O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações
comportamentais e estruturais na organização. Um importante
modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as
alterações estruturais necessárias ao processo de
desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do
defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que
opera uma organização é diferenciado, e a cada setor
especializado do ambiente corresponde um subsistema
organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos
setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos
subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de
diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a
necessidade de:
Sobre Gestão de Desempenho, assinale a opção que determina a metodologia, ou ferramenta, ideal para gestão e planejamento estratégico de uma organização.
A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Listas de verificação, cronogramas e gráficos de Gantt podem ser utilizados para auxiliar as atividades de planejamento operacional.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
A gestão por competências orienta a realização do planejamento, da captação, do desenvolvimento e da avaliação das competências nos diferentes níveis organizacionais, visando à utilização e ao fortalecimento das competências da organização.
Uma das dimensões exploradas na abordagem da administração
científica contempla o desenho de cargos e tarefas.
De acordo com Chiavenato (2008 p. 8), “tarefa é toda atividade
executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da
organização. A tarefa constitui a menor unidade possível
dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo
é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou
repetitiva. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo
(tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações
com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a
maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado
com outros cargos para execução das tarefas”.
Considerando a abordagem e a dimensão referenciadas, as vantagens
da simplificação de cargos constituem:
I- Minimização dos custos de treinamento.
II- Admissão de empregados potencialmente qualificados.
III- Aumento da eficiência do trabalhador e maior produtividade.
IV- Redução de erros na execução, diminuindo os refugos e as
rejeições.
V- Facilidade de supervisão e de controle sobre um número reduzido
de subordinados.
Estão corretas as afirmativas
Uma organização existe para gerar bens ou serviços, e para isso a produção precisa basear-se em divisão do trabalho, ou seja, a forma como um processo pode ser decomposto em uma série de tarefas menores. O desenho do processo administrativo, no entanto, começa por este princípio e orienta-se pela boa execução das variáveis básicas da Administração, que são:
Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:
Os níveis hierárquicos dentro de uma organização
são divididos em:
1) intermediário.
2) institucional.
3) operacional.
4) secundário.
5) primário.
Estão corretos, apenas:
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
A matriz SWOT é uma ferramenta que possibilita ao gestor criar análises de cenário e embasar o planejamento estratégico da organização, além de auxiliá-lo na verificação da posição estratégica da empresa, posição essa que, segundo a matriz SWOT, pode ser classificada em manutenção, sobrevivência, crescimento ou desenvolvimento.
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente a organização, podendo ser próximo ou afastado. No ambiente próximo, estão os fornecedores, clientes e concorrentes, estando estes últimos em condições de ajudar a organização a se aprimorar, caso sejam encarados como protagonistas de uma técnica de observação e adaptação de melhores práticas, hoje bastante difundida, que é chamada de:
A Teoria das Organizações muitas vezes se utiliza de
metáforas para auxiliar a compreensão das
organizações. Uma dessas metáforas explora a ideia
de que “as organizações são culturas”. Essa metáfora
deve ser interpretada como:
1) a organização busca melhorar sua capacidade de
inteligência, desenvolvendo habilidades para
realizar o processo de organização de maneira
que promova a ação flexível e criativa.
2) a organização e o planejamento de organizações
são realizados através de valores, crenças e
outros padrões de significados compartilhados que
orientam a vida organizacional.
3) a organização é vista como sistema de governo
baseado em vários princípios políticos que
legitimam diferentes tipos de regras.
4) a organização é compreendida a partir de suas
necessidades organizacionais e das relações com
o ambiente.
5) a organização é vista como lugar onde residem
ideias, valores, normas, rituais e crenças.
Estão corretas, apenas:
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente, de modo a formar um todo organizado. Na Teoria de Sistemas, as organizações são vistas como sistemas abertos, os quais possuem características que são comuns às organizações. Uma dessas características é a de que as organizações importam mais energia do que exportam, ou seja, para sobreviver ou crescer, as organizações devem absorver mais energia do que liberar. Essa característica é: