No que se refere aos arquivos permanentes, bem como quanto aos arquivos correntes e intermediários, julgue o item a seguir.
No arquivo permanente, o arquivista não se interessa apenas pelo arranjo dos papéis de um setor, mas ocupa-se da ordenação de todos os documentos sob sua guarda, que advêm de diferentes órgãos.
No que se refere aos arquivos permanentes, bem como quanto aos arquivos correntes e intermediários, julgue o item a seguir.
Visando evitar a proliferação de depósitos e manter uniforme a política arquivística, o arquivo permanente deve ser subordinado técnica e administrativamente ao arquivo intermediário.
Quanto aos manuais administrativos, julgue o item a seguir.
Caso o manual administrativo seja construído de forma pouco cuidadosa, e seu uso poderá acarretar sérios inconvenientes ao desenvolvimento normal das operações por parte das diversas unidades organizacionais da empresa.
Quanto aos manuais administrativos, julgue o item a seguir.
Planejamento das atividades, levantamento de informações e distribuição são exemplos de fases de elaboração dos manuais administrativos.
Em relação à gestão de processos, julgue o item a seguir.
As atividades são o conjunto de tarefas essenciais para a entrega de uma parte concreta e definida de um produto ou serviço.
No que se refere à gestão de projetos, julgue os itens seguintes.
Na etapa de planejamento do projeto, origina-se um plano básico, denominado termo de abertura ou ideia de projeto, no plano básico, também, conterá as justificativas do projeto, com a explicação do problema, a necessidade ou a oportunidade, bem como os benefícios em resolver tal problema.
Em relação à gestão de processos, julgue o item a seguir.
Os processos de negócio são divididos em apenas dois grupos: os processos primários e os processos de suporte.
Quanto à gestão de projetos, julgue os itens seguintes.
Os indicadores de desempenho geram um sistema com apenas um critério de avaliação de desempenho. O sucesso no nível do produto mede-se pelas principais variáveis da gestão, em especial: escopo; tempo; e custo.
Quanto à gestão de projetos, julgue os itens seguintes.
O objetivo singular e o prazo para conclusão são os dois aspectos principais que definem os projetos, diferenciando-os das atividades continuadas.
No que diz respeito ao tema da departamentalização, julgue os itens seguintes.
Uma forma de a organização desenvolver sua estrutura organizacional é por meio da rede de integração de empresas, em geral, por maior que seja a rede de integração, o estudo da estrutura organizacional deve extrapolar as empresas participantes, interagindo com outros agentes nesse processo, por exemplo, com clientes, fornecedores, governos, bem como com as comunidades em que as empresas participantes da rede atuam ou pretendem atuar.
Quanto ao tema da estrutura organizacional, julgue os itens a seguir.
Entre os aspectos básicos do sistema de comunicação nas empresas, estão os fluxos da comunicação. Desse modo, as comunicações nas organizações podem ser realizadas por meio de diferentes fluxos, sendo o fluxo diagonal ou transversal aquele que é realizado entre níveis hierárquicos diferentes, mas pertencentes à área de atuação.
No que diz respeito ao tema da departamentalização, julgue os itens seguintes.
Na departamentalização por serviços, há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização a respeito da mesma pessoa, e, em geral, essa sobreposição refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos.
Quanto ao tema da estrutura organizacional, julgue os itens a seguir.
A estrutura organizacional é dinâmica, em especial quando são considerados seus aspectos informais, que advêm das características das pessoas que fazem parte de seu meio de funcionamento.
A gestão por competências é um modelo gerencial que se desenvolveu nos anos recentes juntamente com os modelos pós-burocráticos de gestão. Atualmente, “O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções que as pessoas exercem, visando ao alcance dos objetivos da instituição. Essa definição foi proposta primeiramente por McClelland, em 1973, posteriormente por Fleury e Fleury, em 2001, e procura incorporar aspectos cognitivos, técnicos, sociais e afetivos relacionados ao trabalho.
Para reflexão sobre a questão, leia as afirmativas a seguir.
II.A gestão por competências é uma política de estímulo basicamente focada no engajamento do funcionário no ambiente de trabalho, visando a sua satisfação pessoal e não se relacionando com políticas de resultado.
II. Metodologia aplicada para melhorar a gestão de pessoas, utilizada na iniciativa privada e em diversas instituições públicas, busca alinhar os objetivos das instituições às necessidades de desempenho das equipes, fornecendo indicadores para o desenvolvimento dos servidores, melhor lotação e promoção.
III. A gestão por competências abrange diferentes níveis da organização, envolvendo aspectos individual, gerencial, grupal e organizacional. No nível organizacional deve estar alinhada com a estratégia de negócio e as competências essenciais da organização, fornecendo os elementos para sustentar a vantagem competitiva.
IV.Aplica-se a melhoria da gestão de pessoas na organização, podendo auxiliar no alinhamento das ações de trabalho com os objetivos da organização e com o desenvolvimento funcional do servidor.
Considerando o que melhor retrata o uso da gestão por competência, escolha a alternativa CORRETA
O termo empreendedorismo refere-se ao processo de identificar, desenvolver e implementar oportunidades de negócios em geral, que envolve a criação de novas empresas, produtos ou serviços. Os empreendedores são indivíduos que assumem riscos calculados para transformar suas ideias em realidade, buscando criar valor econômico, social ou ambiental. Contudo, existe um tipo de empreendedor que atua de forma diferente, não necessariamente na criação de novas empresas. O empreendedorismo que tem por característica buscar por oportunidades de inovação dentro de uma organização existente, por meio do desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos, ou até mesmo explorar novos mercados para a empresa denomina-se empreendedorismo