Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de
planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.
( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,
fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas
moldam a estratégia de cada setor.
( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através
da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o
conceito de cadeias de valor.
( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um
conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,
viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta
denominada Balanced Scorecard (BSC).
Assinale a sequência correta.
O processo de mudança organizacional é decorrente de
muitos fatores, e a maioria deles se altera constantemente.
Esses fatores são denominados forças causadoras da
mudança e podem ter origem tanto dentro quanto fora
da organização. Assim, têm-se as Forças Internas de
Mudança e as Forças Externas de Mudança.
Analise as assertivas a seguir:
I. As forças internas de mudança são compostas por: a )
objetivos; b ) políticas; c ) atividades dos funcionários; d )
tecnologias.
II. As forças internas de mudança são compostas por: a )
objetivos; b ) políticas; c ) atividades dos funcionários;
d ) tecnologias; e) condições educacionais.
III. Os fatores externos de mudança são compostos por: a )
fatores políticos; b ) fatores culturais; c ) fatores sociais;
d ) fatores tecnológicos; e ) atividades dos funcionários; f )
condições econômicas.
IV. Os fatores externos de mudança são compostos por: a )
fatores políticos; b ) fatores culturais; c ) fatores sociais;
d ) fatores tecnológicos; e ) condições educacionais; f )
condições econômicas.
Estão corretas apenas as assertivas
Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal.
Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador
O processo de tomada de decisão em uma
organização é complexo. As Teorias de Decisão
apresentam dois modelos principais, o modelo de
decisão do Homem Economista e o modelo de decisão
do Administrador. Ao Homem Economista se atribui
uma racionalidade prepotentemente onisciente,
enquanto que o Administrador deve atuar nos
processos de tomada de decisão com a lógica da
racionalidade limitada. Isso significa que o
Administrador deve:
1) trabalhar com um modelo simplificado da
realidade, pois percebe que a maior parte dos
fatos do mundo real não tem grande relevância
para a situação particular que ele enfrenta e que o
elo entre causa e efeito deve ser simples.
2) adotar um padrão satisfatório do mundo, formado
por determinado número de alternativas de
escolha que atendam satisfatoriamente a seu
problema, e contentar-se em achar soluções
satisfatórias ou adequadas.
3) adotar um padrão ótimo da realidade,
selecionando a melhor alternativa existente para a
tomada de decisão e levando em consideração
todas as alternativas possíveis.
4) trabalhar com o mundo real, com toda sua
confusão e complexidade.
Está(ão) correta(s), apenas:
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização.
O uso mais comum da ferramenta conhecida como curva ABC dá-se no gerenciamento de estoques, a fim de realizar controle apurado dos produtos estocados, além de buscar a redução de custos sem comprometer o nível de atendimento ao cliente. Outra utilização comum desta mesma ferramenta dá-se na procura de:
Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:
As empresas são constituídas por pessoas que lidam com recursos para atingir seus objetivos, o que significa dizer que, sem recursos, elas não conseguem alcançar os objetivos pretendidos. No entanto, um dos recursos tem papel integrador dos demais e viabiliza o bom uso do processo básico da Administração. Trata-se do recurso conhecido como:
Todos os processos da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) envolvem tomada de decisões, o que torna o ato de tomar decisões a principal tarefa de todo administrador, seja ele do setor público ou privado. O processo decisório, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, realizado de forma estruturada, possui cinco fases principais. São elas:
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.
A respeito dos conceitos de organização, julgue as
afirmativas a seguir como verdadeiras ( V) ou falsas ( F).
Ao final, assinale a opção correta.
I. A organização empresarial envolve um relacionamento
social fechado que ou está fechado ou limita a
administração de estranhos por meio de regras impostas
pela equipe administrativa.
II. A concepção de ambiente inclui tudo que está de fora ou
além das fronteiras de uma organização. Essa fronteira
é totalmente impermeável e as organizações não são
afetadas por fatores ambientais.
III. Existem muitas atividades nas organizações que
dificilmente se relacionam com o seu objetivo maior, por
mais que se dê margem à imaginação, por exemplo,
às atividades administrativas, às normas e aos
procedimentos.
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Tanto na teoria clássica quanto na administração científica,
a análise da estrutura organizacional é realizada da direção
para a execução (de cima para baixo) e da síntese para
a própria análise (do todo para as partes).