Acerca do papel do Estado regulador, do processo de controle, da gestão de processos, da gestão da qualidade e da gestão de projetos, julgue o item seguinte
Os objetivos primordiais dos processos de controle organizacional são ressaltar os erros ou as falhas existentes para responsabilizar os empregados envolvidos.
Cada fase da evolução política e social se manifesta em distintos tipos de Estado, que vão desde o oligárquico e patrimonial, passando pelo autoritário e burocrático, até o Estado do bem-estar e o Estado regulador.
Com relação ao Estado Regulador, analise os itens a seguir:
I. A criação de agências reguladoras visa coibir a preservação da concorrência no livre mercado e o exercício do controle social sobre serviços públicos e atividades privadas.
II. No modelo norte-americano, a regulação baseia-se na intervenção necessária quando as atividades econômicas são consideradas incompatíveis com o bem-estar social ou quando representam um risco para o livre mercado.
III. O modelo regulatório europeu é caracterizado por uma intensa intervenção governamental para fortalecer as economias nacionais diante da concorrência estrangeira no comércio e nas relações econômicas internacionais.
Está correto o que se afirma em:
A comunicação organizacional é o processo onde as empresas transferem as informações com o objetivo de estabelecer um entendimento comum para quem as recebem, fluindo através de canais formais e informais. Entre os tipos de canais formais, as comunicações descendentes são aquelas encaminhadas do topo da organização aos seus subordinados englobando diversos assuntos.
Assinale a opção em que todos assuntos pertencem às comunicações descendentes:
Entre os modelos de apoio à decisão em uma organização, a matriz SWOT se destaca no processo estratégico por permitir analisar seus ambientes interno e externo, trazendo aspectos positivos e negativos que podem impactar cenários futuros.
Assinale a opção que apresenta o critério de avaliação desse modelo que se relaciona ao ambiente externo.
Os princípios gerais de administração abordados na teoria clássica por Henri Fayol, traziam em seus objetivos a busca da eficiência nas organizações. Dentre esses princípios, aquele que tem como característica a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente seu sucesso é denominado:
A departamentalização por cliente é o “critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir” (Sobral e Peci, 2013, p. 262). Considere as seguintes afirmativas sobre a departamentalização por cliente:
I. induz à redundância de funções;
II. reduz a eficiência da organização como um todo, quando comparada à estrutura funcional;
III. é indicada quando a organização atende a clientes com necessidades muito distintas;
IV. pode tornar secundários aspectos como lucratividade ou produtividade, em função da priorização da satisfação do
cliente.
Estão corretas:
O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação por meio da aprovação, tomada de decisão e avaliação. O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Apesar de serem heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos.
O tipo de programa que se destaca por um sistema lógico composto por cinco elementos principais, facilitando a detecção de desvios e fornecendo orientações para ajustar toda a rede de atividades ainda não realizadas, é o(a):
Uma determinada autarquia federal publicou recentemente seu plano estratégico e se apresenta como tendo a finalidade máxima de “Viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade”.
A apresentação da autarquia sustenta-se no conceito de
Uma organização tem a responsabilidade de definir critérios através dos quais escolherá seus futuros líderes e gestores, uma vez que a existência de critérios formais assegura à organização que a pessoa indicada terá as condições técnicas e comportamentais para exercer seu papel. Nesse contexto, considere que uma organização definiu que as pessoas indicadas para assumir posições de liderança deveriam apresentar as seguintes características:
(I) ser reconhecidas por seus pares como uma referência em seu trabalho;
(II) respeitar os indivíduos, aceitando a diversidade e estimulando o desenvolvimento dos outros;
(III) preocupar-se em obter os resultados desejados dentro dos valores e do comportamento exigido pela organização.
Com base nessas três características do perfil de liderança que a organização deseja, os critérios a serem utilizados para
a escolha das futuras lideranças pertencem, respectivamente, às seguintes categorias:
Enquanto o treinamento se concentra na preparação dos talentos para as exigências imediatas do trabalho atual, a prática do desenvolvimento de talentos visa seu crescimento futuro no médio ou longo prazo. Dessa forma, o desenvolvimento pressupõe que o talento já tenha passado por um treinamento inicial, possibilitando assim a construção de uma trajetória profissional que vá além das tarefas do trabalho atual.
Assinale a opção que indica um modelo de desenvolvimento que oferece oportunidades para que talentos com elevado potencial trabalhem temporariamente sob a supervisão de gestores bem-sucedidos em diversas áreas da organização.
Indicadores de gestão de pessoas são métricas quantitativas ou qualitativas usadas para avaliar o desempenho e o impacto das práticas de gestão de recursos humanos em uma organização. Esses indicadores podem abranger diversas áreas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, clima organizacional, rotatividade de funcionários, absenteísmo, entre outros.
Assinale a opção que indica o indicador de redução de custos versus despesas de Treinanamento & Desenvolvimento (T&D).
André está concorrendo a uma vaga de gerente de recursos humanos em uma seleção interna na organização em que trabalha. As atribuições do cargo estão descritas como: “orientar a equipe para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos; elaborar a orçamentação relativa às necessidades da equipe; fortalecer o relacionamento com entidades externas ligadas à gestão de pessoas”.
Essas atribuições estão relacionadas aos seguintes papéis do administrador, respectivamente:
As resoluções assumidas por um gestor dependem, fundamentalmente, da consolidação de dados e informações que sustentam o processo de tomada de decisão. Assim sendo, ferramentas que têm por objetivo organizar e apresentar dados e informações relevantes ao processo de tomada de decisão são denominadas
Os modelos de gestão de desempenho destinados a implementar uma estratégia devem ser capazes de traduzi-la para todos os níveis da instituição em que será implementada, tornando tal instituição capaz de atuar efetiva e conscientemente em prol da realização dos objetivos definidos.
Considerando esse contexto, uma organização pública construiu seu mapa estratégico, que tinha como função
Um gerente está associado a um grupo de referência (grupo de pessoas que influencia significativamente o seu comportamento) cujos valores, atitudes e comportamentos ele desaprova ou rejeita.
Considerando-se o tipo de influência e de associação desse grupo de referência, ele é classificado como grupo de