Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de
desempenho, julgue os itens subsequentes.
Os testes de simulação de desempenho vêm se tornando cada
vez mais populares, por demandarem pouquíssima elaboração
para serem aplicados e por focarem diversos requisitos além
daqueles relacionados ao trabalho.
O desempenho da administração reflete diretamente
sobre o desempenho da empresa. Existem alguns
sistemas que avaliam o desempenho das organizações.
Sobre o tema e alguns conceitos pertinentes, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.A eficiência de uma organização depende de como seus
recursos são utilizados.
II.Existem alguns critérios importantes para a avaliação
do desempenho de uma organização. A exemplo da
eficiência no uso dos recursos, qualidade dos produtos
e serviços, satisfação dos clientes.
III.O desperdício é uma atividade que consome recursos
mas não agrega valor ao produto ou serviço.
Estão corretas as afirmativas:
O processo de controle produz informações úteis que
auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de
controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo
e assinale a alternativa correta:
I.Uma das finalidades do processo de controle é fornecer
informações relevantes aos gestores que os auxiliarão
no desempenho de suas atividades.
II.O processo de comparação entre o que foi planejado
e o que está sendo executado e a obtenção das
correspondentes conclusões sobre o desempenho é
também considerado processo de avaliação.
III.A definição e conhecimento dos padrões permite a
avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação
das decisões corretas a serem tomadas.
Estão corretas as afirmativas:
Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Entre outras formas possíveis de definição, qualidade pode ser corretamente conceituada como conformidade às exigências.
O volume de atividades de um tribunal aumenta
significativamente, mas a mão de obra disponível não aumenta na
mesma proporção. A implantação de um programa de qualidade é
uma das alternativas para minimizar as dificuldades advindas desse
quadro.
Tendo como referência essas informações, assinale a opção correta
relacionada à gestão da qualidade.
A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e
modelo de excelências gerencial, julgue os itens seguintes.
De acordo com Feigenbaum, a qualidade está associada à possibilidade de se disponibilizar para o cliente o melhor produto a despeito do preço de venda.
Uma empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, está-se organizando para melhorar a qualidade de seus serviços.
Constitui condição necessária para que o cliente possa perceber a qualidade na prestação de um serviço a
No que concerne ao gerenciamento de rotina e ferramentas
da qualidade, considere:
I. Gerenciamento de Rotina é um método de responsabilidade
da alta administração e busca a eficácia
organizacional, através da obediência aos padrões
de trabalho, para evitar alterações ou mudanças.
II. O gráfico de Ishikawa, também conhecido como
regra dos 80/20, é construído a partir de um processo
de coleta de dados e pode ser utilizado quando
se deseja priorizar problemas ou causas relativas a
um determinado assunto.
III. Estratificação consiste no desdobramento de dados,
a partir de um levantamento ocorrido, em
categorias e/ou grupos para direcionar ações corretivas.
IV. A ferramenta usada para quantificar a frequência
com que certos eventos ocorrem, num certo período
de tempo, é chamada de Histograma.
Está correto o que consta APENAS em
O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:
Assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, um princípio norteador da qualidade total e um da reengenharia.
Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem.
Entre as técnicas para aprimoramento de processos destaca-se o Six Sigma, por meio do qual se mapeiam as exigências dos clientes a fim de transformá-las em requisitos de qualidade adotados pela organização.
A Administração da Qualidade é uma das abordagens mais significativas para o aprimoramento das operações nas organizações. Em linhas gerais, sua evolução ocorreu em três grandes Eras: da Inspeção, do Controle Estatístico da Qualidade e da Qualidade Total. A respeito dessa evolução, assinale a afirmativa INCORRETA.
As empresas, no contexto atual caracterizado pela constante mudança, precisam adaptar-se a cada momento, garantindo a sua sobrevivência e competitividade no mercado. Uma abordagem que vem sendo utilizada com o objetivo da melhoria da qualidade e do aumento da competitividade é o gerenciamento por processos.
O gerenciamento por processos caracteriza-se por
Com referência ao modelo de excelência gerencial e à gestão de projetos, de processos e de qualidade, julgue os itens seguintes.
O fluxograma é uma ferramenta de gestão da qualidade na qual se descreve a análise dos resultados obtidos durante determinado período.
A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de
qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela
reforma gerencial em curso no Brasil. Com relação a esse assunto,
julgue os itens que se seguem.
Os princípios estipulados por Deming acerca da qualidade nas
organizações incluem a constância de um propósito de
melhoria de produtos e serviços, a instituição da liderança e do
treinamento em serviço e a eliminação de metas quantitativas
para os empregados.