Eficácia é um conceito muito usado nas empresas. Assinale abaixo a alternativa que não tem relação com eficácia.
Analise as afirmações abaixo sobre qualidade e assinale a alternativa correta.
I. O conjunto das especificações de um produto ou serviço denomina-se qualidade planejada.
II. Quando comparamos o que foi planejado em termos de qualidade com o que o produto ou serviço apresenta na realidade, denominamos qualidade de conformidade.
Estão corretas as afirmativas:
Garantir a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado é o objetivo principal de toda a atividade logística. Para que o nível de serviço logístico satisfaça as expectativas dos clientes é necessário que várias etapas do processo sejam monitoradas, desde a qualidade da matéria-prima, passando pela eficiência do processo produtivo, chegando até o atendimento e entrega dos pedidos aos consumidores. Muitas são as formas adotadas pelas empresas para o monitoramento do nível de serviço, dentre alguns exemplos de indicadores utilizados para o monitoramento do atendimento e entrega de pedidos aos clientes incluem-se, EXCETO:
Uma organização eficiente é aquela que:
No processo de transformação de recursos para oferecer produtos e serviços, dois conceitos são importantes para identificar o desempenho das organizações. O primeiro diz respeito à realização dos objetivos organizacionais, e o segundo à economia na utilização dos recursos. Esses conceitos são, respectivamente:
Analise as afirmações abaixo sobre produtividade e assinale a alternativa correta.
I. A produtividade de um sistema é definida como a relação entre os recursos utilizados e os recursos produzidos.
II. Produtividade e eficiência são sinônimos, porque correspondem ao quanto cada um produz.
Estão corretas as afirmativas:
O sistema de informação gerencial é um instrumento importante para alcançar as metas empresariais. Há desdobramentos no uso dos SIG. O sistema que se destina a auxiliar a execução das diferentes atividades da empresa, com foco no aumento da qualidade, da produtividade, redução de custos e de desperdício nas tarefas é:
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
O fluxograma, ferramenta comumente utilizada no mapeamento de processos, facilita a visualização do processo e evidencia as relações entre seus elementos ao descrever, graficamente, um processo existente ou um novo processo proposto.
Determinada “ferramenta” japonesa de gestão propôs a reorganização do ambiente produtivo por meio da eliminação de desperdícios. Sugeriu também a aplicação de sistemas que resultassem na produção da quantidade demandada, na qualidade perfeita e sem excessos, tudo de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. Seu foco incluiu a redução, ou mesmo eliminação, de estoques e desperdícios, minorando custos. Esta ferramenta ficou conhecida como:
Atualmente, a qualidade é vista como uma questão estratégica que afeta a todos e a cada um dos processos de qualquer organização. A respeito de qualidade, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista a Gestão da qualidade – análise de melhoria
de processos, considere a proposição I e a razão II a seguir.
I. Um princípio fundamental do método científico e do
PDCA é a iteração (repetição), ou seja, uma vez que uma
hipótese é confirmada ou negada, a continuidade do
ciclo vai ampliar o conhecimento, evitando que os
mesmos erros aconteçam novamente.
PORQUE
II. A repetição reforça as melhorias do sistema,
aumentando o conhecimento dele sobre o problema
existente e ajustando a melhoria contínua para sua
resolução. Dessa forma, com o conhecimento
melhorado, pode-se optar por refinar ou alterar o
estado atual e fazer com que seu executor fique ainda
mais próximo da meta que enseja.
Assinale a alternativa correta.
Considerando os principais teóricos da gestão da qualidade, a afirmativa “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras” é atribuída a:
A gestão pela qualidade combina proposições de diversos especialistas. Considerando a notícia no site da CASAN de que a “companhia faz campanha para uso racional da água” e que a gestão pela qualidade também pressupõe a redução e mesmo a eliminação do desperdício, de quem é a responsabilidade pela qualidade em uma organização?
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.
A maturidade no gerenciamento de projetos é aplicável em se tratando de projetos repetitivos ou reiterados, onde o aprendizado oriundo de projetos anteriores e a implantação de inovações sugerem a melhoria das práticas e a sua padronização. Nesse sentido, um dos conceitos aplicados para identificar o grau de maturidade no gerenciamento de projetos é o benchmarking, que corresponde