A ideia de divisão do trabalho corresponde ao procedimento de dividir o total de tarefas em pequenas partes, de modo que cada uma das quais é desempenhada por uma só pessoa ou equipe.
Considerando-se tal conceito, é correto afirmar que uma vantagem da divisão do trabalho é a (o)
A departamentalização é a designação dada à especialização horizontal na organização por meio da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos relativos aos tipos de departamentalização. I. O tipo territorial é ideal quando o negócio depende do tamanho do cliente. II. O tipo funcional pressupõe uma maior especialização de recursos e utilização de pessoas. É adequado para atividades continuadas e rotineiras. III. A do tipo por projetos é ideal quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanentes. Está correto o que se afirma em:
Quanto aos tipos de organização, julgue o próximo item.
Na organização funcional, as comunicações entre os órgãos ou cargos são efetuadas por meio da intermediação do superior imediato.

A figura apresentada é
Com relação a conceitos, símbolos e usos do fluxograma e do organograma, julgue o próximo item.
Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.
Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue os itens que se seguem.
Nas organizações que prestam vários serviços públicos diferentes, é esperado que haja elevado nível de diferenciação organizacional.
A unidade de Planejamento de uma Instituição de Ensino Superior precisa fazer a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização. Para isso, é necessário adotar o(a)
Julgue o item subsequente, referente a organização e sua estrutura
Nas culturas adaptativas, são levados em consideração os desejos e interesses de todos os stakeholders.
A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item subsequente.
À medida que um funcionário ascende na estrutura organizacional, torna-se menor a sua amplitude de controle sobre seus subordinados.
Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.
Apesar de não pertencerem à estrutura organizacional, os fornecedores são fundamentais no processo de gestão da qualidade de uma organização.
Uma estrutura organizacional que “organiza agentes e artefatos em torno de processos centrais, ou seja, há uma clara direção de coordenação, de comunicação e de esforços, valorizando diretamente o cliente” (PRÉVE et.al, 2010, p. 61) denomina-se:
Arranjo definido na bibliografia de Organização e Métodos utiliza-se para organizar o ambiente de trabalho?
No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.
O nível institucional é o nível mais baixo da organização e cuida da execução das tarefas cotidianas, sendo composto pelos supervisores de primeira linha.
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
Na estrutura funcional, a comunicação fica comprometida, uma vez que tudo passa pela unidade de comando.
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA: