São componentes principais da estrutura das organizações, exceto:
Assinale a opção correta relativa a tipos de estrutura organizacional,
natureza, finalidades e critérios de departamentalização das
organizações formais modernas.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.
Assinale a opção correta, a respeito de organização informal, de cultura organizacional e das características, vantagens e desvantagens da departamentalização.
Entre as atividades inerentes às rotinas administrativas e financeiras está a de fazer levantamentos de pagamentos e recebimentos, constatar as irregularidades e emitir relatórios parar subsidiar as decisões gerenciais e da chefia. A elaboração de relatórios técnico-gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, seguindo algumas etapas básicas (apresentadas a seguir). Identifique a que está incorreta.
Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens.
Equipes multifuncionais, livre fluxo de informações, cadeias
claras de comando, amplitudes de controle abrangentes e
elevada especialização são características típicas dos modelos
orgânicos de estrutura organizacional.
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização.
No que se refere a análise administrativa; estrutura organizacional
e organização; e sistemas e métodos de gestão secretarial, julgue os
itens que se seguem.
A tendência atual das organizações de buscar amplitudes
maiores de controle inibe o processo criativo por meio da
supervisão rígida, que desestimula a autonomia dos
subordinados.
O uso mais comum da ferramenta conhecida como curva ABC dá-se no gerenciamento de estoques, a fim de realizar controle apurado dos produtos estocados, além de buscar a redução de custos sem comprometer o nível de atendimento ao cliente. Outra utilização comum desta mesma ferramenta dá-se na procura de:
Em uma organização, o nível mais baixo de todos é denominado:
O poder representa a capacidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais. O exercício do poder é algo inerente à posição da liderança. Entre os tipos de poder organizacional, há um que é inerente à estrutura organizacional, do tipo que, se o indivíduo deixa de ocupar o cargo, o poder permanece com a posição e não o acompanha, trata-se do:
Como a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) atua em todo o município do Rio de Janeiro, foram criadas doze unidades administrativas conhecidas como Junta Especial Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), que possuem o mesmo interesse ou finalidade de julgar os recursos interpostos pelos infratores. Estas características indicam que a SMTR adota um critério de departamentalização que organiza as JARI´s por:
No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e aos aspectos a elas inerentes, julgue os itens que se seguem.
No organograma das entidades públicas ou privadas, estão
presentes tanto a estrutura organizacional denominada formal
quanto a estrutura caracterizada como informal.
A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente
cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica.
Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema,
considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a
Administração Científica. A análise do trabalho e do
estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor
maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do
operário. A eficiência significa a correta utilização dos
recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à
simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo
de especialização de cada trabalhador: cada operário
ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que
deveria ser executada cíclica e repetitivamente para
aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são
desenhados para uma execução automatizada por parte
do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.
III. A Administração Científica baseou-se no conceito de
homo economicus, isto é, do homem econômico.
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como
influenciada exclusivamente por recompensas salariais,
econômicas e materiais.
Pode-se afirmar que: