Com relação à comunicação e a trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
O funcionamento das equipes pode apresentar diferenças significativas em função do tipo de trabalho que esteja sendo executado. Este, por sua vez, determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para seu desenvolvimento e a necessidade de coordenação e de um plano de trabalho ora mais ora menos flexível.
Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue os itens que se seguem.
Nas organizações com estruturas fortemente descentralizadas, embora haja distanciamento dos gestores na tomada de decisão, é evidente a redução tanto de custos operacionais quanto da duplicidade de esforços.
Reforçando o significado de organograma, que é constituído por diferentes níveis administrativos, observa-se que as linhas verticais de um nível para o outro refletem os diferentes graus de
“A Departamentalização decorre da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades" (CHIAVENATO, 2014, p. 195).

O tipo de departamentalização apresentado na figura 1 é
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
A estrutura funcional, caracterizada por linha de comando horizontal, é considerada como adequada para harmonizar as interfaces entre as áreas e entre as atividades.
Em relação aos tipos de organização, julgue o item a seguir.
Na organização linha‐staff, a função de planejamento e de controle está a cargo dos órgãos de linha.
Julgue o item que se segue, a respeito da estrutura física hospitalar.
Situação hipotética: Em uma unidade hospitalar, há dois locais contíguos, nos quais há a possibilidade de exposição a agente biológico. Assertiva: Nessa situação, para atender a esses dois locais, será suficiente um lavatório exclusivo para higiene das mãos, com água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.
O sistema Lifo – Life Orientation (Orientação para a vida), criado nos anos 70 pelo psicólogo e consultor norte-americano Allan Katcher, parte da ideia que o ser humano reúne pontos fortes e pontos fracos. O sistema Lifo classifica a conduta das pessoas (e presumivelmente do líder) em quatro categorias, que são:
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o seguinte item.
Na estrutura linear, as decisões são mais democráticas e o poder é descentralizado, o que caracteriza uma gestão mais participativa.
A Administração científica proposta por Taylor buscou solucionar os problemas das organizações por meio da ênfase nas tarefas. Apesar da contribuição inegável para a Administração, várias são as críticas à Administração Científica, dentre as quais uma pode ser vista no filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin que, de forma satirizada, retrata o operário e a vivência na execução de tarefas simples, fragmentadas e repetitivas. Este contexto está relacionado à seguinte apreciação crítica da Administração Científica:
Entre os diferentes tipos de estruturas organizacionais abordados pela literatura, a denominada estrutura matricial diverge da estrutura divisional em alguns aspectos, entre os quais, notadamente, pela existência de
No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.
A supervisão funcional foi criticada, no âmbito da administração científica, porque pressupõe a subordinação de um funcionário a dois ou mais chefes.
Uma empresa adota estratégia de liderança em custo. Para fortalecer essa estratégia de negócio, a empresa quer rever alguns de seus requisitos organizacionais.
Em relação à estrutura organizacional e aos sistemas de controle gerencial, seria adequado implantar, respectivamente:
A estrutura funcional é um modelo de departamentalização que está baseado no agrupamento de tarefas segundo as funções organizacionais.
Assinale a opção que apresenta uma vantagem dessa estrutura.
A respeito das funções de administração e suas ferramentas aplicadas à gestão, julgue o próximo item.
Denomina-se organização a função administrativa que envolve avaliação de desempenho e monitoramento.