Para a Educação Básica, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, estabelece:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Uma característica recorrente do gênero “crônica” que pode ser observada no texto é
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O verbo em negrito deve sua flexão ao termo sublinhado em:
Murilo é um adolescente de 15 anos que cursa o 1o ano do Ensino Médio. Ele é um aluno que participa muito das aulas, realizando perguntas aos professores e trazendo experiências de seu cotidiano com a intenção de exemplificar sua compreensão sobre o que está sendo estudado. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), a escola e seus profissionais devem
Segundo o Plano Estadual de Educação (Lei no 10.382/2015), o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) devem ser utilizados como fonte de informação para a avaliação e o monitoramento da qualidade da educação básica. Esses sistemas de avaliação têm potencial para contribuir com o aprimoramento do trabalho desenvolvido nas escolas, na medida em que
Os ácidos nucleicos são polímeros com importantes funções na hereditariedade e no controle do metabolismo celular. Eles são formados por nucleotídeos, moléculas compostas por uma base nitrogenada,
Em um cruzamento experimental com uma espécie de planta, observou-se que metade da progênie apresentava o fenótipo dominante para um determinado lócus gênico e a outra metade, o fenótipo recessivo. Os genótipos das plantas parentais eram
Uma das metodologias ativas para se trabalhar o ensino de Ciências e Biologia é o uso de jogos didáticos. Após aprenderem sobre as espécies de invertebrados causadores de doença, uma professora iniciou o trabalho com os ciclos de vida. Para isso, foi inicialmente apresentado um tabuleiro construído sobre uma representação de um animal parasita da espécie humana, conforme figura abaixo.
O animal representado no tabuleiro, a doença que ele ocasiona e o ciclo de vida estão corretamente correlacionados em
De acordo com o princípio de Gause, duas espécies podem ter o/a mesmo/a A mas nunca o mesmo
Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
O comprimento de um dos lados de um campo retangular é acrescido de 20%, o outro lado é acrescido de 50%, de forma que
no final temos um campo quadrado, como mostra a figura.

Se a área da figura destacada acima é de 200 metros quadrados, o produto dos lados do campo original é, em metros quadrados, igual a
Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


Assinale a alternativa cuja conversão da frase ‘As colheitas das culturas agrícolas básicas enfrentarão um grande declínio’ (l. 13-14) para a voz passiva está correta.
Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


Assinale a alternativa cujos conectores substituem, correta e adequadamente, ‘À medida que’ (l. 11) e ‘mas’ (l. 50), mantendo o sentido que têm no texto.
Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


Em relação ao uso do pronome ‘Esta’ em ‘Esta abordagem pode ser entendida’ (l. 35), pode-se afirmar que:
I. O pronome demonstrativo ‘Esta’ funciona como determinante da palavra ‘abordagem’.
II. O pronome demonstrativo ‘Esta’ pode referir-se ao espaço, ao tempo ou ao discurso. No fragmento, faz menção ao que acabou de ser dito no texto.
III. Na frase em que se insere, exerce a função de adjunto adnominal.
Quais estão corretas?
Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


Qual das expressões a seguir NÃO tem relação direta com o assunto discutido no texto?
A Figura 1 abaixo apresenta uma planilha no Microsoft Excel 2016:
Assinale a alternativa cuja fórmula pode ser utilizada na célula C2 para exibir o maior número entre os valores das células A2 e B2.