Indicador de desempenho estratégico que mede o grau de satisfação, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos no contexto em geral:
Acerca de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens a seguir.
A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar reduzir os preços de compra, visando negociar de forma que seja mais vantajosa para si do que para seus fornecedores.
Qual dos itens abaixo não diz respeito às premissas básicas voltadas à gestão da qualidade total?
Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. Validade, confiabilidade e complexidade são consideradas propriedades essenciais de um indicador de desempenho.
II. A sensibilidade é a capacidade que um indicador possui de nunca refletir as mudanças decorrentes das intervenções.
III. Os indicadores são usados distintamente nos níveis estratégicos organizacionais e os indicadores de processos, em geral, ocupam os níveis operacionais.
Como regra geral, em um tribunal, os responsáveis pela análise e melhoria de um processo de atendimento ao cliente devem
Leia as três afirmativas s seguir:
I. Realização de um trabalho com o mínimo de esforço, custo ou desperdício.
II. Realização de tarefas que ajudam a cumprir objetivos organizacionais.
III. Um funcionário disciplinado desempenha as funções em acordo com as normativas da sua área.
Assinale a alternativa CORRETA:
A respeito de gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.
A ferramenta de gestão da qualidade denominada 6 Sigma prevê a redução radical de desperdícios por meio da eliminação de produtos defeituosos.
Em virtude da concorrência global e da percepção de que os níveis de qualidade não são suficientes, algumas organizações adotaram o método de Gerenciamento da Qualidade Total (GQT).
Os princípios básicos associados ao GQT envolvem a(o)
Uma empresa de serviços deseja aplicar os Princípios de Deming referentes à qualidade para melhorar sua produ tividade.
Para tanto, a empresa incentivou a(o)
O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização.
Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.
Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)
A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho é chamada por:
O tipo de fluxograma criado pelo engenheiro Michael Addison, que usa símbolos padronizados pela ASME (American Society of Mechanical Engineers) e que possui um formulário pré-impresso, facilitando a padronização e tornando o seu preenchimento mais rápido e sua leitura mais inteligível, é o fluxograma
Quanto maior a empresa,mais complexo se torna o sistema de planejamento, de programação e de controle da manutenção.Várias atividades são demandadas e precisam ser executadas pelo setor administrativo responsável pelo pleno funcionamento das atividades da empresa.É considerada atividade de controle da manutenção o(a):
Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. A implantação de um sistema automatizado de folha de pagamento capaz de reduzir redundâncias e erros é um exemplo de busca pela eficiência.
II. A redução do número de funcionários e a terceirização de diversas funções é uma ação que promove o aumento da efetividade em um departamento.
III. Eficiência e eficácia são excelentes parâmetros para a medida do desempenho organizacional por indicarem, respectivamente, ênfase no alcance e ênfase nos meios utilizados para alcançar um objetivo.
Só se gerencia aquilo que se mede. Tomando-se a afirmativa como verdadeira, é correto afirmar que: