Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 478 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de

desempenho, julgue os itens subsequentes.

Os testes de simulação de desempenho vêm se tornando cada

vez mais populares, por demandarem pouquíssima elaboração

para serem aplicados e por focarem diversos requisitos além

daqueles relacionados ao trabalho.

O desempenho da administração reflete diretamente

sobre o desempenho da empresa. Existem alguns

sistemas que avaliam o desempenho das organizações.

Sobre o tema e alguns conceitos pertinentes, leia as

sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I.A eficiência de uma organização depende de como seus

recursos são utilizados.

II.Existem alguns critérios importantes para a avaliação

do desempenho de uma organização. A exemplo da

eficiência no uso dos recursos, qualidade dos produtos

e serviços, satisfação dos clientes.

III.O desperdício é uma atividade que consome recursos

mas não agrega valor ao produto ou serviço.

Estão corretas as afirmativas:

O processo de controle produz informações úteis que

auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de

controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo

e assinale a alternativa correta:

I.Uma das finalidades do processo de controle é fornecer

informações relevantes aos gestores que os auxiliarão

no desempenho de suas atividades.

II.O processo de comparação entre o que foi planejado

e o que está sendo executado e a obtenção das

correspondentes conclusões sobre o desempenho é

também considerado processo de avaliação.

III.A definição e conhecimento dos padrões permite a

avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação

das decisões corretas a serem tomadas.

Estão corretas as afirmativas:

Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue os itens seguintes.

Entre outras formas possíveis de definição, qualidade pode ser corretamente conceituada como conformidade às exigências.

O volume de atividades de um tribunal aumenta

significativamente, mas a mão de obra disponível não aumenta na

mesma proporção. A implantação de um programa de qualidade é

uma das alternativas para minimizar as dificuldades advindas desse

quadro.

Tendo como referência essas informações, assinale a opção correta

relacionada à gestão da qualidade.

A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e

modelo de excelências gerencial, julgue os itens seguintes.

De acordo com Feigenbaum, a qualidade está associada à possibilidade de se disponibilizar para o cliente o melhor produto a despeito do preço de venda.

Uma empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, está-se organizando para melhorar a qualidade de seus serviços.

Constitui condição necessária para que o cliente possa perceber a qualidade na prestação de um serviço a

No que concerne ao gerenciamento de rotina e ferramentas

da qualidade, considere:

I. Gerenciamento de Rotina é um método de responsabilidade

da alta administração e busca a eficácia

organizacional, através da obediência aos padrões

de trabalho, para evitar alterações ou mudanças.

II. O gráfico de Ishikawa, também conhecido como

regra dos 80/20, é construído a partir de um processo

de coleta de dados e pode ser utilizado quando

se deseja priorizar problemas ou causas relativas a

um determinado assunto.

III. Estratificação consiste no desdobramento de dados,

a partir de um levantamento ocorrido, em

categorias e/ou grupos para direcionar ações corretivas.

IV. A ferramenta usada para quantificar a frequência

com que certos eventos ocorrem, num certo período

de tempo, é chamada de Histograma.

Está correto o que consta APENAS em

O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:

Assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, um princípio norteador da qualidade total e um da reengenharia.

Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem.

Entre as técnicas para aprimoramento de processos destaca-se o Six Sigma, por meio do qual se mapeiam as exigências dos clientes a fim de transformá-las em requisitos de qualidade adotados pela organização.

A Administração da Qualidade é uma das abordagens mais significativas para o aprimoramento das operações nas organizações. Em linhas gerais, sua evolução ocorreu em três grandes Eras: da Inspeção, do Controle Estatístico da Qualidade e da Qualidade Total. A respeito dessa evolução, assinale a afirmativa INCORRETA.

As empresas, no contexto atual caracterizado pela constante mudança, precisam adaptar-se a cada momento, garantindo a sua sobrevivência e competitividade no mercado. Uma abordagem que vem sendo utilizada com o objetivo da melhoria da qualidade e do aumento da competitividade é o gerenciamento por processos.
O gerenciamento por processos caracteriza-se por

Com referência ao modelo de excelência gerencial e à gestão de projetos, de processos e de qualidade, julgue os itens seguintes.

O fluxograma é uma ferramenta de gestão da qualidade na qual se descreve a análise dos resultados obtidos durante determinado período.

A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de

qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela

reforma gerencial em curso no Brasil. Com relação a esse assunto,

julgue os itens que se seguem.

Os princípios estipulados por Deming acerca da qualidade nas

organizações incluem a constância de um propósito de

melhoria de produtos e serviços, a instituição da liderança e do

treinamento em serviço e a eliminação de metas quantitativas

para os empregados.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282