Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue
os itens subseqüentes.
Na liderança democrática, a equipe tem total liberdade para tomar decisões e a intervenção do líder é mínima.
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue
os itens subseqüentes.
Um líder democrático, no momento de fazer críticas ou elogios aos membros de sua equipe, limita-se a fazê-lo com base em fatos concretos.
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os
itens que se seguem.
O pedagogo deve estimular a especialização profissional individual, em detrimento da totalidade do processo educativo na empresa.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
A comunicação dos resultados da pesquisa aos intelectuais orgânicos torna-se desnecessária em função da restituição sistemática realizada por pesquisadores e pesquisados.
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens
O desafio da escola, em uma perspectiva empresarial, é garantir a qualidade formal por meio de um planejamento eficaz.
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens
Segundo a perspectiva empresarial, a gestão deve ser estabelecida a partir de uma política horizontal entre os diversos atores.
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a
seguir.
O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
Segundo a perspectiva crítica, a fragmentação e a transparência são características da comunicação organizacional.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
No modelo interpretativo, a comunicação é considerada um processo de construção das realidades de uma organização.
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa e satisfazer as necessidades dos indivíduos considerados iguais.
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue
os itens subseqüentes.
Se o líder exerce seu poder motivado por simpatias e antipatias, ele exerce uma liderança do tipo paternalista.
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os
itens que se seguem.
O objetivo da aprendizagem nas instituições é melhorar a produtividade empresarial e não, a pessoal.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
A etapa de montagem institucional envolve a discussão do projeto, assim como de seu referencial teórico-metodológico, com a população a ser pesquisada.