração desses formulários, por exemplo, na etapa de:
As instituições produzem e acumulam documentos que devem ser classificados segundo seus assuntos, o que exige muita atenção na leitura e interpretação dos documentos analisados pelos arquivistas. Observe o seguinte documento:

O documento acima deve ser classificado a partir dos seguintes assuntos principais: