Chiavenato (2010) apresenta as "dimensões da burocracia", originalmente idealizadas por Max Weber. As alternativas referentes a essas dimensões são corretas, EXCETO:
A reengenharia foi uma reação ao colossal abismo existente entre as mudanças ambientais e a total inabilidade das organizações em se ajustar a essas mudanças.
A respeito das conseqüências da reengenharia para uma organização, analise as afirmativas a seguir.
I. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos e para os clientes. A tradicional departamentalização por funções é substituída por redes de equipes de processos.
II. A estrutura organizacional hierarquizada é nivelada, achatada e horizontalizada. É o enxugamento ( downsizing ).
III. As medidas de avaliação do desempenho são realizadas com base nas atividades que têm valor para a organização.
Assinale:
No que se refere à gestão por processos, julgue os itens subsequentes.
Na organização gerida por processos, todas as tarefas são executadas sob rígida supervisão hierárquica, a fim de se obter altos índices de produtividade.
Julgue os itens abaixo,referentes a conceitos e técnicas de análise e melhoria de processos.
Em relação à capacidade de agregar valor, é correto classificar as atividades de um processo em três tipos distintos: primárias, de apoio e de garantia da qualidade.
Acerca de gestão de processos, julgue os itens a seguir.
Atualmente, o BPMN (business process management notation) é a principal linguagem para representação e diagramação dos processos de negócio das organizações.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de processos.
No mapeamento de processos em que se utilizam diagramas com atividade na flecha, o System Dynamicsc poderá ser utilizado para aplicar uma notação diferente.
A respeito das vantagens atribuíveis ao estudo dos tempos e movimentos na racionalização do método de trabalho do operário e a fixação dos tempos- padrão para execução das tarefas, analise as afirmativas a seguir.
I. Eliminar o desperdício de esforço humano e os movimentos inúteis.
II. Racionalizar a seleção e a adaptação dos operários à tarefa.
III. Estabelecer uma base de salários de acordo com a produtividade de cada operário.
Assinale:
Acerca da gestão por processos, julgue os próximos itens.
O nível de modelagem descritiva diferencia-se do nível seguinte, de modelagem analítica, porque não utiliza a notação BPMN (business process management notation) para construção dos seus elementos.
Acerca de gestão de processos, julgue os itens a seguir.
A atribuição de custos às atividades de um processo possibilita a identificação dos maiores consumidores de recursos, bem como das atividades que não agregam valor.
Na Administração, é possível citar quatro meios gerenciais–administrativos ou processos utilizados para viabilizar os
objetivos: planejamento, organização, liderança e controle. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1– Monitorar e avaliar são termos atualmente mais adequados para liderança, cuja função envolve a regulação do
trabalho.
2– A organização independe do planejamento e visa a estruturação da empresa, por meio de atividades como
distribuição de tarefas e alocação de recursos.
3– Planejamento significa estabelecer os objetivos que a organização buscará para obter a posição desejada no
futuro, e a partir disso, definir tarefas e recursos necessários para o alcance desses objetivos.
4– Planejar, organizar, liderar e controlar são partes integrantes de um processo recíproco e repetitivo.
Assinale a alternativa correta.
O “fluxo de processos” ou “fluxograma” na Administração é constituído por vários elementos que o estruturam e permitem sua completa visualização. A alternativa que apresenta um desses elementos corretamente descrito é:
.......................é a representação gráfica das causas de um fenômeno.
No que se refere à gestão de processos, julgue os itens a seguir.
De acordo com o BPM CBOK, o mapeamento dos processos é definido na área de conhecimento denominada modelagem de processos.
Julgue os itens abaixo,referentes a conceitos e técnicas de análise e melhoria de processos.
O objetivo central da melhoria de processos é criar novos sistemas e automatizar tarefas para reduzir a interação humana e, assim, reduzir a quantidade de falhas.
No que se refere à gestão de processos, julgue os próximos itens.
Para trabalhos que envolvam o levantamento e a modelagem de processos são recomendadas abordagens do tipo top-down (realizadas a partir de uma visão mais abstrata e genérica) e bottom-up (realizadas com informações obtidas diretamente dos atores das atividades mais operacionais).