A Gestão de Qualidade pode ser definida como sendo
qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar
uma organização no sentido de possibilitar a melhoria
do serviço com vistas a garantir a completa satisfação
das necessidades da mesma. Alguns conceitos
básicos de gestão de qualidade, que podem e devem
ser observados por qualquer organização são:
I. Liderança.
II. Envolvimento das pessoas.
III. Abordagem por processos.
IV. Melhoria Continua.
V. Gerenciamento dos Conflitos.
Dos conceitos apresentados:
A Qualidade no Atendimento ao público
A estratégia de administração de uma entidade orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais é denominada Gestão da Qualidade. Ela é realizada por diversas etapas que incluem o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Dispõe-se de várias ferramentas, técnicas facilitadoras, normas e certificações que vêm auxiliar as entidades no sentido de conseguirem a qualidade, ou seja, a ausência cada vez maior de defeitos na elaboração de seus produtos ou execução de serviços. Uma dessas ferramentas consiste na educação, dando ênfase à prática imediata de hábitos saudáveis que permitem a integração de pensar, agir e sentir. Essa ferramenta é denominada:
A qualidade e eficácia do trabalho em equipe estão diretamente relacionadas ao seu desenvolvimento e gerenciamento. Esse processo envolve alguns princípios básicos:
I. definir claramente e conjuntamente os objetivos da equipe.
II. definir claramente o que se espera de cada elemento da equipe, no desempenho de sua função.
III. manter os canais de comunicação sob o controle de determinados elementos da equipe.
IV. avaliar periodicamente os resultados.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que estão corretos apenas os itens
Define-se como a representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo, sua sequência lógica e de encadeamento de atividades e decisões, bem como permite a realização de análise crítica para detecção de falhas e de oportunidades de melhorias:
Assinale a alternativa que apresenta ferramentas que NÃO são utilizadas na gestão pela qualidade total.
Mapear a estrutura de um processo complexo é determinante para sua avaliação de forma simplificada. A sequência que possibilita questionar e melhorar esse processo é
Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial,
julgue os itens de 92 a 98.
A gestão da qualidade estabelece que os processos devem ser continuamente estudados e planejados para que melhorias sejam implementadas e controladas.
A respeito de gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.
De acordo com Ishikawa e Feignebaum, a escola da qualidade total propõe que se designe uma unidade responsável, normalmente o departamento de qualidade, para garantir a qualidade dos processos e dos produtos entregues pela organização.
No controle estatístico, à medida que a amostra aproxima-se do total da população, a margem de erro é reduzida e possibilita a extração de informações mais confiáveis.

Considerando-se o esquema apresentado, é correto afirmar:
A Função Controle envolve quatro etapas, sendo que a primeira se relaciona com o estabelecimento de padrões que podem ser: quantitativos, qualitativos, de tempo e de custo.
Na distribuição do trabalho, a literatura é unânime em apontar que o instrumento que melhor se adapta é
No que diz respeito à gestão de processos, julgue os seguintes itens.
A abordagem por processos considera que um processo é um conjunto de atividades ou comportamentos desenvolvidos e executados por pessoas ou máquinas para alcançar uma ou mais metas.
Acerca dos preceitos da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.
O modelo de excelência gerencial (MEG) proposto pela Fundação Nacional da Qualidade apoia-se no PDCA (plan, do, check, act), importante ferramenta de melhoria contínua proveniente da escola da qualidade.
Em busca da melhoria da qualidade, as empresas podem utilizar-se de algumas ferramentas. Uma delas é o histograma, que é uma ferramenta