O objetivo dos estudos de Hawthorne, que deram origem à Escola das Relações Humanas, era
Utilizar os recursos na execução de tarefas, levando ao menor desperdício, esforço, custo, retrabalho, reposição e aumentando o custo-benefício com excelência, é o mesmo que:
Fofoca, estresse e descontentamento, são algumas características de um ambiente de trabalho pesado, que contribui para uma equipe pouco disposta a buscar os melhores resultados. Quanto ao ambiente de trabalho harmonioso marque V(verdadeiro) ou F(falso) segundo corresponda.
I- Interromper um colega ao perceber um engano, impor o modo correto de realizar a tarefa mesmo que para isso seja necessário lhe faltar com o respeito.
II- Evitar a aproximação e relação de amizade com os colegas para não comprometer as relações de trabalho.
III- Manter-se equilibrado, buscando ser educado mesmo quando tratado com ironia ou desrespeito.
IV- Estimular a competição e se sobressair diante dos demais colegas.
A opção que agrupa a resposta CORRETA é:
No local de trabalho, manter um bom relacionamento é um princípio básico. São atitudes consideradas corretas, EXCETO:
É função dos arquivos possibilitar o acesso às informações de maneira rápida e precisa. O agente administrativo ao utilizar a combinação de cores claras e contrastantes e as letras para o arquivamento dos documentos está utilizando o método de arquivamento:
Segundo Robbins (1999), em seu livro "Comportamento Organizacional", há sete características básicas que, agregadas, apreendem a essência da cultura de uma organização. Marque a opção que indica a correta sequência entre a característica e sua definição:

Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) são quatro funções administrativas constantes da teoria Clássica e Neoclássica. De acordo com essas teorias, qual é o tipo de planejamento em que se elaboram cronogramas específicos, planeja-se cada etapa e são criados métodos, procedimentos, normas, metas e programas?
A comunicação é uma ferramenta no atendimento de pessoas e deve promover o perfeito entendimento interpessoal. No entanto, existem barreiras que podem comprometer a compreensão das mensagens, tais como gírias, regionalismos e gagueira. Esses casos caracterizamse como barreira de:
Entre diferentes níveis de hierarquia da organização, qual tipo de comunicação segue a cadeia de autoridade e limitase às comunicações ligadas às tarefas a serem desempenhadas pelos diferentes órgãos ou pelas pessoas?
Com base no organograma apresentado na Figura 1 assinale a alternativa CORRETA.
A gestão por competências tem base em três características fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta os componentes de uma competência.
Uma definição simples de ambiente é: tudo aquilo que está fora de uma organização. Por ser vasto e comum a todas as organizações, o ambiente geral é constituído de certas variáveis. Indique a alternativa cujas características NAO correspondem a sua variável:
Considere a seguinte situação: uma aplicação de R$ 20.000,00 produz um montante de R$ 26.724,34 ao final de um quadrimestre.
A fórmula CORRETA que determina a taxa mensal composta de juros é
As proposições abaixo relacionadas tratam sobre controle de estoques. Analise-as, de modo a julgá-las como verdadeiro V ou falso F e, em seguida, assinale a sequência CORRETA:
( ) De acordo com o CPC 16 – Estoques: o custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), exceto, custos de transporte e seguro. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.
( ) Inventários permanentes permitem o controle mais eficiente e possibilita a qualquer momento verificar a quantidade de cada item.
( ) O método do custo médio é também chamado de média ponderada móvel, sendo normalmente registrado no ativo circulante.
( ) A devolução de vendas é considerada na ficha de controle de estoques pelo custo da venda. O frete sobre as vendas não faz parte da ficha de controle de estoques, sendo considerada despesa comercial.
( ) Impairment é o valor contábil do ativo que excede, no caso de estoques, seu preço de venda menos o custo para completá-lo e despesa de vendê-lo ou, no caso de outros ativos, seu valor justo menos a despesa para a venda.
O endereçamento via orientação geográfica informa o almoxarife sobre o lugar onde o item deve ser armazenado. Logo, o código A-1-1-2- 1 representa a localização detalhada em: