Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11425 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base na LDBEN, julgue os itens a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.

É importante recuperar o papel fundamental do ensino médio de estabelecer a relação entre o conhecimento e a prática de trabalho. Trata-se de explicitar como a ciência se converte em potência material no processo de produção. Sem a estreita ligação à educação básica, a educação profissional corre o risco de se tornar mero fragmento de treinamento em benefício exclusivamente do mercado e dos interesses isolados dos segmentos produtivos.

Com base na LDBEN, julgue os itens a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.

O propósito norteador da educação profissional e tecnológica está vinculado ao ensino médio, com vistas a propiciar apenas o domínio das técnicas produtivas.

De acordo com os Incisos II e III do art. 4º da Resolução nº 03, de 15/06/2010, a duração mínima dos cursos presenciais de EJA para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio deve ser, respectivamente, de:

Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue
os itens subseqüentes.

Considere que um líder exerça o seu poder por meio da força da instituição que o nomeou. Nesse caso, esse líder exerce uma liderança natural, que ocorre em função do cargo por ele assumido.

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os
itens que se seguem.

O trabalho de um pedagogo na empresa limita-se à área de recursos humanos, não sendo possível que ele atue diretamente nos produtos da empresa.

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os
itens que se seguem.

Planejar, facilitar e avaliar a aprendizagem são competências básicas do pedagogo empresarial.

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.

A observação participante, apesar de não gerar conseqüências políticas com o saber que produz, representa uma ruptura inicial com a concepção da pesquisa tradicional.

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.

A análise de planos de desenvolvimento socioeconômicos de curto e de médio prazos da região a ser estudada é um dos objetivos do momento de aproximação.

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens

Em uma perspectiva emancipatória, o objetivo da avaliação é o controle da qualidade, por meio de instrumentos técnicoburocráticos.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

A escola, na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, busca contribuir para que o aluno supere a experiência sintética do conhecimento, desenvolvendo uma visão sincrética.

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a
seguir.

Na perspectiva tradicional de planejamento, a visão estratégica abrange todos os níveis da organização.

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

No modelo crítico, a comunicação é considerada em sua dimensão de dominação e cooptação dos trabalhadores.

Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.

Pelo seu caráter coletivo, um programa de formação críticoreflexivo deve sempre ser realizado por grupos de profissionais da instituição.

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.

Conselhos que estabelecem com muita precisão suas competências e os limites da participação popular exemplificam a participação democrática, pois são embasados no princípio básico da delegação de um poder de representação.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282